Bile Negra

Bile Negra Oscar Nestarez

Resenhas - Bile Negra

leiturasdadeeh 18/03/2024

Resenha:

O livro vem baseado na teoria de Hipócrates, que fala sobre a Teoria dos Humores, onde se acreditava que o corpo humano era constituído de quatro humores: o Sangue, a Fleuma, a Bile Amarela e a Bile Negra, em que a Bílis Negra, como também era conhecida, em excesso era a causadora de doenças como a depressão e a melancolia.
Na história vemos que se trata de uma possível pandemia, causada por excesso de bile negra que se apossa das pessoas, levando-as a terem atitudes grotescas.

Livro do Autor Oscar Nestarez, publicado pela Editora Avec em 20 de dezembro de 2023 e possui 144 páginas.

Opinião:

Durante a leitura conhecemos Vex, um homem que está em meio a um tratamento psiquiátrico e se vê livre de suas neuras e psicoses após muito tempo isolado e então resolve se encontrar novamente com seus amigos, mas as coisas não acabam bem, quando ele acha que pode recomeçar sua vida, se depara com uma realidade que assola toda cidade, uma doença que acaba atingindo seus amigos e que ele não sabe como explicar todas as coisas que acaba presenciando, mas fica a dúvida, tudo que ele está vendo e passando é o que realmente está acontecendo ou não passa de mais um dos seus episódios de psicose? Não dá para saber, pois durante todo o livro, passamos por cenas onde Vex se encontra em meio a sonhos despertos, cheios de dor e sofrimento, onde as situações que ele visualiza, trazem uma indeterminação, sobre o que é ou não real em tudo que lemos.
A história é bem escrita e fluida, mas muitas vezes confuso, também traz cenas bem pesadas em que é preciso um tempo para que o episódio descrito seja absorvido. É uma obra que me trouxe vários momentos de reflexão e mesmo com toda a problemática trazida no enredo, não cheguei a caracterizá-lo como um livro de horror, tem as cenas pesadas como já foi citado, mas nada que me causasse um medo real. Sendo assim garanto que a leitura vai te surpreender e trazer aquela sensação de tensão, mas nada que vá te tirar o sono, ou vai, tudo depende de você.

Ariadne 12/03/2024

Se tem algo que eu admiro muito no Oscar é que eu nunca deixo de ser surpreendida em suas histórias.

Sei que, por muitas vezes, o gênero terror/horror é clichê por si só, e até mesmo esse livro pode parecer um à primeira vista, já que trata, bem, do fim do mundo como conhecemos, mas a maneira como o autor constrói isso é o diferencial.

Já de cara, o livro abre com um acontecimento anterior à trama principal, que reverbera pela história inteira, já que não sabemos se isso aconteceu do jeito que nos foi narrado ou é um delírio do protagonista, Vex.

E não ajuda nada que ele enxerga coisas que só ele vê, às vezes entrando em uma espécie de transe no meio de uma conversa entre amigos.

Uma coisa que eu gostei muito é que o Oscar entrelaça a mente perturbada do protagonista ao caos único, aquele jeitinho todo especial de São Paulo.

É como se Vex estivesse refletindo o comportamento delirante e insano da cidade, e a cidade, o dele.

Ah, a narrativa intercala momentos reais com pequenos pesadelos do Vex, e esses delírios aumentam conforme a trama avança, até que aparentemente, tudo o que o jovem vê se mostra acontecendo de fato.

Mas, será mesmo real, ou enfim adentramos totalmente na mente dele?

De qualquer forma, sendo real ou não, é inegável que as cenas em que o mundo colapsa são frenéticas, claustrofóbicas, e claro, bem horríveis. Não esperava menos de um livro do Oscar!

Ah, eu fiquei tão fixada na história, que criei várias teorias. Acredito muito que esse é daqueles livros que a cada releitura, eu vou perceber algo de diferente, algo que eu deixei passar...

Sério, mal posso esperar para me reencontrar com esse caos no futuro!

site: https://www.instagram.com/p/C3in0lnPW7R/

Jessica Pertile 16/11/2023

Quando o seu maior inimigo é você mesmo.
O que falar desse livro tão premonitório?

Quando o mau vem de dentro e o antidoto para uma doença desconhecida não existe. Como é possível manter seus laços de irmandade e a sua vida?

O que falar desse livro tão premonitório?

No livro Bile Negra conhecemos Vex que começa a perceber mudanças sutis no comportamento das pessoas e essa mudança começa pelos olhos.

Ele alerta as pessoas que algo está acontecendo, mas é ignorado por todos. Porém, não podemos impedir que catástrofes sejam elas físicas ou mentais não aconteçam.

Bile negra foi uma leitura que eu realmente não esperava nada, mas que me fez viver com a história por dias.

Vex ele tem essa sensibilidade de ver o que a maioria das pessoas não querem enxergar e acredito que no decorrer da leitura isso foi um dos pontos que mais me chamou a atenção. Sabe quando sentimos algo, que nossa anteninha acende o alerta, nos arrepia, mas a nossa mente tenta racionalizar? isso, é isso que me fez pensar e pensar durante a leitura (e após também) sobre como vemos, mas não queremos enxergar, bile negra também é sobre isso.

Fora os acontecimentos, que nos causam arrepios, desconforto e angústia.

Em bile negra vamos conhecer o destino do Vex, seus amigos e também o destino da humanidade que é apocalíptico.

Bile Negra é um livro de horror que me prendeu já no início por ter um protagonista muito observador, que vê o perigo, mas que é desacreditado o tempo todo, e mesmo assim ele luta pra conseguir cuidar e manter os seus amigos vivos.

Em tempos em que o fim do mundo não aprece só ficção essa história de horror é essencial para os fans do gênero e que aprecia possibilidades para o fim do mundo. Esse livro ganhou vida pelas mãos do escritor Oscar Nestarez e esse livro vai mexer no profundo da sua mente e mostrar que o seu maior inimigo mora dentro de você.

Indico essa leitura a todos! - que tenham bons pesadelos.

Joao366 29/01/2024

Será que ainda resta uma gota de esperança ou a bile consumiu tudo...
Esse é com certeza um livro de abertura para uma Creepytober, e justo quando ela nos deixa um recado misterioso, coincidência né...
Acho que se desse teria colocado mais emoções, pois esse livro faz você ter várias ao mesmo tempo e não querer parar, concluir e ainda ter esperança, mesmo sabendo como de repente pode ser o final, mesmo que saia diferente do que sequer imagina.
Me falaram que esse é um dos livros mais leves do Oscar, depois de ler esse imagino então qual é o mais visceral, pois esse livro tem de tudo envolvido com gatilhos que você imaginar, já devo avisar de antemão, mas mesmo assim com meu conselho, leia e deixa a Bile Negra te envolver.
Ele tem momentos de esperança e até uns momentos picantes, mas para te estraçalhar em seguida com suas cenas.
Dentro dele, um livro em outro livro, tentando alertar sobre a doença, mas já é tarde, as Sanguessugas já adentraram e se espalharam, e você lendo atentamente irá entender o porquê.
No fim, será que você ainda tem esperança de Salvação, e até quando terá, pois pode ser que seja tarde para isso, quer entender, então leia Bile Negra de Oscar Nestarez pela Avec Editora.

resenhasdamanu 12/02/2024

Uma epidemia sombria e sinistra
?Em sua teoria humoral, Hipócrates acreditava que determinadas substâncias em excesso, no organismo de uma pessoa, seria a chave para certas doenças psíquicas e a depressão se originaria do acúmulo de bile negra.

?Tendo em mente esse preceito, Oscar Nestarez nos convida a embarcar na jornada de Vex, um tradutor que teve sua vida atormentada pela depressão e, após um longo período de tratamento psiquiátrico, está voltando a encontrar amigos e trabalhar.

?Mas sua paz é ameaçada quando algumas pessoas próximas começam a ter comportamentos bastante estranhos. Inicialmente uma escuridão nos olhos, uma espécie de apatia e tristeza profunda, posteriormente, evoluindo para algo violento e bizarro, envoltos por uma "fumaça negra".

?Vex percebe estar diante de uma epidemia de bile negra, então acompanhamos seus desafios para tentar fugir de São Paulo para o Sul do Brasil.

?Bile Negra é uma leitura densa, incômoda e capaz de nos fazer ter pesadelos com as cenas cruas narradas pelo autor.

?Embora o terror psicológico crescente traga uma sensação de perigo iminente, ele se torna o ingrediente principal para deixar a leitura viciante até a última página.

Renatinhacosta 16/03/2024

Bile Negra é um livro que a leitura flui bem e que me segurou do início ao fim. Mas em alguns momentos tive que da uma pausa para respirar, pois tem acontecimentos bem chocantes e cheio de detalhes que dão uma angústia e embrulham o estômago, como a cena do posto de gasolina ?
Bile Negra é a história de Vex que está num mundo apocalíptico onde uma epidemia de Bile Negra ( tristeza profunda, angústia, medo) está tomando conta de tudo, e fazendo com que a pessoa contaminada, seja capaz de coisas bizarras com o próximo e com ela mesma. E Vex está em fuga para o interior, pois lá ele acha que estará livre dessa doença. Sera? ?

Rodolfo Mondoni 19/03/2024

Assustador
Bile negra é um livro de terror realmente assustador. As cenas são violentas e grotescas. Mas o livro tem um subtexto ainda mais interessante do que o terror. O livro fala sobre saúde mental, depressão e como aqueles que sofrem da mente criam e lidam com seus demônios. A escrita do Oscar é profunda e até mesmo poética. História incrível.