Um Rio. Um Pássaro.

Um Rio. Um Pássaro. Ailton Krenak

Resenhas - Um Rio. Um Pássaro.

Bia Amaral 07/02/2024

Interessantíssimo!
Muito interessante aprender mais sobre a filosofia indígena com alguém tão relevante como o Ailton Krenak! Me ajudou a enxergar algumas coisas com mais leveza :) minha única crítica é que gostaria que o livro tivesse passado mais uma vez pela edição porque algumas partes ficaram confusas e sem conexão entre parágrafos/capítulos (acredito que por ser uma "destradução" de alguns trechos do livro original)

llammer 17/03/2024

Ler Ailton Krenak é sempre uma experiência profunda. São tantas reflexões que é difícil não escrever como uma forma de desabafo, quase um fluxo de consciência. Mas aqui vão os pontos principais.
Até 2023, essa série de falas da década de 1990 só havia sido publicada no Japão, o que diz muito sobre a desvalorização brasileira sobre tudo relacionado aos temas ambientais mais urgentes que o ocidente insiste em negar/negligenciar - desde a preservação da nossa memória, natureza e produção de conhecimento indígena até a proteção e garantia de direitos e da própria sobrevivência dos povos originários.
Os textos, apesar de serem transcrições de falas que ocorreram há aproximadamente 3 décadas, seguem atualíssimos. Tratam não somente da perda de confiança e de esperança na política brasileira após a Constituinte de 1987, do desmantelamento da UNI, dos assassinatos de ambientalistas e da impunidade em face do genocídio indígena e da destruição dos nossos biomas, mas também da necessidade de uma mudança de cosmovisão ou, no mínimo, de epistemologia para encarar os processos mais urgentes da emergência climática.
O último capítulo é o único texto escrito recentemente e, nele, aparecem de forma mais pragmática e madura as reflexões sobre o discurso da neutralidade como produtor de privilégios e os conceitos de abismo cognitivo e vida como dança cósmica.
O livro é lindo, carregado de sabedoria ancestral, delicado, mas revolucionário e potente, necessário hoje e sempre.

Camila 31/12/2023

Um rio, um pássaro.
? "Um Rio, um pássaro" de Ailton Krenak é uma obra que nos convida a repensar nosso papel no mundo e, principalmente, nos afastar de uma falsa posição de neutralidade. Com uma prosa sensível e reflexiva, Krenak nos leva por uma jornada de conexão com a natureza e resgate de valores essenciais através de dois textos: um da década de 90 e outro deste ano. Atemporais. Krenak nos traz mais uma leitura essencial para compreender a importância da preservação ambiental e da valorização das culturas indígenas. Um convite para repensar nossas relações com o planeta e reconectar-se com nossa essência humana. Recomendo a todos que buscam uma leitura transformadora e inspiradora! ??

bovinoreads 28/02/2024

Admiro demais o Krenak e seus discursos; carrego vários escritos dele como leituras incontornáveis. Porém, não consegui me conectar muito bem esse livro. Talvez por se tratar de reflexões de um diário de viagem achei, por vezes, as informações muito soltas, como se fosse um pastiche, um formato bastante pastoral. Acho também que as frases em negrito centralizadas acabam quebrando o ritmo (já fragmentado) dos textos. Vários trechos tem o mesmo formato de escrita: reclamação-comparação-solução, o que me cansou.
As ilustrações são incríveis!
Vou revisitar em outro momento. Gostaria que fosse um áudio.

Ray 13/06/2024

Ótimo livro
Esse foi o primeiro livro que li do Ailton Krenak e acho que não poderia ter escolhido melhor. Peguei o livro emprestado de uma amiga que me o recomendou por não ser tão "teórico" quanto os outros, e foi uma escolha dela acertada.
Não é sempre que tenho contato com leituras dos povos originários e esse em que o krenak reflete sobre tantas coisas foi perfeito nesse combo de conhecimento sobre outras culturas e reflexão. A minha parte favorita sem dúvida foi o começo em que ele aborda sobre sonhos e como os Xavante tem uma pessoa que só foca nisso, nos sonhos das pessoas da aldeia.
Recomendo demais