Crítica do Fascismo

Crítica do Fascismo Alysson Mascaro

Resenhas - Crítica do Fascismo

Romeu Felix 22/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Crítica do Fascismo" é uma análise crítica da história e do surgimento do fascismo na Europa no século XX. O autor, Alysson Mascaro, propõe uma leitura filosófica, política e econômica do fascismo, destacando sua relação com o capitalismo e com as crises sociais e políticas da época.

O livro é dividido em duas partes principais. A primeira parte, intitulada "Fascismo: Origem, História e Conceitos", aborda o surgimento do fascismo na Itália, sua expansão pela Europa e os principais conceitos que o definem. O autor mostra como o fascismo se aproveitou das crises sociais e políticas do pós-Primeira Guerra Mundial para se consolidar como uma ideologia política. Além disso, Mascaro discute a relação entre o fascismo e o capitalismo, demonstrando como o sistema econômico foi determinante para o surgimento do fascismo e como o fascismo utilizou o capitalismo como meio para a sua expansão.

Na segunda parte, intitulada "Crítica do Fascismo", o autor se dedica a analisar o fascismo sob a perspectiva da teoria crítica e a mostrar como essa ideologia ameaça as liberdades individuais e os direitos humanos. Nessa parte, Mascaro apresenta uma análise crítica do fascismo a partir de autores como Theodor Adorno, Walter Benjamin e Herbert Marcuse, entre outros. Ele argumenta que o fascismo é uma ameaça para a democracia e para as conquistas sociais e políticas alcançadas ao longo do século XX.

Conclusão:

"Crítica do Fascismo" é um livro fundamental para compreender as origens e as consequências do fascismo na Europa do século XX e a importância da luta contra essa ideologia para a manutenção dos direitos e das liberdades individuais. O autor, Alysson Mascaro, apresenta uma análise crítica do fascismo a partir de uma perspectiva filosófica e política, demonstrando como essa ideologia é uma ameaça para a democracia e para a justiça social.
Por, Romeu Felix.

Japa 04/10/2023

A escrita do Alysson é um pouco difícil, mas vale mt a pena
Tive que parar a leitura por um momento até meio que longo, já que tinha muita coisa da faculdade pra terminar, incluindo o TCC...

O livro insere as perspectivas a respeito das razões e bases do surgimento do fascismo, de acordo com 3 posicionamentos, sendo o das pessoas de direita, esquerda liberal e esquerda marxista.

Depois disso ele prossegue dizendo propriamente sobre o direito, partindo dos mesmos 3 pressupostos.

A argumentação do autor é fundamental pro entendimento da estrutura jurídica capitalista e como o modo de produção em que estamos inseridos se utiliza dessa dinâmica jurídica pra poder satisfazer o capital ao invés da necessidade das pessoas, mesmo que haja certo "bem estar social" - já que ainda nesses casos, isso é proporcionado por migalhas concedidas pelo capital.

Leitura importantíssima e curta. Vale a pena a leitura, pois abre novas portas de leitura a partir das notas de rodapé e referências.

Um ponto que faço questão de dizer, é que em alguns pontos Florestan Fernandes (que sequer é citado pelo Alysson) é muito mais eficiente e primoroso. Mas isso não significa que devemos substituir uma leitura por outra: muito pelo contrário, é justamente a justaposição dessas e tantas outras leituras que dão uma noção mais abrangente do fenômeno nazifascista.

Paulo1844 03/05/2024

Eu não conhecia as obras de Mascaro e fui influenciado pelo meu professor, Paulo Sérgio. Adorei muito ler e pretendo continuar lendo mais obras de Mascaro. "Crítica do Fascismo" de Alysson Leandro Mascaro é uma obra envolvente que analisa o fascismo pelo prisma marxista, onde o autor sistematiza as variadas análises e interpretações sobre o nazifascismo, apontando as diferenças entre as leituras liberais, as voluntaristas e as do marxismo. A proposta é organizar uma teoria geral crítica sobre esse movimento, com base em um percurso de reflexões que vão do século XX até os dias atuais, teoria que se faz necessária diante das contradições capitalistas do presente. Esse livro vai me ajudar muito nas aulas de história sobre o "Nazifascismo".