Locklands

Locklands Robert Jackson Bennett

Resenhas - Locklands: os abismos esquecidos

Pedro P. R. 09/04/2024

Uma pena que não tem um próximo livro
O fim de uma série literária sempre nos pega de jeito e Locklands acabou tendo um efeito daqueles. Desde a leitura de Foundryside me peguei apaixonado pela escrita e criatividade de Robert Jackson Bennett, tanto que Foundryside se tornou uma das melhores leituras no ano que o li, e o segundo volume Shorefall conquistou a mesma realização. Então é claro que Locklands não ficou para trás.

A historia do terceiro volume da Trilogia Os Fundadores se passa oito anos após o termino dramático de Shorefall, aqui, grande parte do mundo foi dominada pela entidade Tevanne e a historia já começa com muita ação.

Esse volume tem um grande diferencial por Sancia que vinha sendo uma grande protagonista desde o primeiro volume ter tido poucos momentos sendo o foco da historia, com Berenice estando mais presente em situações que moviam o enredo, e tivemos até mesmo pontos de vista por Clave e Crasedes que revelaram muitas duvidas criadas pelas lendas apresentadas desde o começo dessa trilogia.

Locklands traz muitas novidades, tanto no maravilhoso sistema de magia apresentado, avanço da tecnologia e da própria civilização que evoluiu de uma forma inusitada após as descobertas do final de Shorefall e toda a necessidade de sobreviver a Tevanne.

Encerro deixando minha indicação para quem ainda não leu o terceiro volume, ou a série toda. A Trilogia Os Fundadores se tornou uma de minhas leituras prediletas, entendo que seu acesso não é dos mais fáceis por questão de preço, mas ainda assim, vale cada centavo.

Qnat 26/01/2024

Esse foi, da trilogia, o meu livro favorito.

Ele já se inicia com ação, e mantém um bom ritmo até o final.
Tanto que, em certos momentos, você não quer mais cenas de ação, quer saber logo o que acontece.

Os dramas, maduros e familiares, são palpáveis. Todos os personagens tiveram uma evolução legal, e achei interessante a protagonista desse livro ser mais a Berenice do que a Sancia.

O mundo criado é muito criativo, com um sistema de magia único.

Em certos momentos pensei: como o escritor vai lidar com a grandiosidade que ele mesmo criou? Clave, Valéria... personagens tão poderosos? É justamente nessa armadilha que muitos autores se traem, porém... Bennett conseguiu lidar bem com isso, dando boas resoluções.

As batalhas finais realmente foram épicas, e mesmo que as relevações não fossem tão assim, inesperadas, foram muito bem escritas. É um livro mais sentimental (e o escritor explica o porquê num "extra" pós-leitura, relacionando ao período de pandemia).

O final é um encerramento* realmente agridoce... (pois nem todo livro consegue ter um final que é um encerramento rsrs)

E agora lidemos com a ressaca literária!

Mar 10/12/2023

Uou
Desde que comecei essa trilogia tenho a sensação de estar assistindo uma série, com longas temporadas e episódios. Esse livro tem um grande time skip no começo, são cerca de seis anos que não acompanhamos, então o começo foi lento e arrastado, mas quando as coisas deslizaram de vez (lá pela página duzentos e pouco) a experiência é simplesmente incrível. A história do Clave, sua esposa e seus filhos é tocante. Toda a busca por um mundo melhor, por algo melhor (quem nunca desejou isso?) humanizou todos. A Sancia e a Berenice são adoráveis, eu chorei tanto no final.
A única reclamação além do começo lento é que eu senti muita falta da narração do Gregor, como ele se sentiu sendo Tavanne? E depois? São coisas que nunca foram apresentadas.

enfim. essa trilogia toda é uma experiência. é incrível. é como assistir uma série. é doloroso, desgastante, acaba com as nossas esperanças. simplesmente incrível.
Ju 10/12/2023minha estante
Essa série é louca DEMAIS, mas é maravilhosa!!!

Mar 10/12/2023minha estante
eu fui ler sem nenhuma expectativa e MEU DEUS QUE INCRÍVEL

Ju 10/12/2023minha estante
Algo que eu sempre comentava com um amigo enquanto eu lia era: "eu não tô entendendo absolutamente nada do que tá acontecendo, mas estou pegando a visão geral, então tá valendo", de tão loucas que são as coisas que vão acontecendo kkkkkkkk

Marian14 08/04/2024

"Mas não há dança durante uma monção."
Locklands veio trazendo um final incrível para a trilogia. A obra já se iniciou com muita ação, cheio de dramas e personagens mais maduros. Locklands é o livro mais sentimental da trilogia e sabemos o motivo nos agradecimentos do autor, é possível sentir as sequelas da pandemia durante a leitura.
Tendo sua maior parte narrada sob o ponto de vista da Berenice ao invés da Sancia, traz ainda mais sentimentalismo, mostrando muito sobre o medo de perder o que ama, sobre amor e sacrifícios.
Locklands trouxe um final digno e doloroso, chorei bastante(muito mesmo) durante os últimos capítulos e foi uma experiência incrível acompanhar o fim de cada um dos personagens por quem torci tanto. Nem todos felizes, "mas não há dança durante uma monção." Robert Jackson Benett criou um mundo gigantesco com vilões incríveis e heróis ainda melhores.
Para mim as revelações são o ponto baixo da obra em meio a tantas qualidades, pois em sua maioria são bem óbvias. Mas ainda assim a trilogia faz sentir diversas emoções em cada página lida, com personagens tão cativantes, é impossível não se apaixonar e sentir tudo com eles, foi como acompanhar amigos em uma longa jornada.
A trilogia Os Fundadores foi um grande achado para mim, com seus personagens encantadores e um mundo interessante a obra se tornou uma das melhores trilogia que li.

Rafxelll 28/02/2024

Locklands
Essa trilogia foi incrível e Locklands trouxe um final digno pra tudo. Berenice rouba completamente a cena nesse livro, além disso, um vilão bizarro que realmente passa uma ameaça. Só não dou cinco estrelas pq achei uma leitura um pouco maçante no começo, muita informação desnecessária e desinteressante mas do meio pro final o livro engata de vez e só vai.

Giovana Laursen 07/02/2024

O final salvou o livro pra mim. Apesar de ter um bom ritmo achei muito dificil de entender o que estava acontecendo, foi usada uma linguagem muito dificil com os termos usados na inscrição. Apesar disso eu amo a história e principalmente o universo em que se passa, amei o final e chorei.

cypherskooluv 19/02/2024

Meus amigos que jornada hein.....
De todos esse é o livro que eu achei mais fraco e cansativo, parecia que eu lia e lia e ficava no mesmo lugar. Enfim, até que foi uma boa conclusão.
Acho que não releria a serie por conta desse livro aqui

brendinha_motta 10/01/2024

Eu quero mais aaaaaaa
Gente que trilogia espetácular, sem defeitos. eu amei desde a primeira página e não consegui largar mais. vou sentir muita falta de todo o mundo, de todos os personagens. O desenvolvimento dos personagens simplesmente impecável, o sistema de magia único. Enfim gostei do final, mesmo que se dependesse de mim poderia ter um capítulo a mais só pra dois personagens específicos, mas fechou a história muito bem. só perfeição

Paulo.Matheus 23/01/2024

A história de Sancia e Bereneci chega ao fim. Impossível não ter se apegado aos personagens depois de tantas páginas e ficar feliz ou se lamentar pelo destino que eles tomaram.
"Não existe dança durante uma monção".

Crisangela 23/01/2024

Fim da trilogia
Essa trilogia é perfeita. É muito criativa a gente vai se deixando levar porque é genial a gente se apega acredita e sente falta

Bernardo235 08/03/2024

Ótima conclusão, uma série perfeita para quem busca um sistema de magia inteligente e interessante
Texto em inglês pois retornei recentemente ao Skoob e até então postava apenas em uma plataforma estrangeira. Estou trazendo os reviews que escrevi lá =)

First of all, 5 stars only because I can't extrapolate. Otherwise, it would be 10 out of 5.

I need some time to recover from all the emotional damage caused to me by the book itself and by the fact that I no longer have to go back to this amazing story. I took my time and didn't read much in the last couple days because I didn't want it to end, and now that it did, I'm feeling depressed. It has become one of my favorite series of all time, sitting in my top 3 along with Stormlight Archive and The Dark Tower. And I do not say that lightly.

Overall, considering the trilogy as a whole, I can say that:
(i) the characters are super deep and go through big developments. The third book has a big deal of psychological aspects and deep dive into emotions, done in really engaging ways.
(ii) the magic system has its own rules, is super interesting and makes sense within the established boundaries. Even when things get too crazy, if you stop and think there is a physical explanation as to why and how something is happening. The books focus quite heavily on details about how everything functions with scrivings, but it never got boring, I was always invested to understand more and see what innovations would appear.
(iii) there are a ton of well crafted action scenes and intelligent plot twists
(iv) there are GREAT plotlines which give depth to the world and the characters. Every single one of the main cast has their own arc and backstories, filled with happiness, comedy, tension and tragedies.

If you enjoy Fantasy or Sci-Fi, give Foundryside a try, I guarantee you will not regret it. It's definitely one of the greatest revelations in the genre for me, and I hope more people give it a try. It deserves the recognition.

Ana Gouvêa 20/03/2024

Tenho cá pra mim que eu teria ficado mais feliz se o autor tivesse ficado no primeiro livro.
A história é sensacional, alguns personagens são bem legais, mas a impressão que tenho é que a essência foi se perdendo.

Rodrigo 28/03/2024

Pensa um livro que não terminava nunca!!!
As vezes lemos livros em que a jornada é boa... mas o final é ruim, nesse é o contrário... a jornada foi penosa e horrível... mas o final foi muito satisfatório... mas mesmo esse bom final não salva a decepção que foi esse livro.

Os outros 2 anteriores foram muito bons, leitura fluída, história interessante, umas "viagens" compreensíveis e divertidas, bons personagens, boas evoluções, revelações, tudo que uma boa fantasia precisa ter... até que veio esse terceiro livro.

A minha sensação foi que o auto não sabia o que fazer. Ficou perdido... gastou umas 500 páginas em uma tentativa de ação frenética, muitos acontecimentos, incursões... mas toda a alma do negócio ficou de lado. Focou muito em vai e vem, muito mistério chato demorando a se elucidar. Alem da limitação na hora de escrever... toda hora era "ahhh não não não" , "ohhh meu deu, meu deus meu deus"... enfim. Fraco.

Os ultimos 10% do livro dão uma salvada... tem um final coeso e justo. Mas fecha a trilogia com um gosto amargo, não sei se recomendaria a amigos, visto que tem muita coisa melhor por ai...

Menção honrosa a essa tradução horrível, recheada de Elus, impactade, suprese, ansiose... pelo amor de deus, que coisinha mais horrivel
Rodrigo 28/03/2024minha estante
Ai aparece 3 estrelas... mas foi um 2.5 estrelas com muita bondade

Leo Vieira 26/04/2024

Resenha | Locklands: Os Abismos Esquecidos
O terceiro e último volume da trilogia dos Fundadores chegou em Locklands: Os Abismos Esquecidos.

E mais uma vez Robert Jackson Bennett entregou uma aventura extraordinária, assim como os volumes anteriores.

Acompanhar a aventura de Sancia e seus amigos foi uma experiência particularmente muito agradável. Muito por conta da forma em que o autor expõe o ritmo da história e por tudo que ela significa.

Uma história sobre família, amor e perseverança em uma obra de ficção fantástica muito original. Sem duvidas uma das principais obras de literatura fantástica do nosso tempo. Esse universo vai deixar saudade.