A Misteriosa História do Ca.di.re.me.

A Misteriosa História do Ca.di.re.me. Antonio Prata
Tatiana Filinto

Resenhas - A Misteriosa História do Ca.di.re.me.

Jennifer.Ernesto 18/02/2024

Peguei esse livro para esperar pessoas chegarem. Como começou no tom de carta, já me conectei. Não era a ideia comprar mais um livro, já tenho tantos e tantos na fila de espera da leitura... Mas, esse me pegou e fui em frente. Uma literatura infanto juvenil, mas, não muito comum. A história já começa com a separação dos pais de Júlia e João, e os desafios de viver em duas casas. A mãe escreve uma carta para a filha, explicando que agora as coisas serão diferentes. Pois então, Julia e Olívia, que são primas - esta última inclusive possui dois pais, começam a troca de cartas para falar de mudanças. Duas pre adolescentes falando de mudanças em casa. Trocando cartas de são Paulo a poços de caldas.

Ocorre que, próxima do natal e com a ida de Júlia e sua família para poços de caldas, o fato de o cadireme (carta, diário, registro, memórias) não ter chegado, Julia, Olivia e João embarcam numa aventura em busca do mistério da perda deste caderno. E, o que uma senhora de mais de 80 anos teria a ver com o sumiço do cadireme?

Numa narrativa simples, juvenil e intensa, vamos a uma viagem de volta ao passado e mergulhamos na memória de uma antiga amizade interrompida por questões político, sociais e governamentais.