O fio condutor

O fio condutor Francisco Azevedo

Resenhas - O Fio Condutor

Aline Parreira 28/11/2023

Brasil, me conta essa história.
Francisco Azevedo é um contador de histórias.

Tem uma habilidade de nos envolver com sua história e com seus personagens.

O Fio Condutor tem um narrador muito especial: Brasil.
Não, não é uma pessoa que se chama Brasil, é ele mesmo, o próprio: nosso país.

Conta uma história de destino, de superação, de beleza.

Logo nas primeiras páginas já ficamos envolvidos pela história.

Fácil começar a ler, difícil é parar.
Cris.Ramelo 21/03/2024minha estante
Um livro delicado e envolvente.
Um livro delicado e envolvente.

Nivia.Oliveira 02/03/2024

Um livro cujo narrador é o Brasil, esse país de “venturas e desventuras inseparáveis”! Mas não é um livro de História. Francisco Azevedo nos apresenta Caique, um menino cuja vida está por um fio nas ruas do Rio de Janeiro; e Inaiê, uma menina em busca de um sonho: cantar. Depois de tantos acontecimentos, e então já adultos eles percebem que os limites das relações estão além do nosso minúsculo lar, desde que você permita que o outro adentre, seguindo a deixa do destino.

O autor utiliza a as características peculiares dos brasileiros para contar um pouco dessa raça: miscigenação, sincretismo, criatividade (representada pelo “jeitinho”), hospitalidade, resiliência, solidariedade e sobretudo a vontade de estar junto. Não é essa última a base de qualquer conexão?

Ainda que hoje tenhamos mais vínculos algoritmos que reais, ainda queremos amar e sonhar. Este sutil binômio é o eterno fio condutor. O que torna o inalcançável, possível. Para nos fazer lembrar que todos importam. E que, para o país ou para a gente, é melhor construir pontes que construir muros, neste destino do não-saber.

site: https://www.instagram.com/stories/niviadeoliver/

jyl 17/04/2024

Um livro estonteante.
"O Fio Condutor" é um livro estonteante pois me prendeu do início ao fim. Tanto que foi um marco na minha vida de leitora terminar um livro relativamente grande em apenas dois dias, é auto explicativo, o enredo e a forma de como a história ia sendo construída pouco a pouco instigando o leitor a permanecer fissurado na leitura é de fato admirável.

Um romance leve, mas cheio de reviravoltas e que a cada ponto se conectando me deixou extasiada, pautas importantes são tratadas nele. Por mais que tenha um pequeno defeito na qual quem já leu saiba ? e quem não leu vai ver e perceber, não interfere na leitura e a história continua sendo boa. Francisco de Azevedo foi perspicaz com a sua escrita, e devo elogiar porque realmente é incrível, é como mágica! Você leitor, que sabe quando a leitura é boa quando ela te leva pra dentro do livro e é como se você fizesse parte de toda a grande história. É exatamente isso que Francisco de Azevedo fez.

Foi o primeiro livro de um autor brasileiro que eu leio e eu fiquei surpreendida por tamanha qualidade. Não estou fazendo desfeita da escrita brasileira, inclusive aceito recomendações de livros e autores para ler! Mas é que eu realmente precisava fazer uma boa resenha crítica sobre esse livro, sobre essa obra de arte. Com certeza irei atrás de ler "O Arroz De Palma" pois a minha curiosidade foi instigada e quero saborear mais do universo imersivo que é essa escrita de Francisco de Azevedo.

10/10
minaricraft 17/04/2024minha estante
rewindfol obrigada pela resenha crítica. sempre procurava coisas sobre esse livro, mas por ele ser pouco conhecido, não tinha. Você falou TÃO bem que acho que vou ser obrigada a ler agora. muito obrigada e estarei acompanhando mais???

Silmara 29/10/2023

" Pois é, as pessoas mudam a ponto de não se reconhecerem. Alguns anos a mais, e já são outras na aparência e no conteúdo. Portanto, não cristalizemos a imagem de alguém em determinado momento ou época. Muda-se para melhor ou para pior, quem poderá saber? Às vezes, mudança brusca, surpreendente e substancial que a todos entusiasma ou desaponta."

Marta 21/01/2024

Se Babel confunde, Lebab esclarece.
Lindo romance desse escritor que se tornou meu favorito. A vida do menino Caíque que perdeu os pais e teve que viver nas ruas, é abençoada com tantos acontecimentos, tantas pessoas especiais ao longo da vida. Faruck, dono de um sebo literário, Gabriel e Tereza que tem uma barraca na praia, Inaie de quem ele rouba o gorro e um dia se torna parte da sua história. Muitos outros personagens fazem parte desse fio condutor que a todos une.
Marcos Aurélio 01/04/2024minha estante
Meu escritor nacional preferido, ao lado Hemingway... Eu pagaria um jantar para ambos...

Gaby 04/06/2024

Entrelaçados pelo Algo Maior que nos rege
Ahhh que livro mais lindo. Mais uma vez. Eu amo a escrita do Francisco.

Dessa vez narrado pelo Brasil (sim, o país), Francisco nos traz a história de Caíque e Inaiê. Logo no início da juventude suas vidas se cruzam e assim permanecerão para sempre.

Como sempre, fala sobre laços, família, amigos, e tudo o que há de mais importante na vida.

AMEI