A DIETA DA LONGEVIDADE

A DIETA DA LONGEVIDADE Dr Valter longo...

Resenhas - A DIETA DA LONGEVIDADE

Cris 18/01/2024

Achei bastante controverso...
“Quando se trata de saúde e, em especial, de alimentação, com frequência nos deparamos com modas passageiras e teorias sem embasamento, logo superadas e substituídas por novas descobertas, novas modas e teorias.” Pág. 14

Neste livro, o autor, que é um pesquisador da área da saúde e nutrição, nos apresenta mais ou menos um resumo de seus estudos de um tipo de dieta chamado de Dieta da longevidade.

Ele nos traz o relato de várias pesquisas ao longo dos anos com humanos e animais, mas principalmente com camundongos. A dieta pesquisada pelo Dr. Valter Longo é declarada como sendo propiciadora de uma vida mais longa e saudável.
Para isso, é necessário seguir um protocolo com um tipo de dieta que imita o jejum e eliminar vários tipos de alimentos do consumo.

Ele traz exemplos de certas regiões em que as pessoas têm uma longevidade acima da média mundial e pesquisa os tipos de alimentos que essas pessoas consomem.

Nutrição é um assunto que me interessa bastante, e apesar de não ter nenhum tipo de estudo ou especialização na área, eu gosto bastante de ler e pesquisar sobre alimentação. Então, eu realmente achei que fosse gostar deste livro, porém… Gente, fiquei meio decepcionada com o conteúdo do livro. A dieta que o autor propõe é bastante restritiva, e só por este ponto já me faz não me identificar com o conteúdo que ele divulga. A questão do consumo de proteínas também me deixou com o pé atrás, ele propõe um tipo de composição de alimentação bem contrário à que se considera ideal nos dias de hoje.

Tem uma outra questão também relacionada com preservar hábitos alimentares de nossos antepassados que não vou nem expor por aqui, mas que pra mim não fez o menor sentido, além de ser controversa ao que ele propõe no restante do livro.

Além disso, eu tive a impressão de que as pesquisas dele carecem de mais estudos com humanos, especialmente no que se refere a tratamento de doenças graves como o câncer, por exemplo. Ele também propõe um cardápio no final do livro que além de tudo, contém muitos tipos de alimentos que não são tão comuns para o gosto e costume brasileiro, então também não me agradou.

Eu sei que as pesquisas são mutáveis o tempo todo e a cada hora aparecem novos estudos que desmentem os anteriores, então, realmente, pode ser que daqui a algum tempo o estudo dele seja considerado revolucionário e venha a ser adotado por mais pessoas. Mas por enquanto, não me convenceu.

Mas leiam e descubram se faz sentido para vocês!

“Em todo caso, enquanto não estivermos em condições de testar e produzir medicamentos capazes de imitar artificialmente as mutações genéticas - ainda teremos de esperar muitos anos por isso -, a alimentação é o instrumento mais adequado para prevenir e tratar doenças.” Pág. 101

site: http://instagram.com/li_numlivro