Aleister Crowley - A biografia de um mago

Aleister Crowley - A biografia de um mago Johann Heyss

Resenhas - Aleister Crowley - A biografia de um mago

linus 30/04/2024

Sobre a besta 666.
Aleister Crowley, um nome que quando ouvido surgem diversas emoções completamente diferentes. Dependendo de como você o enxergou, você pode ter admiração, raiva, confusão, ódio... Mas uma coisa é certa: Crowley foi sim um grande contribuidor para o meio ocultista. Ignorando o fato de ter sido extravagante durante toda sua vivência, não podemos deixar de agradecê-lo por suas diversas obras incríveis, e seu incrível tarot - o tarot de Thot -

Mas agora, falando por mim, o que eu acho sobre Aleister Crowley, eu digo o seguinte: Crowley é realmente uma figura de chamar atenção. Você ouve alguns boatos ali, algumas coisas excêntricas aqui e a curiosidade me tomou por completo. Com a leitura desse livro, tenho em mente que apenas sei 1/4 de Crowley, pois sua história todos sabem, mas acho que sua verdadeira essência está em suas obras (que ainda não tive o prazer de ler). Uma coisa é o certo a se dizer: O cara era humano. todas as características de um humano, só que sem colocar a máscara que a maioria de nós colocamos para tomarmos o rótulos de "perfeitos". Um tremendo hipócrita, ignorante, preconceituoso, misógino e vários adjetivos que Crowley recebia. e sim, eu concordo que ele era um @rrombado f!lh@ da put?, mas ele era apenas um humano vivendo como um humano. fazendo seus erros e aprendendo com eles.

se afundou na depressão e nas drogas por seus erros, e se arrependeu por isso. garanto que ele se arrependeu por muitos coisas que fez e sua vida. mas se tem algo que todos devemos admirar (e até mesmo ele admirava e reconhecia) são seus conhecimentos, disto ele com certeza não se arrependeu.

com certeza irei me aprofundar mais em entender esse curioso homem que tanto me chama atenção, e entender mais sobre o sistema que tanto me cativa: o sistema thelemico.

no geral, é um bom livro. Para se aprofundar em suas obras? não. Para entender o resumo da vida daquele que todos nem ousam a falar o nome? com certeza. saber a vida dele é muito daora, mas não é dessa forma que você sentira sua obras, pois acredito que são coisas totalmente separadas - já que de tão hipócrita, nem ele mesmo vivia como pregava. -

"Faça o que tu queres, será o tudo da lei!"

"Amor é a lei, amor sob vontade!"

Tauan 23/03/2024

Todo ocultista deveria ler
O livro desmistifica a figura de Aleister Crowley e faz um retrato bastante interessante de sua vida, abordando meandros como sexualidade e práticas ritualísticas. Gostaria que fosse mais a fundo, com mais detalhes das práticas, porém, para fins de biografia, o que está no livro já é bem mais do que se esperaria.
Quem toma Crowley por charlatão ou apenas um fanfarrão egoico realmente não compreendeu sua importância para o New Age, para os movimentos artísticos dos anos 60-80 e o movimento neopagão. Sua obra mágicka (de proporções difíceis de comparar) tem um quê de experimentalismo corajoso, indo muitas vezes de encontro aos "manuais" convencionais.
A leitura é agradável e transcorre como uma conversa onde se ouve causos cômicos de um velho (e estranho) conhecido. No final, é triste constatar que a vaidade leviatânica de Crowley o levou a esmagar absolutamente tudo o que tocou, desde seus relacionamentos, sua fortuna, mas principalmente a Golden Dawn e a OTO. Contudo, a Besta deixou nestas ordens (e em suas derivações) legados que nenhum outro seria capaz.
Outro como Crowley seria impensável nos dias de hoje (apesar de alguns fanfarrões "baunilha" tentarem, sem sucesso).