O último dos devassos

O último dos devassos Chiara Ciodarot

Resenhas - O último dos devassos

Cris Moraes 28/11/2023

Um encerramento maravilhoso!
Às vésperas da tão sonhada Abolição da Escravidão Negra no Brasil, o Clube dos Devassos sofre um revés: Caetano Feitosa está morto e Eduardo Montenegro é o principal suspeito, mesmo que seu filho tenha sido sequestrado e sua família esteja sendo ameaçada de forma constante. Ninguém conhece o verdadeiro inimigo do Clube e é preciso que todos corram contra o tempo para descobrir os verdadeiros criminosos que ameaçam suas vidas e as vidas de seus familiares.
Enquanto isso, na Fazenda Guaíba, Lavínia Feitosa e Inácio Junqueira buscam saber a verdade por detrás dos mistérios envolvendo Caetano Feitosa, o que poderá prejudicar a relação complexa dos dois, destinados a se casarem desde a infância. Entre amor, paixão e rancor, os dois farão de tudo para lutar pelo que acreditam – e para ficarem juntos.

Acompanhei a história dos Devassos desde a primeira história publicada por Chiara Ciodarot e afirmo que, no encerramento dessa série, a sensação é a de que valeu cada minuto de leitura de todos os volumes. Chiara diz no início deste último livro que este foi um dos mais difíceis para ser elaborado e construído, justamente por ter de dar um encerramento factível a toda a trama. A autora consegue seu intento de forma brilhante, com a mesma leveza e agilidade no enredo visto em todas as outras histórias e, ao iniciar e encerrar a trama com um foco maior no mesmo protagonista, Eduardo Montenegro, ela conclui de forma primorosa um ciclo de narrativas cheias de romance, de paixão, de lutas contra a escravidão negra e vários feitos históricos. Tudo isso protagonizado e conduzido por personagens apaixonantes e muito verídicos em suas personalidades, trazendo doses de bom humor, de poesia, de encantamento e de busca por ideais necessários à construção de uma sociedade mais justa e mais humana.
Gostei demais e recomendo a leitura de toda a série. Com certeza, vale à pena cada momento de entretenimento e de diversão com todos que fazem parte de O Clube dos Devassos.

Aisha Andris @AishandoBooks 22/04/2024

Mais uma série nacional perfeita chegou ao fim
Vocês não têm noção do quanto eu esperei o lançamento de “O Último dos Devassos”. E eu fui muito feliz por ter a oportunidade de ler um pouco antes de ele chegar oficialmente à Amazon, a Chiara entregou tudo aqui!

Neste livro, nós acompanhamos duas tramas em paralelo. Algum tempo antes dos eventos finais de “O Beijo da Raposa”, vemos o desenrolar do romance entre Lavínia, a filha de Caetano Feitosa, o maior inimigo dos devassos, e Inácio, que se dirige a Vassouras para se casar com sua prometida, mas também para espionar para nossos amados abolicionistas que não acreditam que Feitosa realmente esteja inválido. Nenhum dos noivos está realmente feliz com a união (ou assim querem fazer parecer), o que nos rende um “enemies to lovers” de muita qualidade cheio de tensão sexual. A primeira cena do livro, que é a noite de núpcias, já é uma delícia por si só. E nós também acompanhamos a investigação relacionada ao assassinato que ocorre no final de “O Beijo da Raposa” e ao sequestro do filho de Amaia e Montenegro, que é preso por um crime que não cometeu.

É muito bom ver todos os devassos juntos de novo trabalhando para desmascarar seu grande inimigo e a tão esperada Abolição da Escravatura, pela qual tanto lutaram. É uma delícia também ver os filhos dos nossos devassos se juntando à investigação, eles são pequenos, mas espertos que só eles. Amo livros com crianças! Foi um desfecho incrível para essa saga apaixonante e fica minha dica para quem quer ler uma série de época que foge do tradicional e é ambientada no nosso país, agora completinha.

site: https://aishando.home.blog/