Teodora Mendes

Teodora Mendes Deise Pontes

Resenhas - Teodora Mendes

Samara 22/11/2023

"Teodora Mendes e Outras Mulheres" é uma coletânea de contos da autora fluminense Deise Pontes. Em uma narrativa envolvente, Pontes explora as vivências de diversas mulheres, abordando temas sensíveis como o machismo, a violência, a maternidade, o adultério, o feminicídio e a autoestima. O livro destaca-se pela representação multifacetada das protagonistas, oferecendo um panorama vívido e realista das complexidades enfrentadas por mulheres na sociedade contemporânea. Notavelmente, Teodora Mendes, a personagem titular, personifica a resiliência e o autoperdão, proporcionando uma poderosa reflexão sobre a força interior necessária para superar adversidades. A obra de Deise Pontes não apenas revela as nuances das experiências femininas, mas também ressalta a importância da empatia e compreensão em meio aos desafios enfrentados pelas mulheres.

Fada Leitora 14/03/2024

QUE LIVRO!!
Juro, nunca me esquecerei desse livro!!

Cada página me impactou de uma forma que não está escrita!!

De mulher pra mulheres, esse é aquele tipo de livro que nos faz encarar a realidade e nos leva ao lugar de reflexão e sensibilidade.

Sim, eu já tinha ciência da realidade da mulher na sociedade, sei como é pra nós, porém, através de seus contos, Deise Pontes, nos traz realidades distintas de mulheres diferentes. Cada uma das personagens tem sua própria história, o que torna impossível não nos identificarmos com pelo menos uma delas, ou com pelo menos uma característica de suas vidas.

Já aviso que é um livro que possui alguns gatilhos em sua temática. Gatilhos como abus0, vi0lência doméstica, ab0rt0, dentre outros. Se são sensíveis a essas temáticas, então tenham cuidado. Mesmo eu tendo terminado o livro em menos de 24 horas, admito que tive que fazer algumas pausas para respirar, pois não são leituras suaves.

Terminei a leitura chorando, sem saber como reagir, mas posso afirmar, sem a menor sombra de dúvidas, que valeu a pena cada segundo da leitura. Certamente que este livro, também se tornou mais um dos meus queridinhos. ?

Mi_lendo23 16/11/2023

Mais um livro de contos...
O livro é composto por mini contos sempre tendo como base a figura feminina. São histórias que nos envolvem e sempre com um final inesperado.

A cereja do bolo fica para o conto final que dá nome à obra. A história de Teodora Mendes, professora, escritora, sempre com sua vida bem planejada e organizada. Dedica a maior parte de seu tempo a seus estudos desde muito novinha. Ao contrário da irmã, Tereza, que sempre viveu sua vida no melhor estilo livre, leve e solta. Isso, no entanto, não faz com que as irmãs não sejam amigas; pelo contrário, são inseparáveis. Até que Teodora vai para faculdade e tudo começa a mudar.
Amor, homossexualidade, aborto, casamento, fidelidade...são alguns dos temas tratados neste conto.

Dois pontos que não podem ser descartados nessa obra:

1) a arte do livro é um charme a parte.
2) a apresentação da autora logo nas primeiras páginas nos faz querer conhecê-la um pouco mais.

IG: @mi_lendo23

Bi Faria 20/03/2024

| Resenha
O livro viajante chegou por aqui e que leitura maravilhosa, cheia de significados para nós mulheres e a sociedade que ainda precisa de muitas mudanças. Foi uma leitura cheia de sentimentos e reflexões do início ao fim.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e eu me encantei por sua escrita leve, mostrando o cotidiano e as mulheres, com assuntos importantes que nos envolve. Às vezes tabus, já que o nosso comportamento deve ser 'restrito' e quase tudo é considerado errado e o julgamento é livre, o que não acontece com os homens.

Teodora, Teresa, Quézia, Otília, Diodete, eu, você e tantas outras mulheres que sonham e que enfrentam obstáculos pelo simples fato de ser mulher. Mas que também sabem de seus desejos, sonhos, erros e que sempre irão lutar pelo que acreditam.
O protagonismo feminino se faz necessário em uma realidade violenta, preconceituosa e que dita determinados comportamentos desde que nascemos e isso precisa mudar, é muita pressão pela perfeição, opiniões desnecessárias e julgamento que em nada acrescenta.
Em seus contos há as mais diversas histórias que relatam de forma realista o que é ser mulher, o final pode ser de tragédia com a intolerância masculina, mas também de muita sabedoria para nós que amadurecemos cada vez mais jovens.
Precisamos aprender a nos impor, a nos amar, a ter sororidade e jamais desistir. Destaco Teodora e tudo o que ela enfrentou entre amores sofridos, uma carreira impecável, um passado cheio de culpa e a vontade de ser feliz, que é o que todos nós desejamos.

A autora proporciona um mix de sentimento com suas histórias e diversas mulheres que nos representam nas durezas da vida, mas também mostrando do que somos capazes entre erros e acertos, somos merecedoras de atenção e respeito. As músicas presentes evidenciam as mulheres e trazem profundidade ao nosso valor, é uma leitura de reflexões e para mudanças.