Gay Lives

Gay Lives Robert Aldrich

Resenhas - Gay Lives

rntpincelli 07/11/2023

Australiano nascido em Nova York, Robert Aldrich não deve ser confundido com o produtor e roteirista americano de mesmo nome. Este Robert Aldrich é Professor de História Europeia na Universidade de Sydney e pesquisador especializado nos impérios ultramarinos da França e da Inglaterra. Ao mesmo tempo, o professor Aldrich dedica-se a um tópico bem diferente (provavelmente mais interessante): a História dos gêneros e da sexualidade.

Este Gay Lives, publicado em 2012, é parte de seu trabalho sobre a historiografia das relações homoafetivas. Nesta coletânea de biografias, o professor australiano descreve a vida e os relacionamentos de gays e lésbicas de todas as épocas e lugares. A obra é organizada em períodos históricos, do Antigo Egito ao começo dos anos 2000. Mas isso não quer dizer que os perfis sejam apresentados em ordem rigorosamente cronológica. Além do tempo, os textos também são agrupados por locais (como o Oriente Médio ou o Leste Asiático) e contextos (casais femininos, ativistas e políticos). Figuras notoriamente homossexuais, como Oscar Wilde, estão presentes. Mas a obra é mais interessante pelas personalidades mais obscuras.

Embora Aldrich faça um esforço para escrever de forma abrangente em termos de origens e períodos, fiquei com a impressão de que há um predomínio de personagens brancos, euro-americanos, da Era Contemporânea. Em defesa do autor, deve-se lembrar que, em muitas culturas e épocas, o amor homoafetivo era estigmatizado a ponto de dificultar o registro histórico ou apagá-lo quase por completo. Só recentemente é que as pessoas passaram a se assumir de forma clara e contar suas histórias. Por isso, quando faltam evidências, o historiador toma cuidado ao cravar com certeza se determinada pessoa era ou não gay. Independente de sua orientação sexual, este livro é uma leitura indispensável para quem gosta de história, de biografias e, sobretudo, de seres humanos.