Caverna do Dragão – Dungeons & Dragons

Caverna do Dragão – Dungeons & Dragons David M Booher...

Resenhas - Caverna do Dragão – Dungeons & Dragons: Aventuras de Sábado pela Manhã

Vicente Tavares 02/01/2024

Expectativa alta ou qualidade baixa?
De todos os desenhos da minha infância o que eu mais gostava era o Caverna do Dragão. Com seus 27 episódios reprisados em looping à exaustão eu continuava torcendo para um dia ver os seis garotos perdidos voltarem para casa de vez e se livrarem do Vingador. Quando adulto eu descobri que o desenho se chamava Dungeons & Dragons... o mesmo nome do meu jogo de RPG favorito. Ainda anos mais tarde, descobri que o último episódio nunca foi produzido, apenas roteirizado. Esse roteiro virou o Trabalho de conclusão de curso superior de Reinaldo Rocha que desenhou o Réquiem com uma qualidade incrível, entregando um quadrinho fantástico como resultado.
Todo esse preâmbulo serviu apenas para justificar que quando eu vi quadrinhos "oficiais" de Caverna do Dragão em capa dura sendo lançado no Brasil, era óbvio que eu iria comprar e devorar de uma só vez. Foi exatamente o que aconteceu. E talvez por eu estar com uma expectativa inevitavelmente alta que eu me decepcionei com o resultado, vamos aos pontos.
1. A edição em si foi muito bem feita... nenhuma falha do pessoal da Excelsior.
2. A capa tem arte de Tim Levins e eu achei MUITO ruim.
3. A arte interna de George Kanbadais é bem fraca, em alguns pontos confusa, em outros ininteligível e na maior parte, fraca... uma ou outra cena consegue empolgar.
4. A última chance seria o roteiro salvar tudo e todos, mas passou bem longe. Além da história ser bem ruinzinha, as coisas se resolvem do nada e mesmo elementos que sempre foram cânone no desenho, parecem ter sido ignorados nesse quadrinho, não sei se por falta de atenção ou proposital. Por exemplo, o mundo onde eles estão é chamado no desenho de Os Reinos, nos quadrinhos colocaram Reinos Esquecidos e pra mim, Forgotten Realms é outro mundo, mas até aí tudo bem, eles podem ter sido transportados para lá... já que eles vão para Águas Profundas (Waterdeep). Mas no desenho, propositalmente, não há referência nenhuma à clérigos ou deuses, e nesse quadrinho o Presto consegue reconhecer o símbolo de um dos deuses... se ele tivesse tirado o conhecimento do chapéu, teria feito algum sentido.
A resolução da história é de uma hora pra outra... sem sentido também.
Os dois únicos pontos positivos na minha opinião foi reparar no numero 1 na lombada do livro, sugerindo que vai existir um volume 2, 3, 4... espero que com desenhos e roteiros melhores. e o segundo ponto foi de ver os personagens se questionando se eles querem mesmo voltar pra casa.
Espero ansioso pelo volume 2, e torço para que redima esse começo muito fraco.

Rafael 16/11/2023

Foi como assistir um novo episódio.
A história não tem uma mega trama bem elaborada, é mais como um novo episódio da série animada lançado depois de tanto tempo em pausa.

Os personagens são carismáticos assim como eu me recordo. São apresentados com características, do tipo força e fraqueza, como num jogo de RPG. O dilema deles de se vale a pena ou não voltar para casa, achei bem interessante. Adorei isso

Os traços do quadrinho não deixam a desejar, com cores vividas que não te deixam cansado ao olhar, as ilustrações são divertidas e descontraídas. Nada sério demais a ponto de estragar a experiência.
Se você que está lendo, gosta do gênero e também da Caverna do Dragão, não perca a oportunidade de ler esse quadrinho.
Danielle143 17/11/2023minha estante
Cheirinho de infância

Juju.2 28/11/2023minha estante
cheirinho de velhice isso sim

Edson 25/12/2023

Legalzinho
A história não é um super roteiro, mas é uma boa história que envolve os reinos esquecidos (forgotten realms). Vale mais a pena comprar pela qualidade das páginas e por ser de capa dura.

Cris Paiva 22/01/2024

Melhor seria ter continuado esquecido
Roteiro: não temos!!
Arte: de centavos!
Qualidade gráfica: não sabemos o que é isso!!

Lembrou um pouquinho o desenho animado dos anos 80/90, mas não chegou a ter a mesma magia dos episódios. Os diálogos são ruinzinhos, bem como a história xoxa tirada, provavelmente, do chapéu do Presto.
Fica a lição: se o episódio foi "perdido" tal como disseram, talvez seja porque não tinha qualidade o suficiente para se tornar algo decente de ser assistido. Se houver mais algum desse tipo, seria melhor continuar no fundo da gaveta aonde foi enfiado.

William 02/05/2024

Um livro com muitas opiniões divergentes.
Caverna do Dragão – Dungeons & Dragons é um episódio perdido da série animada dos anos 80. Antes dar a minha opinião li as resenhas do livro aqui no Skoob e na Amazon onde adquiri o livro. No Skoob a grande maioria das pessoas não gostaram da arte da obra e do roteiro da história. Já na Amazon setenta e três por centro deram 5 estrelas. Agora a minha opinião é que achei a história razoável. Achei bem positivo que eles a discussão deles se deveriam, depois de passar tanto tempo no mundo dos Reinos Perdidos, voltar para a casa. Gostei da aventura que eles se meteram e da arte da capa e da qualidade das páginas. A arte dos desenhos achei razoável, pois não ficou tão fiel aos desenhos originais. Por esses motivos dou três e meia estrelas. Caverna do dragão é um livro com muitas opiniões divergentes e talvez para quem é fã ou não vale a pena se lido para tirar suas próprias conclusões.

Rodrigo.Macedo 02/05/2024

Fantasia para crianças
Um livro com todos os elementos fantasiosos que encantarão qualquer criança.

Apesar de parecer clichê para um adulto acostumado com esse tipo de trama, para os meus filhos a trama foi muito estimulante.

Eles gostaram muito da história é o desfecho foi surpreendente.

Trindade 13/02/2024

Fraquinho demais
A série "Caverna do Dragão", publicada pela editora Excelsior (parabéns pelo excelente trabalho, aliás), pode despertar sentimentos nostálgicos em alguns leitores. No entanto, ao considerarmos a qualidade do enredo e da arte, sua apreciação pode ser questionável. A narrativa apresenta deficiências evidentes, com tramas previsíveis e pouco desenvolvidas, resolvendo-se de maneira simplista e pouco convincente. Os traços artísticos também deixam a desejar, com proporções inconsistentes e falta de uniformidade ao longo das páginas. Além disso, a discrepância entre a ilustração da capa e a do miolo pode ser decepcionante para os leitores mais atentos.

firewarner 03/05/2024

Achei muito legal essa aventura, relembrei a minha infância assistindo caverna do dragão
era um dos meus desenhos favoritos

NatAlia.Sousa 08/05/2024

Muito antes de o mundo virar de cabeça para baixo e as novas gerações descobrirem Dungeons & Dragons, seis crianças embarcaram em uma montanha-russa mágica e foram transportadas para Os Reinos Esquecidos! Agora, este ?episódio perdido? da série animada dos anos 1980 desbrava um novo território no mundo de D&D! O nobre ranger Hank, a intrépida acrobata Diana, a tranquila ladra Sheila, o impulsivo bárbaro Bobby, o temível cavaleiro Eric e o incerto mágico Presto só querem voltar para seu próprio mundo. Mas escapar dos Reinos acabou por ser muito mais difícil do que chegar lá! O perigo espreita a cada passo, o enigmático Mestre dos Magos é pouco útil e Vingador, a força do mal, não vai parar até colocar as mãos nas armas mágicas das crianças. Para completar, Hank fez uma descoberta surpreendente: apesar dos perigos, Sheila, Bobby, Diana e os outros não têm certeza se querem voltar para casa, afinal! Os bardos David M. Booher (Canto) e Sam Maggs (Rick and Morty Ever After) unem-se ao artífice George Kambadais (Gargoyles) nesta emocionante aventura. ?Explosão de encanto e de nostalgia.? ? CBR

Michelle Ramos 23/03/2024

Foi um teste para ver se eu iria gostar de história em quadrinhos. Valeu a experiência, mas não vou continuar.
Foi somente um episódio do desenho, seria melhor para quem é realmente fã.