Os Vilelas

Resenhas - Os Vilelas

Fernanda 21/11/2022

Os Vilelas - Ricardo Bernhard
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/11/resenha-os-vilelas-ricardo-berhard.html

@cortedeamigaselivros 19/02/2023

Um drama familiar surpreendente!
?Na vida real, quem fica olhando para o passado, ou para o futuro, em excesso, é rifado do presente.?

Em "Os Vilelas" acompanhamos a vida do casal Joaquim e Adriana e de seus filhos, Luísa e Diogo. Vemos suas escolhas e as consequências das mesmas ao longo das décadas de 1979, 1989, 1999, 2009 e o desfecho em 2019.

Joaquim é professor universitário e prefere sair prejudicado de uma situação do que causar conflitos. Adriana é farmacêutica numa multinacional e não mede esforços para chegar ao topo, tendo atitudes duvidosas. Diogo trabalha como analista financeiro num banco e tem ambição de ganhar muito dinheiro. Luísa gosta de escrever em seu blog e evita ter contato com as pessoas.

Preciso dizer que não leio muitos dramas familiares, então embarcar nessa leitura foi uma experiência nova, mas surpreendente. Me deixei envolver pela escrita tão articulada e detalhista de Ricardo Bernhard e acabei imersa nos sabores e dissabores da vida dos Vilelas. A cada parte da trama eu ficava mais curiosa para saber o que o futuro reservaria para cada um deles.

Um dos pontos que mais chamou minha atenção é como cada Vilela tem uma personalidade tão diferente do outro, o quanto de segredos e omissões que existe entre eles. Além de ter gostado de aprender sobre temas como cosmologia e indústria farmacêutica.

O epílogo é a parte mais chocante da obra, eu não estava preparada para o desfecho que o autor daria a cada integrante da família. Essa última parte me fez refletir sobre as decisões que tomamos e as consequências indesejadas que elas podem ter.

Enfim, se você gosta de tramas inteligentes, bem escritas e que envolvam dramas familiares, precisa dar uma chance para a história da família Vilela.

Naty @livrossaofilhos 24/11/2023

Drama familiar
Nessa história vamos acompanhar os quatro Vilelas, pai Joaquim, mãe Adriana, filho Diogo e filha Luisa. Começando pela história do pai Joaquim que é professor universitário e acaba por ajudar uma aluna na nova incumbência que o diretor lhe deu.

Além dessa "barreira" para alcançar seus objetivos, os problemas vão surgindo, e a aluna depois de Joaquim garantir que era melodrama do namorado o que ela lhe contou, aconteceu uma coisa bem grave com ela. No decorrer do tempo, Joaquim fica com receio que investiguem sua vida e acaba rejeitando alguns projetos.

Adriana, a mãe, não mede esforços para conseguir o que quer e foi uma das personagens que não gostei. Ela quer estabilidade principalmente financeira e faz escolhas questionáveis.

Depois ainda conhecemos Diogo e Luísa, Diogo trabalha num banco e está subindo rápido, e Luísa que vive no quarto e escreve num blog que chama a atenção de uma revista depois. Eu gostei bastante dos personagens dos filhos, acho que consegui me identificar num primeiro momento, mais por estarem fazendo suas escolhas e começo da vida e tal.

Assim vamos acompanhar a vida dessa família de 1979 até 2019, vemos suas lutas e como crescem na vida. O interessante de acompanhar a família é ver os segredos e como suas decisões afetam o futuro e quem está em volta deles. No epílogo a gente vê onde tudo isso chegou!

A escrita do autor é bem detalhada e os assuntos sobre cosmologia na área acadêmica e indústria farmacêutica foram interessantes. Consegui visualizar perfeitamente tudo devido às descrições e principalmente a personalidade de cada personagem. Conforme a história vai caminhando eu fui ficando mais absorta e me envolvendo mais.

É um drama familiar bem interessante que o autor soube conduzir muito bem, e o epílogo no final trouxe muita reflexão e surpresa, não esperava nada daquilo. É uma leitura que eu recomendo pra quem gosta de dramas familiares.

Grazi 25/11/2023

Leitura incrível!!!
Em Os Vilelas vamos conhecer a história de uma família composta pelo pai Joaquim, a Mãe Adriana e seus filhos, Luísa e Diogo.

Joaquim é um professor universitário dedicado, que ajuda seus alunos dentro e fora da classe. Enquanto Adriana é uma farmacêutica que não tem muitos problemas em fazer o que for preciso para alcançar o que deseja.

Temos também Diogo, um analista financeiro com sua carreira já bem encaminhada em um banco. E Luísa, que é uma escritora de mão cheia, se dedica ao seu blog.

Acompanhar a história dessa família, que se passa entre 1979 e 2019 foi um imenso prazer!

Óbvio que temos partes que retratam bem os dramas familiares e as dificuldades que enfrentamos em nossas vidas. Ninguém passa pela vida ileso de problemas. Mas...

O livro é cheio de camadas e nos faz perceber o quanto as decisões que tomamos, por mais que pareçam não fazer muita diferença no momento, podem mudar o rumo de nossas vidas.

Uma história super bem construída, com personagens densos e bem desenvolvidos.

Além disso, a escrita do autor é um show à parte! Super envolvente e que nos torna parte da história!

Esse é sem dúvida alguma aquele tipo de livro para ler e ter alguém para debater depois. Uma leitura profunda que gera muitas reflexões e te faz crescer de várias formas.

Adorei a leitura! E se você ainda não leu Os Vilelas, leia!

site: https://www.instagram.com/p/C0FCV_1RNz7/

MALU @amor_porleitura 13/12/2022

@amor_porleitura

Aqui vamos conhecer, Joaquim, Adriana, Luísa e Diogo

Joaquim, o pai, é um professor universitário de meia-idade, que se ver tendo que parar seus objetivos acadêmicos por conta de um professor e uma aluna.
Ele acaba se envolvendo em uma situação, que acaba fazendo com que ele no futuro, recuse alguns trabalhos por medo de investigarem sua vida. Joaquim também acaba sofrendo um golpe , que infelizmente ele não consegue provar

Adriana, a mãe é farmacêutica de uma multinacional, determinada , que não foge de suas obrigações, e se apega a oportunidades que possam trazer benefícios, e estabilidade, principalmente financeira para ela e sua família, o que faz com que alguns caminhos escolhidos possam lhe custar muito.

Diogo, o filho, consegue um emprego em um banco de investimentos, e é um analista promissor. Muitas pessoas acreditam em seu sucesso, mas ele tem que tomar cuidado, pois o sucesso também pode trazer muitos riscos.

Luísa, a filha, prefere ficar trancada em seu quarto escrevendo seu blog, sobre riscos existenciais enfrentados pela humanidade. Seus textos acaba chamando atenção de uma revista nacional, e ela é convidada para escrever uma coluna, mesmo tendo que ir as vezes de forma presencial, ela aceita.

Os Vilelas é contato ao longo de 4 décadas entre 1979 e 2019, vamos acompanhar a história de cada um, suas determinações, companheirismo, e as decisões e o quanto elas podem interferir nas vidas de quem esta próximo.

Os Vilelas conta história de uma família, que passam por situações e problemas que qualquer uma poderia ter e passar.

Eu gostei muito de acompanhar os personagens desse livro, principalmente da forma como foi escrita, cada década acompanhamos um pouquinho de como estava os personagens, mas focado um pouco mais em um, a escrita do autor é um pouco robusta, e algumas pessoas podem não estar acostumadas e algumas informações achei que não precisaria constar no livro, mas nada que atrapalhasse minha experiência. Se você gosta de leitura que conta dramas familiares, recomendo a leitura.

Michelle 28/11/2023

Conhecemos aqui a família Vilela, composta por pelo pai Joaquim, um equilibrado professor universitário; a mãe Adriana, uma farmacêutica dedicada à sua profissão; e seus filhos, o carismático e promissor Diogo e a reclusa e introvertida Luísa.

?Assim, podia-se cobrar menos ou nada de si mesmo e das outras pessoas, e assim se abria o caminho para encarar a vida sob a perspectiva da aventura. A realidade humana, a realidade da sua vida e do seu mundo, encarada como uma obra monumental, insuscetível a caprichos, e tanto mais interessante porque verdadeira, e tanto mais vertiginosa porque irreversível.?

Acompanhamos a típica família de classe média carioca ao longo de quatro décadas, enquanto nos embrenhamos pelas dinâmicas e pelos conflitos e desafios familiares, além de nos surpreendermos com o quanto as consequências de escolhas moldam os caminhos e o futuro de cada um dos personagens.

?Não havia nostalgia, rancor, contentamento, nem exatamente raiva na maneira como recontavam a sua vida pregressa. Para tanto, seria necessário aceitar o passado, para o bem ou para o mal, como ele de fato tinha acontecido. Nenhum deles era capaz disso.?

Nesse romance de formação perspicaz, somos presenteados com uma escrita inteligente e irretocável, com diálogos afiados e excelentes tiradas.
Desde as primeiras páginas, inclusive, pegamo-nos imersos na trama e ansiando por saber o que vem pela frente. Arrisco dizer que, uma vez iniciada, é impossível não devorar a leitura!
Vale dizer que somos apresentados a personagens complexos e cheios de camadas, com personalidades únicas e bem delineadas e com seus erros e acertos.
Temos aqui, portanto, uma história realista que desperta identificação e interessantes reflexões sobre temas como moral e ganância.
Não posso deixar de mencionar o quanto fiquei tocada com o epílogo.
Para quem, assim como eu, é apaixonado por dramas familiares da melhor qualidade, ?Os Vilelas? é a pedida ideal.