Day: A Novel

Day: A Novel Michael Cunningham

Resenhas - Day: A Novel

Evando 06/01/2024

O livro mais triste que já li.
Eu tento resenhar os livros assim que os acabo de ler, contudo, com este não me foi possível. Eu fiquei longos minutos encarando o teclado sem saber o que escrever, pois ainda havia muito a digerir. Day tem uma premissa tão simples e é de uma execução tão singular que ninguém além do próprio Cunningham conseguiria desenvolver. Trata-se de uma epopeia introspectiva narrando os acontecimentos de uma família na mesma data, embora em horários e anos diferentes, atravessando o antes, durante e o que viria ser o início da tentativa de retorno à normalidade em um mundo pandêmico. Não é um livro qualquer, seus capítulos não são construídos convencionalmente, os personagens não são nada carismáticos, porém todos distinguíveis e lidando com questões próprias que afetam o seu conceito de normalidade. É interessante como tudo é bem pensado e encaixado, a ausência de um "plot" talvez possa incomodar, mas as reflexões que as suas passagens acabam preenchendo essas lacunas. A linguagem é poética, porém direta, precisa, sem rodeios e adornos desnecessários. Recomendo.