Os Arquivos do Palácio

Os Arquivos do Palácio Tina Brown

Resenhas - Os Arquivos do Palácio

Ana Paula Carretiero 27/01/2023

Contado a partir da perspectiva e das pesquisas de uma jornalista renomada e inteligente, este livro é fantástico. Excelente obra para aqueles que tem o interesse de saber um pouco mais sobre as relações sociais e familiares da Monarquia britânica, bem como seus acertos e tropeços nestes últimos 20 anos.

Raquel 06/02/2023

Visão geral dos últimos 20 anos da família real
Gostei muito do livro. Ele dá um panorama sobre as mudanças que a morte de Diana provocou na família. Sobre como a Rainha Elizabeth e o Príncipe Phillip comandaram a instituição por quase 70 anos. Fala a verdade sobre o relacionamento do Charles , Camilla e Diana. Também trás a carga emocional do William e Harry após a morte prematura da mãe e como os dois acabaram "absorvidos" pela dinastia Windsor. Também fala sobre Kate e Meghan. Enquanto a família de Kate leva tranquilidade e consistência para William, Meghan (que não tem família "funcional" como a da kete) dá impulso para Harry descontar sua frustração e raiva por ser irrelevante na sucessão dinastica.

No geral é um bom livro para se desprender das fofocas de jornalista de celebridades. Mostra que a instituição Coroa, não é um rol para celebridades hollywoodianas, mas está mais para um 4? poder estatal, dentro da Inglaterra, cheio de burocracias e funcionários publicos. Quem comanda não é necessariamente a família real, mas os secretários particulares e os cortesaos (muitas vezes militares aposentados e condecorados, estadistas, políticos, aristocratas etc). Inclusive esses funcionários não são empregados da família real, eles são funcionários do povo.

É bacana entender essa perspectiva, pois Meghan não entendeu essa distinção sobre os funcionários e caiu num espiral de práticas abusivas e bullying com os funcionários, pois esses não a serviam como ela queria.

Recomendo para quem quer entender melhor como funciona a família real, seus trabalhos e seus dramas.

Thayane28 21/01/2023

Seres humanos imperfeitos
Esse livro riquíssimo em detalhes e fontes induvidosas nos mostra que antes de realeza eles são uma família com seus defeitos, virtudes e manobrados por uma Instituição fria que tem um único intuito fazer sua dinastia se perpetuar ao longo do tempo.

Julia.Maria 29/05/2023

Eu não sei vocês, mas eu tô aqui pela fofoca xoxo
Tem confusão, tem disse me disse, tem disputa de poder, a família de Betinha entrega tudo!
A livro narra histórias de mais ou menos últimos 25 anos do clã Windsor.
Para quem gosta de acompanhar à família real e, ficar por dentro de todos os fatos deles, super indico.

Juliana Amaro 09/06/2023

Ótimo livro.
Da ascensão de Camilla e Kate aos escândalos em torno do príncipe Andrew, da determinação implacável da rainha Elizabeth II ao afastamento de Meghan e Harry de suas funções reais, este livro mudará a maneira de se entender a monarquia britânica. Best-seller do New York Times e do Sunday Times.

"Nunca mais" era o lema da rainha Elizabeth II depois da morte trágica da princesa Diana. Nunca poderia haver uma "outra Diana", um membro da família real cuja popularidade ultrapassasse, ofuscasse e ameaçasse a existência da monarquia britânica. Em Os arquivos do palácio, a premiada jornalista Tina Brown revela como a família real se reinventou nos anos seguintes ao período traumático em que o status de celebridade de Diana abalou as estruturas da Casa Windsor.
Com amplo acesso a fontes próximas aos membros da monarquia e recheado de informações explosivas, a autora transporta o leitor para o interior do Palácio de Buckingham, detalhando uma história marcada por escândalos, casos amorosos, jogos de poder e traições que atingiram a monarquia nos últimos 25 anos, protagonizada por Charles, Camilla, William, Kate, Harry, Meghan e Andrew. Constante nesse período é a habilidade de Elizabeth II de superar as instabilidades familiares e manter a solidez da instituição, triunfando a cada jubileu ao longo de sete décadas de reinado.