A Diversidade

A Diversidade Mario Sergio Cortella

Resenhas - A Diversidade

Raquel.Fernandes 20/02/2021

Simples, mas valioso
Cortella é um famoso educador, conhecido por seus discursos e falas sobre educação. Seu vasto currículo e sua formação de doutor não significam que a leitura será complicada, pesada, difícil de entender. Pelo contrário, o autor consegue transmitir sua ideia de forma clara, sem muitas "enrolações", objetiva. As vezes um pouco superficial, eu diria, mas o tema é importante e valioso para os dias de hoje. Vale a pena a leitura.
João Luiz CF 20/02/2021minha estante
Mais um pra meta de leitura então... Kkkk

Larissa Guimarães 18/01/2021

Necessário
Leitura rápida, leve e extremamente necessária. Cortella distrincha diversos conceitos e explica de forma muito clara as origens do preconceito e formas de combate-lo em nosso cotidiano!

Rayra Mota 18/12/2020

Livro Incrível
Eu amei o livro. É meu primeiro contato com o Mário Sérgio Cortela e as palavras dele são ensinamentos pra melhorar a vida para todos. O livro tem uma temática que nos conduz a enxergar a beleza da diversidade e não o pré julgamento das situações cotidianas. Simples fenomenal. Recomendo.

Leo Coelho 07/12/2020

Um por todos e todos por um
Cortella é sensacional. Fazer resenha dele é tentar ser crítico da perfeição. Pra mim, não existe nenhum filósofo que saiba mais lidar comigo do que ele. Em Diversidade não é diferente, é o tipo de conhecimento que precisa ser sempre renovado para não cair em esquecimento. Perfeito!

Cleidiane.Oliveira 21/10/2020

A Diversidade

Um livro bem escrito que aponta para o caminho da alteridade, do respeito ao outro e às suas diferenças. O preconceito como resultado de um pensamento acrítico e, portanto, não reflexivo e equivocado, que apequena a capacidade humana de conviver e de inovar; a ética como a capacidade de preservar a dignidade do outro; a distinção entre o natural, o normal e o comum e a relação dos termos com a escalada do preconceito em nossa sociedade; a autoridade dos oprimidos para falar de e não sobre preconceito ; e o biocídio, indicando o aniquilamento da vida em suas múltiplas manifestações ( humana, meio ambiente, seres vivos, convivência), estão entre os temas discutidos na obra, que proporciona mais uma atividade reflexiva do que apenas uma leitura informativa.
Ótima oportunidade para aprender e transcender.

Mikaelli.Orlande 18/09/2020

Boa reflexão
Livro traz ótimas reflexões, aborda diversos ponto no que se refere a diversidade, e é de fácil compreensão.

Priscila700 17/09/2020

Muito bom!
Ensinamento real de como ser mais humano!

Jackson60 28/08/2020

O Brasil, a despeito de ser um país tão diverso possui sérios problemas para lidar com a diversidade, seja nos preconceitos do dia a dia, que à primeira vista pareçam inofensivos ou isolados, até à violência. O professor Cortella aborda de maneira clara e precisa o preconceito e os seus efeitos nefastos na nossa rica diversidade. Excelente livro.

Mari 24/08/2020

Prático e Essencial
Um livro bem dinâmico, pra quem gosta de leituras rápidas e práticas. Prof. Cortella é incrível, faz uma abordagem extremamente essencial nos tempos de hoje. Leitura recomendada pra todos os públicos.

Larissa 11/07/2020

Leitura imprescindível e necessária
Quando o jogo de xadrez finaliza reis e peões voltam todos para a mesma caixa. Escrita empática, abrangente e sem ser um manual de regras sobre diversidade.

Andressa 22/06/2020

Vale a leitura, porém...
Estamos (ou pelo menos deveríamos estar) aprendendo constantemente a lidar com a diversidade. Leituras sobre o tema são sempre válidas e por isso recomendo essa, porém esse livro tem suas falhas. Vou citar duas que mais me incomodaram: o autor cita uma situação em que corrige uma mulher preta sobre como ela deveria se referir aos seus avós que foram escravos, não sei se a observação que ele fez foi correta mas mesmo assim, um homem branco querendo "ensinar" a uma mulher preta como se referir a escravos me pareceu bem condescendente; algumas partes do livro são bem repetitivas e tem explicações bem óbvias e desnecessárias.