A Diversidade

A Diversidade Mario Sergio Cortella

Resenhas - A Diversidade

day 28/02/2023

Um dos melhores livros dele .
?Nessa hora, vale lembrar que não existe liberdade individual. A minha liberdade não acaba quando começa a do outro, mas sim, quando acaba a do outro. Se algum ser humano não for livre da fome, ninguém é livre; se alguma pessoa não for livre da discriminação, ninguém é livre; se qualquer um ou qualquer uma não for livre do preconceito, ninguém é livre. É a liberdade e o comprometimento expresso de modo direto e belamente resumido pelo inestimável Saint-Exupéry (1900-1944): ?Cada pessoa é responsável por todas?!?
Esse livro é um tapa na cara da sociedade racista , sexista , xenófoba que vivemos .
Cortella nós da uma lição de civilidade e humanismo .
Um dos melhores livros que li dele .

Larissa Guimarães 18/01/2021

Necessário
Leitura rápida, leve e extremamente necessária. Cortella distrincha diversos conceitos e explica de forma muito clara as origens do preconceito e formas de combate-lo em nosso cotidiano!

Leo Coelho 07/12/2020

Um por todos e todos por um
Cortella é sensacional. Fazer resenha dele é tentar ser crítico da perfeição. Pra mim, não existe nenhum filósofo que saiba mais lidar comigo do que ele. Em Diversidade não é diferente, é o tipo de conhecimento que precisa ser sempre renovado para não cair em esquecimento. Perfeito!

Rafinha 07/07/2021

Necessário.
Esse livro é o primeiro contato que tenho com a escrita do Cortella. E espero ler muitos outros!
O livro vêm abordando um assunto muito necessário que é o preconceito que se faz presente em diversas áreas de nosso dia a dia. Seja em casa, escola, no trabalho e outros.
A escrita é bem fluída e de fácil entendimento. Apesar de abordar um tema "difícil/complexo".

Vale a pena ler.

Andressa 22/06/2020

Vale a leitura, porém...
Estamos (ou pelo menos deveríamos estar) aprendendo constantemente a lidar com a diversidade. Leituras sobre o tema são sempre válidas e por isso recomendo essa, porém esse livro tem suas falhas. Vou citar duas que mais me incomodaram: o autor cita uma situação em que corrige uma mulher preta sobre como ela deveria se referir aos seus avós que foram escravos, não sei se a observação que ele fez foi correta mas mesmo assim, um homem branco querendo "ensinar" a uma mulher preta como se referir a escravos me pareceu bem condescendente; algumas partes do livro são bem repetitivas e tem explicações bem óbvias e desnecessárias.

Jackson60 28/08/2020

O Brasil, a despeito de ser um país tão diverso possui sérios problemas para lidar com a diversidade, seja nos preconceitos do dia a dia, que à primeira vista pareçam inofensivos ou isolados, até à violência. O professor Cortella aborda de maneira clara e precisa o preconceito e os seus efeitos nefastos na nossa rica diversidade. Excelente livro.

Raquel.Fernandes 20/02/2021

Simples, mas valioso
Cortella é um famoso educador, conhecido por seus discursos e falas sobre educação. Seu vasto currículo e sua formação de doutor não significam que a leitura será complicada, pesada, difícil de entender. Pelo contrário, o autor consegue transmitir sua ideia de forma clara, sem muitas "enrolações", objetiva. As vezes um pouco superficial, eu diria, mas o tema é importante e valioso para os dias de hoje. Vale a pena a leitura.
João Luiz CF 20/02/2021minha estante
Mais um pra meta de leitura então... Kkkk

Karina 23/06/2023

"Nessa hora, vale lembrar que não existe liberdade individual. A minha liberdade não acaba quando começa a do outro, mas sim, quando acaba a do outro. Se algum ser humano não for livre da fome, ninguém é livre; se alguma pessoa não for livre da discriminação, ninguém é livre; se qualquer um ou qualquer uma não for livre do preconceito, ninguém é livre.

É a liberdade e o comprometimento expresso de modo direto e belamente resumido pelo inestimável Saint-Exupéry (1900-1944): *Cada pessoa é responsável por todas* !"
Pedro 23/06/2023minha estante
Essa mensagem é muito bonita, mas é irreal. Nós não somos responsáveis pelos outros, apenas pelos nossos dependentes.
Que poder nós temos pelas escolhas alheias? Tudo que nós podemos fazer é o nosso melhor com as pessoas ao nosso redor. Nem todo mundo possui bons valores morais, infelizmente.
A salvação não é coletiva, é individual.

Karina 17/07/2023minha estante
Eu entendo seu ponto, mas não podemos subestimar o quanto nossas próprias atitudes influenciam o grupo ao nosso redor, sabe? Não somos responsáveis pelas escolhas dos outros, mas somos seres sociais, se nossas atitudes não são aceitas por outros de nosso grupo tendemos a não repeti-las. Há pessoas, por exemplo, que dizem-se livres de preconceito mas ficam inertes quando presenciam algo, ou num grupo de amigos acabam rindo de piadas que constrangem outras pessoas, acabamos fazendo parte daquilo que não concordamos porque não nos atinge. Claro que não é viável que a gente se sobrecarregue com os problemas do mundo, mas dentro do nosso alcance, com pequenos atos no dia a dia, podemos tentar fazer nossa parte para tornar o mundo melhor para todos.

Leandro 14/08/2022

Entendendo a Diversidade para se tornar alguém melhor
Um livro com explicações simples e claras ao mesmo tempo que poderosas e valiosas sobre a diversidades e seus impactos em quem é vitimado pela mesma. Uma leitura que deveria ser obrigatória nas escolas.

Naiara 17/12/2022

Uma das muitas coisas que adoro nos livros de filosofos brasileiros é o ir direto ao ponto, de forma rapida, precisa e que toma pouco tempo de quem quer uma visao boa e rapida sobre o assunto...
Nesta obra foi colocado varios pontos que mesmo pensando muito no assunto nos ultimos dias, eu nao tinha reparado, como o preconceito bom e o preconceito ruim..
Ao julgar algo bom sem nem pensar tambem é algo que nao é bom e o Cortela consegue nos expliclar bem o motivo..

Algo que gostei muito foi que ele usou algumas limitaçoes que teve ao longo como professor para dar exemplos do que fazia de errado, achei isso algo genial porque muitas vezes so julgamos o que os outros nos fazem, o que os outros fazem com os outros, mas nao paramos para ser mais criticos com nos mesmos, no onde estamos na piramide da sociedade e como entendendos o que acontece a nossa volta..
Hoje consigo entender bem melhor alguns tipos de preconceito e sei bem qual a diferença do "quero pra mim" e do "eu nao quero, mas nao é preconceito, é questao de gosto"..

Acho extremamente necessario o conversar sobre, estremamente necessario nos concientizar que o diferente tambem faz parte e que a ostilidade prejudica quem sofre, quem faz por limitar sua visao de uma causa social tao ampla e a humanidade em si que acaba deixando pessoas maravilhosas destruidas por julgamentos que sao capazes de destruir vidas..

No final so posso contar com uma coisa, com a minha escolha de evoluir e tentar diminuir e analisar como sou com todos, assim nao perco oportunidades de conviver com pessoas maravilhosas por uma crença limitante e mesquinha..

vamos falar sobre, policiar sim, mas acima de tudo estender a mao e entender tambem, porque julgar é facil, compreender e dar forças é o que ainda esta em falta..

Leitura necessaria, rapida, leve e que deveria ser mais difundida.
Max 18/12/2022minha estante
Cortella é ótimo!?

Cleidiane.Oliveira 21/10/2020

A Diversidade

Um livro bem escrito que aponta para o caminho da alteridade, do respeito ao outro e às suas diferenças. O preconceito como resultado de um pensamento acrítico e, portanto, não reflexivo e equivocado, que apequena a capacidade humana de conviver e de inovar; a ética como a capacidade de preservar a dignidade do outro; a distinção entre o natural, o normal e o comum e a relação dos termos com a escalada do preconceito em nossa sociedade; a autoridade dos oprimidos para falar de e não sobre preconceito ; e o biocídio, indicando o aniquilamento da vida em suas múltiplas manifestações ( humana, meio ambiente, seres vivos, convivência), estão entre os temas discutidos na obra, que proporciona mais uma atividade reflexiva do que apenas uma leitura informativa.
Ótima oportunidade para aprender e transcender.

Rayra Mota 18/12/2020

Livro Incrível
Eu amei o livro. É meu primeiro contato com o Mário Sérgio Cortela e as palavras dele são ensinamentos pra melhorar a vida para todos. O livro tem uma temática que nos conduz a enxergar a beleza da diversidade e não o pré julgamento das situações cotidianas. Simples fenomenal. Recomendo.

bartgirl 16/04/2021

Diversidade (?)
O livro começou super bom mas confesso que na metade eu comecei a questionar do porquê eu estava lendo sobre diversidade sob o ponto de vista de um homem branco, classe média e escolado hahaha.

Não me levem a mal, o livro é bom em geral, mas acho que depois dessa preciso pegar autores diversos de verdade pra ler!

Marcelo 28/08/2022

Adorei!!!!
Livro maravilhoso do professor Cortella. Trata de um assunto difícil (Preconceito), é consegue fazer análises profundas e ao mesmo tempo de fácil entendimento. Abriu meu horizonte para coisas que eu não percebia e que fazem todo sentido.