A Cidade da Raposa

A Cidade da Raposa Lucas Borne

Resenhas - A Cidade da Raposa

FlaviosParanhos 20/02/2024

Poderia ser melhor.
A CIDADE DA RAPOSA. E aqui estou eu, lendo mais um livro de Tormenta e do mundo de Arton. Aqui temos um autor novo em romances, porém não no mundo de arton. Ele já participou de diversos projetos e contos, inclusive, mas em romances este é o de estreia. Autores que começam em tormenta têm uma vantagem, os fãs do sistema consomem tudo! São ávidos apoiadores, e costumam dar chance a muitos materiais e pessoas envolvidas no processo de construção desse mundo, que já tem quase 30 anos! Mas, parando com os rodeios, digo o que achei do livro. E bem, nos cinco primeiros capítulos, eu estava encantado, convencido de que era uma boa leitura e ansioso pelo desenrolar da estória. Dois personagens em destaque, Felicia e Mardoc e outros, muito pitorescos e interessantes. A trama se iniciou bem e empolgante e o mistério era interessante, nunca um romance artoniano focou tanto no ambiente urbano e, logo, no reino mais corrupto e trapaceiro do cenário. Um lugar onde ser honesto é mortal e, onde mesmo os que vivem no crime são vítimas de criminosos ainda piores! O fundo não tem limites. E bem vcs já devem pensar, então ele adorou o livro! Ai que começa o problema. O livro apresenta muitos personagens, para muitas resoluções, com muita criatividade e, muitos caminhos e perspectivas a apresentar e no final? Para mim, não completa nada de forma satisfatória. Na metade do livro, eu já sabia que era impossível que o destino de tantos personagens fosse resolvido de uma forma coerente ou sem muitos pulos e convenções apressadas. Me decepcionei com o final, achei que muito prometeu e pouco se entregou, pareceu um conjunto de contos inacabados, unidos e transformados em um livro. O livro é ruim? Não, o livro é excelente? Também não. Achei mediano e fiquei até triste pelo sentimento final, me pareceu feito para tapar algum buraco ou, testar o público sobre novas perspectivas literárias no mundo de tormenta. Um teste que para mim não foi bem-sucedido, mas que tem bastante potencial. Gostei dos personagens, gostei das ideias, mas odiei a execução. Porém, acho que o autor merece, sim, mais uma chance. E espero ver esses personagens novamente.

Um pequeno protesto. No começo do livro é citado o nome dos autores que criaram e expandiram o sistema. Desses autores, não aparece o de Rogério Saladino. Um dos três autores iniciais. Sei que ele não faz mais parte do projeto, mas isso não anula nem apaga que ele é membro do trio original e, considero um desrespeito que o seu nome não esteja citado.

Áquila 16/03/2024

Expansão de universo
O romance apresenta uma série de personagens e conflitos. Na minha opinião, desenvolve pouco a maioria, focando em uma protagonista, e deixa muitas pontas soltas.
Esperava algo que movimentasse mais o mundo de Arton.