Campanha da Fraternidade 2024

Campanha da Fraternidade 2024 Dom Joel Portela Amado...

Resenhas - Campanha da Fraternidade 2024

Ricardo77 17/02/2024

Fraternidade e amizade social
Deus nos fez a todos seus filhos e filhas. Somos todos irmãos e irmãs! Sua eterna criatividade fez-nos únicos. Portanto, diferentes. Contudo, nossas diferenças no ser, no pensar e no agir não nos podem dividir ou separar. Nossas diferenças são riquezas, oportunidades de crescimento, encaixes de comunhão! Por meio do diálogo, construímos harmonia entre nós, sejamos construtores da cultura do encontro.

Maria.Heloisa 22/03/2024

Vós sois todos irmãos e irmãs. O texto base da campanha da fraternidade deste ano usa encíclicas do Papa que versam sobre amizade social e nos alerta sobre os problemas que a inimizade causa.

Everton Gonçalves 26/03/2024

O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2024 é uma reflexão de aprofundamento do tema da Amizade social em um perspectiva fraterna, a partir do lema: " vós sois todos irmãos e irmãs" (cf. Mt 23,8). Propõe-se de modo profético resgatar a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão, como é próprio do período quaresmal.
O texto está dividido em 3 partes:
A Parte I trata do VER, analisado a partir do texto de Gn 4,9: "Onde está o teu irmão?" Marcados pela polarização política e pelas divisões que nos tem colocado uns contra os outros, o texto destaca a importância de vencer a síndrome de Caim, em busca de um cuidado maior para com nossos semelhantes.
A Parte II busca ILUMINAR a realidade analisada anteriormente, a partir do lema retirado da boca de Jesus: "vós sois todos irmãos".
Na Parte III, o AGIR é fundamentado em Is 54,2 que nos convida a alargar a nossa tenda, ou seja para rompermos com as divisões e construirmos uma verdadeira amizade social é preciso abrirmos espaço em nossa mentalidade, em nosso coração e em nossa vida. Aqui se propõe ações concretas para bem vivermos esta campanha deste ano.
Os textos bíblicos estão bem refletidos e pode-se usá-los em momentos de espiritualidade com grupos ao longo de todo o ano.
Tanto o Tema como o texto-base estão muito bem situados e são extremamente importantes no momento histórico que estamos vivendo.

t22ssara 08/03/2024

Estudo para a igreja
Trás um assunto muito importante, mas achei que ficou muito massivo. Não achei que o assunto foi tratado com uma leveza boa de se ler, não fluiu muito.