O Oratório de Ruth Almada

O Oratório de Ruth Almada Felipe Lacerda Bicalho

Resenhas - O Oratório de Ruth Almada

Date na Biblioteca 05/05/2024

Folk Horror Nacional
O Oratório de Ruth Almada (Amazon, 2023) é um livro de terror muito bem orquestrado, trazendo aquele terror sensorial, visível e constante. Sempre com a sensação de algo espreitando das sombras.
A escrita do Felipe é tão sedutora que as páginas voam sem percebermos. Ela é fluída e as 177 páginas não são nem ao menos sentidas.
Gostei bastante dos elementos que ele trouxe para esta história. A lenda das benzedeiras, a história da dona do edifício e apartamento. As superstições que o povo da região acredita e teme.
A sutileza das coisas que vão acontecendo desde o primeiro dia do casal que se muda para essa cidade Cruz Perpétua, para o edifício Almada e no apartamento 701.
O casal, personagens principais, está ansioso e feliz com essa nova fase de suas vidas, com sonhos e projetos. Mal sabem eles que existe uma lenda, uma história sombria sobre o edifício e o apartamento.
Existe o maligno entre as paredes e não está nada feliz com a invasão do casal.
Os capítulos são divididos em dias desde a chegada deles, o que traz uma certa agonia, pois são apenas quinze dias que só pioram.
Senti como se estivesse assistindo a um filme. As descrições e detalhes fizeram do ambiente, o edifício e o apto como mais um personagem na trama. Isso enriqueceu muito e fez a diferença.
As coisas macabras e nojentas que aconteceme saltam na nossa imaginação e é espetacular.
Recomendo para quem ama um terror sobrenatural e descritivo.

Só tenho uma ressalva. Encontrei alguns pequenos erros a partir do capítulo "décimo segundo dia", coisa pouca que uma nova atualização não resolva: Os nros dos apartamentos estão invertidos e a personagem Lavínia é trocada por Virgínia (nome que não existe entre os personagens) algumas vezes. Isso pode confundir aos leitores.

Gostei muito da arte da capa, mas descobri que é do filme de terror mexicano "Mal de ojo" de 2022. Disponível no Prime. ?????

Jorge 05/01/2024

Vale demais a leitura.
Uma das melhores leituras que fiz em 2023. Gostei da ideia de usar uma benzedeira como antagonista. Curti a construção dos personagens e o desenrolar rápido da trama. Vale muito a pena!

Giovanna.paginasda 29/02/2024

Eu já teria fugido no primeiro dia. @paginasdagio
? O primeiro livro que li do autor foi um conto de 16 páginas chamado O Cheiro dos Porcos, e lembro de ter amado e ficado curiosa paea conhecer outras histórias do escritor.

? Com uma premissa simples ,(apartamento assombrado por uma velha que praticava feitiçaria) o autor conseguiu trazer o horror, religião e o gore em menos de 200 páginas.

? A escrita do autor é tão boa que eu conseguia visualizar as cenas como se fosse um curta- metragem, com efeito sonoro e tudo.

? As cenas contando a história da Ruth eram as melhores, fosse no formato de visões/alucinações, ou quando era o Preto Velho contando as histórias. Eram as cenas mais aterrorizantes para mim.

? Eu adorei que o livro já começa com a cena final, porém essa cena se torna um plot twist quando o livro acaba e descobrimos o que realmente aconteceu no apartamento.

? Para quem é fã de terror religioso e de lugar assombrado, esse é um ótimo livro para ler, curto, mas que consegue grudar na nossa mente.

JAlia372 20/05/2024

Um livro brasileiro pra te prender até o final
A escrita é simplesmente incrível! Toda a história te faz conectar com os personagens e você sente o medo junto com eles. Um terror/suspense que, mesmo se você não acreditar, vai te fazer escolher rezar antes de dormir.