História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas - História do novo sobrenome

Gabriel.Milli 18/02/2024

Muito Bom
Nesse livro se desenvolve através das escolhas e suas consequências desencadeando frustrações, insatisfações e acontecimentos bem reais. A dinâmica do livro foi bem mais fluida, gostei bem mais.
Recomendo.

ajulialacerda 08/03/2024

Fascinante, assim como tudo escrito por elena ferrante
Fechei a última página sem fôlego. atordoada de fascínio por uma escrita gostosa feito sorvete de pistache.

a escrita de ferrante é, como sabemos, complexa, rica, fina, colorida, divertida, cheia? os personagens trazem a complexidade humana de não serem vilões nem mocinhos, mas serem os dois. carregados de amor, ódio, paixão, fúria, gentileza e inveja, acompanhamos o início da vida adulta de lenuccia e lila que, apesar de caminharem a lugares distintos, ainda mantém passos acompanhados.

estou ansiosíssima pra começar o livro seguinte, ao passo que estou triste que será a única primeira vez que lerei e ficarei sem fôlego com a tetralogia napolitana.

evergreenis 29/01/2024

Melhor do que o primeiro
Um livro excepcionalmente bem escrito, que me prendeu ainda mais do que o primeiro da tetralogia, apesar de ser mais longo. É impressionante o quão viva é a literatura de Elena Ferrante.

viniduma 21/04/2024

Seres humanos e sentimentos
É sempre atraente uma produção literária que se propõe a ser humana. Expor e apresentar fatos cotidianos com o peso da vida humana em sua crueza total. É um livro que é muito honesto por expor, a partir de uma escrita sem artifícios, as possibilidades de ser humano. Elena Ferrante consegue capturar na sua escrita o movimento amoral da vida humana ao expor a nós a complexidade da formação individual de duas personagens principais tão intensas. E, exatamente por isso, livros de formação sempre são curiosos e complexos.

Esse livro conta dois possíveis caminhos da formação feminina, o da formação intelectual e de todas as suas dificuldades. E o da transformação em esposa num relacionamento patriarcal com todas as suas violências.

O mais literário desse livro é que todos os personagens são humanos, então eles são personagens que também são falhos e também cometem atitudes que nós não entendemos e reprovamos. Ou seja, não são heróis, porque a vida humana não é o local dos heróis. Eles são exceções que admiramos, mas não devemos dedicar profunda atenção. O mais profundo desse livro é o quanto a nossa atenção é atraída para uma obra que, no fundo, não fala nada demais. Conta a história de duas pessoas quaisquer que poderiam ser iguais a alguns vizinhos nossos. Contudo, estamos lendo mais e mais páginas desse mundo incrível de duas moradoras de um bairro marginalizado de Nápoles. É impossível ler essa obra sem que nossos sentimentos sejam aflorados a cada momento, pois a vida humana - nossa vida - está a cada minuto em jogo nessas páginas. É uma obra de uma potência artística imensa. É a exposição mais profunda do poder da literatura.