História de quem foge e de quem fica

História de quem foge e de quem fica Elena Ferrante

Resenhas - História de quem foge e de quem fica

Gabriel.Milli 29/02/2024

Muito Bom
Esse livro com as problemáticas mais maduras se desenvolvem a relação das duas amigas e tudo os que estão em volta, incluindo a revolução dos fascistas e comunistas.
Mais emotivo e com os sentimentos mais aflorados e complexos. Muito bom
Recomendo.

ajulialacerda 04/05/2024

A condição feminina em mutação
Tento evitar usar essa palavra pra não me tornar repetitiva em minhas resenhas, mas, devo dizer: fascinante, que livro fascinante.

da tetralogia, esse foi, até agora, o meu preferido. a maneira como ferrante esculpe a narrativa de uma perspectiva tão feminina nos faz mergulhar nas esferas pessoais da vida de pessoas que viviam numa itália do pós-guerra, num fervilhar econômico, político e social gritante.

pessoalmente, me é muito afetuoso ler algo tão intrínseco ao mundo feminino. gosto de como ferrante narra nossa condição em mutação de uma maneira muito pessoal.

não sei se gostei do final. me peguei angustiada e com raiva de lenu em muitos momentos; me peguei (de novo) com ranço de nino, com agonia de lila e afeto por pietro e elsa. são personagens tão vivos, tão bem construídos, que só faltam sair da página e encostar em sua bochecha com um hálito quente.

evergreenis 06/02/2024

"A condição feminina em mutação"
A Tetralogia Napolitana fica melhor a cada volume. Elena Ferrante nos coloca no meio da Itália da década de 1970, de sua agitação política, mas principalmente das vidas de Lenu e Lila. Uma narrativa que explora os aspectos da existência feminina, seu papel na sociedade, seus conflitos que são dolorosamente atuais.
Uma escrita fantástica. Ao mesmo tempo que estou ansiosíssima para o próximo volume, é triste pensar em ficar sem Lenu!
Em suma, cinco estrelas.