Criaturas em Branco

Criaturas em Branco Larissa Prado

Resenhas - Criaturas em Branco

Joao366 07/01/2024

Loop
Os contos podem parecer diferentes uns dos outros, mas estão interligados uns com os outros, são contos fechados, mas algo que aparece em um, irá aparecer em outro, e outro já apareceu em algum dos anteriores e com certeza irá aparecer outro com o decorrer dos outros contos, como um loop, como um transe, como uma abdução...
Larissa nos faz mergulhar de cabeça e adentrar dentro do Horror Cósmico em cada um dos contos do Livro, e você irá duvidar do que há ao seu redor e se isso realmente é uma ficção, pois Eles estão de olho em você desde o seu nascimento, ou até antes disso...

Irka Barrios 13/02/2024

Autora versátil nas diversas vertentes do horror
Abuso, assédio, violência e demais situações que oprimem a mulher são matéria-prima para a literatura de Larissa Prado. Conheço a acompanho a trajetória da autora com muito entusiasmo. Nesta publicação, porém, há algo além dos horrores da realidade. Os contos de "Criaturas em Branco" flertam com o horror cósmico, mostrando a versatilidade de Prado. "À deriva no absurdo" e "Sinos da tormenta" me pegaram de jeito, como os bons contos fazem.

Suruassossaurus 09/01/2024

O que vem como luz pode ser o maior dos perigos
Um livro de horror cósmico escrito por uma brasileira. Como resistir? Foi assim que me vi interessado neste livro.

Larissa Prado é habilidosa em sua escrita ao retratar estranhos seres que aparecem em seus contos. Presentes em vários contos, estes seres pálidos, imersos em mistérios e definitivamente não humanos parecem ter acesso ao nosso mundo sob determinadas circunstâncias ou limitados a algumas localidades. Independente do que estimula suas aparições, definitivamente me causaram uma forte impressão de insegurança.

Outro elemento presente nos contos são os protagonistas que, sem sequer entender como, chegam a lugares que parecem ser algum tipo de outra dimensão ou realidade (algo semelhante a Sete Além). Seja refletindo no quarto ou realizamdo um trajeto mundano, me peguei imaginando o quão desesperador seria passar por isso tendo de lidar com a desorientação espacial e mental e o desespero nascido da estranheza.

Estes dois elementos acima foram os quais mais me chamaram a atenção e me fizeram desejar que o livro tivesse algumas centenas de páginas com histórias que me permitissem sentir mais deste vislumbre mórbido.

Há ainda alguns outros antagonistas, sendo a criatura de A Coisa no Poço a qual mais me marcou devido a sua origem pouco compreensível e a atmosfera de manipulação e mistério. Os demais contos tem a mesma qualidade, porém não me prenderam tanto no enredo. Atribuo isso mais aos meus gostos pessoais do que a qualquer outro motivo.

Tendo alguma bagagem de leitura de Lovecraft, reconheço a inspiração que a autora teve e me enche de prazer poder ler algo novo neste tipo específico de horror, principalmente por ter sido escrito por uma brasileira. É uma tristeza os contos serem curtos. Li o livro todo em um único dia e permaneço com a sensação de "quero mais".

Por um acaso vi o anúncio do financiamento coletivo desse livro. Foi a primeira vez que participei de um e, além dos brindes, é muito legal ver meu nome na lista de apoiadores. Com certeza foi um dinheiro muito bem investido. Que venham mais obras!

Ismael.Chaves 09/01/2024

O horror cósmico de Larissa Prado
2024 começou com os dois pés na porta com "Criaturas em branco", o novo livro da Larissa Prado.

Duas vezes vencedora do Prêmio ABERST e autora de vários romances e coletâneas de contos, além de incontáveis participações em antologias, Larissa sempre tem algo novo a dizer. Dona de uma ficção que transita entre o horror gráfico, o absurdo, o onírico e o místico, a autora não esconde suas influências, que vão desde Edgar Allan Poe, H.P Lovecraft e Stephen King até Franz Kafka e Julio Cortázar. Mas, longe de escrever meros pastiches, a autora possui uma voz potente e original, imprimindo a sua própria marca às suas histórias, e ainda assim sempre buscando se reinventar a cada livro. E mesmo o leitor mais fiel (como eu) sempre se surpreende a cada nova história.

Em "Criaturas em branco" (Diário Macabro, 2023), Larissa se inspira em Lovecraft, mas, diferente de muitos autores que se contentam em (tentar) replicar a escrita do criador de Cthulhu e reciclar sua galeria de deuses antigos, a autora capta apenas a essência do horror cósmico e cria sua própria mitologia, com os monstros do título aparecendo em vários dos 10 contos reunidos desse livro.

Entre os meus favoritos, estão:

* “A cidade dos sons” – Em uma cidadezinha localizada em algum lugar do mundo que ninguém mais lembra, a vida de uma comunidade é regida por misteriosas sons e melodias que tocam ininterruptamente, e cuja origem ninguém conhece e todos temem questionar. A cidade é administrada por um grupo de fanáticos religiosos, que mantém um controle rígido sobre os cidadãos, além de um toque de recolher.
Karen se mudou para lá com o marido, mas após um tempo, ele começa a mudar e a agredi-la. Então, ela decide que buscar ajuda. Enquanto isso, o policial Vicente e o Prof. Bergman estão prestes a descobrir o segredo por trás da origem da cidade.

* “À deriva no absurdo” – Um homem em crise decide fazer uma longa viagem, sozinho, de barco para refletir nos rumos de sua vida. Ele passa os dias bebendo no convés, enquanto o barco segue o curso programado no piloto automático. Porém, uma tempestade se aproxima e o mar guarda segredos abissais que nenhum ser humano deveria ter conhecimento. O encontro que o personagem terá mudará sua vida para sempre.

* “A coisa no poço” – Um casal procura desesperado pelo filho no meio da mata e, quando o encontra, percebem que ele está diferente. Enquanto isso, uma dupla de detetives é enviada para investigar um estranho assassinato. Uma mulher afirma ter tido sua casa invadida por “coisas” que devoraram o seu filho. Logo, as duas histórias se cruzam e o desfecho será aterrador.

* “Ameaça invisível” – O protagonista recebe uma ligação da sogra, avisando que sua esposa entrou em trabalho de parto. Imediatamente, ele parte em uma corrida de cinco horas para testemunhar o nascimento do filho. Contudo, algo estranho acontece na estrada. Ele se depara com um garotinho e uma mulher muito ferida que, desesperados, pedem ajuda. Sem entender o que está acontecendo, ele acaba dando carona a eles. Mas o que os está perseguido não vai parar por nada, até que não sobre ninguém…na Terra.

* “Sinos da tormenta” – Esse é o meu conto favorito, e também o mais longo, do livro, misturando folk horror e horror cósmico. Beatriz e Benício são dois irmãos que foram abandonados pela mãe na infância, quando ela fugiu com um guru espiritual. Já adultos, eles recebem uma ligação da matriarca, que deseja encontrá-los. O sentimento entre eles é conflitante, mas decidem ir juntos. Ao chegarem em uma comunidade rural isolada, descobrem que a mãe faz parte de uma misteriosa seita. Estranhos rituais, muitos segredos e mágoas do passado são o anúncio de que….sim, algo vai dar muito errado!

"Criaturas em branco" é o segundo livro da Coleção DM Pocket, da editora Diário Macabro, precedido pela novela "O Porco", de William Hope Hodgson. A edição possui um belo projeto gráfico do editor Pedro H.S Andrade e um posfácio assinado pela editora Nathalia Sorgon Scotuzzi, especialista na obra de H.P Lovecraft, sobre as influências do horror cósmico nos contos de Larissa. Com certeza é um livro que vale muito a pena estar na estante de qualquer fã de horror.

¨Cain¨ 05/05/2024

King//Lovecraft BR
As vezes em uma antologia é possível não se gostar de algum conto. O que não é possível neste livro.
Foi minha primeira leitura de Larissa Prado, e já virei fã da autora.
É um livro que te prende demais. Se não pela atmosfera tenebrosa e assustadora, pela curiosidade. São criaturas excêntricas, a autora teve muita criatividade nessa parte.

O livro é excelente. É bem escrito e tem um rítmo ótimo. Te dando um bom início e te entregando um final asfixiante e cheio de perguntas.

Vou até comprar outro porque o meu amassou nas pontinhas.
10/10