A Noite, a Névoa e o Vento

A Noite, a Névoa e o Vento Ruscello

Resenhas - A Noite, a Névoa e o Vento

Lucielmo.Gomes 28/12/2023

Para tudo! Uma montanha russa...
Ler "A noite, a névoa e o vento" foi um misto de emoções. Li o livro em 3 dias e aos poucos fui revendo comentários sobre tudo que grifei e chamou minha atenção (o que foi muito). O livro começa de forma leve e fluída (na verdade, o livro todo é fluído e dar vontade de ler em uma sentada); a cada página lida vamos ficando apegado a escrita do autor e aos seus pensamentos. Em dado momento somos surpreendidos por alguns acontecimentos, que eu chamaria de CHOCANTES! Não consegui ler o capítulo 5 e confesso que morri de pena de Nicolau. Eu até tentei forçar a leitura, mas meu eu sensível não permitiu ( recordo que coloquei o livro na cama e falei alto "não, eu não posso ler isso de forma alguma. Isso é tortura demais). Pulei para o próximo capítulo e dei seguimento nesse processo. Confesso que amei os capítulos subsequentes. O romantismo, apesar de não ser tão presente no contemporâneo, me encantou. Quem ama, vai amar. Eu amei! Foi como se estivesse lendo "Orgulho e Preconceito" ou outro romance clássico.

Ver o desenvolvimento da relação de Nicolau e Gregório a cada capítulo foi indescritível. É como se estivessimemos crescendo juntos com ele. Bebendo o cálice do autor.

Eu fiquei encantado com com muitas frases e sobre isso meu livro está todo marcado. Teve outro capítulo que também não consegui dar continuidade na leitura, pois foi bem traumático par mim e tive que pular. Fiquei com raiva do autor nesse momento e até pensei "ele chega a ser mais cruel que Jhon Green".

Porém, portanto, graças a Deus que sempre existe um amanhã e nesse caso, especificamente, um novo capítulo! Eu super indico a leitura, só recomendo ter cuidado com os momentos traumáticos rsrs -caso seja sensível igual eu. Pretendo fazer a releitura dele posteriormente.
Ruscello 28/12/2023minha estante
Para mim é uma honra poder ter essa resenha, é digo-lhe, encare os capítulos que pulou, a dor e o sofrimento na História são partes de sua beleza. Sua resenha me foi muito contagiante, confesso que estou feliz em saber que gostou!

@wesleisalgado 18/04/2024

Sempre tentar analisar um livro dentro do seu contexto. Aqui provavelmente quem escreveu tinha muito o sonho de publicar um livro e correu atrás para o que isso acontecesse de alguma forma.

Não sou escritor, mas nunca leio menos de cem livros em um ano há muitos anos, então acho que sei um pouco sobre estrutura narrativa, desenvolvimento de personagens, coerência textual, etc.

Aqui nada disso acontece, acredito que fanfics escritas por crianças de treze anos são mais críveis do que qualquer linha presente nesse compilado. Penoso é um eufemismo para essa leitura.

Por várias vezes me questionei sobre a psique de quem escreveu. Terapia em dia? Alguém pra conversar? Um amigo que seja pra dizer: olha que legal o seu sonho e vontade de escrever, mas vamos então fundamentar esse vontade. Uma faculdade de letras, uma oficina de escrita criativa, etc.

Erivelton 13/01/2024

A Noite, a Névoa e o Vento
A leitura poderia ter durado horas apenas, mas a história era tão envolvente que lia apenas minutos por dia, justamente para que não terminasse.
Nicolau e Gregório, os protagonistas desta história, vivem uma relação de amor, respeito, lealdade e companheirismo dificilmente vistos nos tempos de hoje.
A obra despertou-me emoções e aguçou sentimentos que antes haviam adormecidos.
Vale uma reeleitura, vale 5 estrelas!

ariel.frazao 18/02/2024

A noite, a névoa e o vento
O livro tem uma leitura fluida e cativante, com um romance bem desenvolvido e uma carga reflexiva muito forte! Nos faz refletir sobre o amor e sua distorção nos dias de hoje...