A Vida de Moisés

A Vida de Moisés São Gregório de Nissa

Resenhas - A Vida de Moisés

Calime 20/02/2024

Sentimentos e Virtudes
São Gregório é claro e objetivo em suas palavras, ao mesmo tempo usa as metáforas de forma exemplar, fazendo uso da vida de Moisés, que desde o seu nascimento nos ensina a vida de virtude, virtude essa que foi narrada apresentando a vida de Moisés de forma espetacular, o aprendi foi foi tão grande que chego a não encontrar palavras para explicar o que estou sentindo agora, com o fim desse livro, espero ter um terço da virtude de Moisés e de sua amizade com o Senhor, a fé, esperança, caridade e obediência ao Senhor foram uma das coisas que mais me marcou neste livro. Vale muito mais a amizade de Deus do que a escravidão do mundo.

Larissa.Lima 23/04/2024

Sabedoria!
Este foi o livro da quaresma de 2024 pelo frei Gilson e é perfeito os ensinamentos que a história de Moisés nos passa.
Foi uma leitura lenta, mas valeu a pena!

Flavia.Andrade 24/03/2024

A vida de Moisés
Esse livro me acompanhou durante a quaresma, e realmente como é linda a trajetória de Moisés vista por São Gregório de Nissa, eu acompanhei como estudo, então todas as partes que tinha dúvidas por conta da escrita e tal foi sanada por pregações e palavras da própria bíblia, então digo com todas as palavras, foi bem proveitoso, foi um exemplo e da para tirar muitas coisas de aprendizado e para colocar em prática em nossas vidas hoje em dia como Cristão!!!

" Ensinava com isso que aquele que quer associar-se intimamente a Deus deve ir além de tudo o que é visível e, como aquele que está no topo de uma montanha, precisa elevar sua mente para o invisível e incompreensível, crendo que a Divindade está aonde a inteligência não chega."

Thay 02/04/2024

A vida de Moisés
"Para quem se esforça por uma vida mais elevada, as palavras anteriormente proferidas serviram de alimento para a verdadeira sabedoria. Quem se encontra sem forças para educar-se na virtude não obterá proveito de um discurso mais extenso."

"A perfeição consiste verdadeiramente nisto: em afastar-se da vida de pecado, não por temor servil do castigo, e em fazer o bem não pela esperança do prêmio, negociando com a vida virtuosa com disposição e ânimo interessado e mercantilista, mas consiste em que, olhando mais além de todos os bens que nos estão preparados em esperança segundo a promessa, não tenhamos como temível mais que perder a amizade de Deus, e não julguemos respeitável e amável para Nós se não o chegar a ser amigos de Deus."

HeloDf 05/04/2024

Tratado da Perfeição na Virtude
Um belíssimo material para estudo, escrito por São Gregório de Nissa, antes do ano 400 d.C. Uma obra atemporal para os Católicos, com ensinamentos relacionados ao modo de vida, dogmas da fé Católica e relações entre antigo e novo testamento que são maravilhosas.

Luana.Resende 10/04/2024

Incrível ??
Moises foi um grande servo de Deus! Sua história é apaixonante, alguem que evangelizou, glorificou e viveu os mandamentos de Deus!

Marina 02/05/2024

Tratado de Perfeição na Virtude
Leitura interessante, principalmente pelas metáforas e pelos paralelos entre a história de Moisés e a vinda de Jesus e seus significados.
Como é dado pelo próprio subtítulo, o livro é um convite a uma vida virtuosa e debate bem o assunto.

Não posso deixar de pontuar, porém, que há colocações/perspectivas já datadas na obra, que é do século IV. Além disso, tenho dificuldades com os momentos em que se justificam os assassinatos, como no parágrafo 213. Mate os que pecam e, assim, se consagrem a Deus. Não vejo virtude aí, embora não me incomode a morte dos egípcios no Mar Vermelho rs.

Dito isso, recomendo a leitura para os que se interessam pelo tema.