Os afegãos

Os afegãos Åsne Seierstad

Resenhas - Os afegãos

Ana Caroline 05/03/2024

Os afegãos é uma história real que retrata a vida de 3 afegãos em situações diferentes antes e durante o regime do Talibã. Diferente de outros livros que li que tem como fundo o Afeganistão, a violência nesse livro é mais psicológica, pois acompanhamos sonhos destruídos e vidas deslocadas.
Na parte que acompanha o talibã Bashir, o sentimento de repulsa é vivo pois acompanhamos os sentimentos de fanatismo da parte dele e da lavagem cerebral que a má interpretação de textos religiosos podem causar na sociedade.
A frustração de Ariana nos deixa acabamos, pois uma pessoa brilhante que teria um futuro incrível pela frente e que perde tudo quando estava tão próxima de alcançar.
O sentimento de inutilidade que Jamila enfrenta ao ter que se mudar por questões de segurança e mostra que apesar de todos os problemas, o país materno sempre será especial.
Esse livro nos faz refletir e eu em especial me surpreendi com o final, pois como se trata de vida real, o livro simplesmente acaba sem nos dar mais informações dessas vidas que acompanhamos por tanto tempo.

Carlos.Pery 06/05/2024

Bastante interessante a forma escolhida pela autora para contar a história do Afeganistão, um país cuja população, especialmente as mulheres, vem sofrendo terrivelmente ao longo dos anos, seja pela guerra, seja pelo domínio do Talibã.

Contar essa história do ponto de vista de 3 integrantes da população, de gerações distintas e que ocupam posições diferentes na sociedade, torna o relato mais forte e emotivo.

Gostaria muito de saber como acabará cada uma dessas histórias.