A História da Senhorita Betsy Thoughtless

A História da Senhorita Betsy Thoughtless Eliza Haywood

Resenhas - A História da Senhorita Betsy Thoughtless

Hellen 04/02/2024

Divertida, mas também com uma pitada de drama e intriga, a história da Senhorita Betsy Thoughtless é aquela história que quando acaba deixa um sabor de quero mais. A heroína é uma jovem extrovertida, que leva a alegria em todos os lugares que passa, provocando a inveja entre as outras mulheres e sentimentos poucos inocentes entre os homens, que entendem a sua espontaneidade como libertinagem.
A autora aborda neste livro, assuntos ousados para época como: sexo fora do casamento, gravidez indesejada e adultério.

Luis.Zanatta 05/05/2024

Nossa Heroína!
Que livro bom! Depois de tantos clássicos longuíssimos e sem muita animação contando histórias de mulheres, a História da Senhorita Betsy me impressionou muito! Muita intriga, muita fofoca e traição caída nas costas da nossa heroína, que resolveu tudo com muita bravura!

O livro aborda muuuuuita coisa que não imaginaria encontrar num clássico, Haywood foi bem ?faca na bota? pra escrever esse livro, como prostituição, sexo fora do casamento, traição, gravidez indesejada.

Betsy é astuta, inteligente tem todas as pessoas ao seu redor, dando um pouco de poder de influência (principalmente ela manipulando os namoradinhos na adolescência HAHAHA), mas isso não significa benefício, muitos tentam-lhe ?passar a perna? para ela cair em alguma enrascada, mas a diva continua de pé (as vezes cambaleando KKK) e com a cabeça erguida.

Dando a ideia que Haywood inspirou Burney, e Burney inspirou Austen, percebemos que ao longo dessas inspirações a maneira de falar sobre tabus diretamente ?sem dó nem piedade? e um pouco de ?grosseria?que os personagens tem uns com os outros foi se dissipando, na qual Eliza fala MUUIITO sobre, Burney um pouco menos, e Austen quase nada.

O livro é maravilhoso e tem vários quotes incríveis!!! Quero logo ler ?Amor em Excesso? da mesma autora.

Rafaelle 24/02/2024

Pura diversão!
Ei você, fã de literatura clássica que está um pouco cansado de encontrar mocinhas que ou são ideais inalcançáveis de perfeição ou são humanas que erram mas se lascam por isso (ou seja, morrem). Estou falando com você que não aguenta mais mocinhas sofrendo, que quer mocinhas trambiqueiras, mocinhas empinando moto, mocinhas dando tiro, etc. Esse livro é pra você mesmo!

Betsy Thoughtless é uma das mocinhas mais interessantes que me deparei nos últimos tempos dentro da literatura dos séculos XVIII e XIX. Uma mocinha que é uma completa antítese em si mesma. Betsy é vaidosa. Muito vaidosa. Seu passatempo favorito é partir corações de homens que se jogaram aos seus pés. Mas ao mesmo tempo que flerta inconsequentemente, ela é uma grande defensora da virtude. E enquanto brinca com os homens, ainda mantém dentro de si uma gigantesca ingenuidade.

Sob a influência da esposa de Mr. Goodman, seu guardião, sua propensão à futilidade é alimentada. E nem mesmo quando Mr. Trueworth, um homem de cárater nobre e honrado se apaixona profundamente por ela, Betsy age de forma mais ponderada. Suas atitudes impensadas levam nossa mocinha a enrascada atrás de enrascada, muitas vezes sendo salva apenas por golpes de sorte gigantescos. Mas talvez Mr. Trueworth não esteja disponível para sempre e talvez nossa mocinha precise cair do cavalo para finalmente deixar seu coração ser fisgado pelo amor.

Gente, que livro divertido! Betsy nos deixa de cabelo em pé com as confusões que se mete, com as atitudes erradas, com a dificuldade de enxergar onde está errando e acertar seu curso. Mas enquanto nos enlouquece, Betsy também nos cativa com sua alegria contagiante e sua generosidade. E de brinde temos um romance que nos deixa torcendo muito para que o casal se acerte mesmo quando parece que tudo vai desandar completamente.

Eliza Haywood nunca estava para brincadeira quando escrevia e esse livro trata de uma série de assuntos que nem sempre vemos ser tratados sem rodeios nos clássicos, especialmente por autoras mulheres. Sexo fora do casamento, adultério e gravidez são assuntos abordados abertamente em meio às peripécias da nossa mocinha. E ainda traz uma importante discussão sobre virtude e reputação. Eliza expõe uma sociedade capaz de perdoar uma pessoa não virtuosa mas de reputação impecável mas que jogará na fogueira uma pessoa de virtude se houver uma mancha em sua reputação.

Confesso que fiquei um pouco assustada com o tamanho do livro quando comecei, mas terminei a leitura com um gostinho de quero mais! A história da senhorita Betsy Thoughtless tem tudo que um bom romance precisa: diversão, suspiros, amadurecimento e reviravoltas! Esse com certeza é um dos melhores livros que a Pedrazul já trouxe no Clube de leitores e dificilmente acho que algum livro do Clube vá superar esse livro tão cedo! Amei demais!

Ah, e concordo com uma nota da autora presente no livro: o último capítulo é o melhor!

ramiromat 19/02/2024

Que aventura maravilhosa. A virtude pode trazer seus percalços, mas o momento da recompensa vem e é explêndido.
Uma história que começa sem muitas esperanças: aquele típico caso da moça que flerta e é honrada por duelos. Mas, sendo, de certo modo, ingênua, se leva pelo lado bom das pessoas e acaba se tornando alvo das más línguas, principalmente das que lhe eram mais queridas (só pra ela mesmo pq a Flora é uma víbora, e teve o fim que mereceu. Um ser que sempre viveu nas sombras e quando saiu para a luz, mostrou a ruindade).
E tudo resulta em perdas de todos os lados. Mas como foi bom, para a Betsy, esse amadurecimento e compreensão. Até mesmo perder o amor da vida e se casar com um marido mesquinho. E no final conseguir a felicidade. Ela vem, de um jeito ou de outro.
Recomendo.

Camila 23/02/2024

QUE LIVRO FANTÁSTICO!
que delícia foi ver a vida da senhorita Besty. em alguns momentos fiquei morrendo de raiva pelas atitudes vaidosas e de poucas responsabilidades afetivas ela teve. confesso que o que gerou para ela, foi fruto de suas próprias atitudes.
miss flora teve o fim que merece, embora gostaria que ela tivesse tido mais kkkk.
fiquei completa triste com o desenrolar da vida de miss Besty, mas a cada capítulo meu coração ia criando esperanças novamente.
foi incrível o final que ela teve. ela só foi merecedora de um amor, quando soube o valor que é amar.

@ruthlunang 13/02/2024

Mais drama que em Maria do Bairro
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto eu amei esse livro!

Miss Betsy é muito vaidosa e acha que a a melhor coisa na vida é receber atenção de muito pretendentes, sem nunca de fato se apaixonar por nenhum deles. Desse jeito ela acaba brincando com os sentimentos de muitos homens e também se envolvendo em situações que poderiam ser facilmente evitadas se ela não fosse tão inconsequente. Ainda assim, com muita sorte e dependendo muito do seu bom senso, que apesar de tudo ela possui, ela conseguiu se livrar da ruína em muitas ocasiões.

Por achar que se apaixonar seria uma fraqueza, ela acaba afastando Mr. Trueworth que estava muito apaixonado por ela. Por mais que tenha bom senso e considere a falta de virtude um pecado horrível, ela continua arriscando a própria reputação até que seus irmãos e amigos conseguem convencê-la de que se casar é a melhor alternativa pra uma pessoa com seu espírito. Porém ela entra em um casamento sem amor dos dois lados e seu marido se mostra um homem mesquinho.

Ver a evolução dela pode parecer penoso, porque miss Betsy apesar de compreender que errou, segue cometendo erros muito semelhantes, o que torna a história um pouco repetitiva. Mas eu particularmente não me cansei de ver uma pessoa teimosa como ela cair do cavalo tantas vezes até entender que precisava mudar de comportamento. E ela acaba pagando pelos múltiplos erros cometidos em um casamento horrível.

Além da história dela, foi muito satisfatório acompanhar as intrigas de outros personagens, principalmente de miss Flora, que é uma personagem muito controversa por ser bastante propensa a enganar os outros pra conseguir o que quer.

Enfim, nesse livro acontecem coisas demais e é impossível se entediar com ele. Recomendo demais!!!

Geovanats 30/03/2024

5 vaidosas estrelas!!
Esse livro começa devagar, com a autora nos apresentando as personagens e suas vidas, e achei um pouco cansativo essa parte (até cerca da pg 150), mas a autora, aos poucos, vai acrescendtando intrigas, vilãos, mal entendidos e ficamos grudadas no livro e no desenrolar da história até o fim. Nossa protagonista tem qualidades, mas também defeitos, e esses defeitos predominam em sua personalidade a tornando fraca e boba uma parte do livro e confesso que fiquei muito irritada com ela ao mesmo tempo que torcia para ela abrir os olhos, acordar e se permitir ser feliz. Só posso dizer que demora, mas ela afinal entende a mensagem da vida. Um excelente livro, com personagens bem desenvolvidos com sentimentos críveis e uma trama com bastante entretenimento.