Filhas de Esparta

Filhas de Esparta Claire Heywood

Resenhas - Filhas de Esparta

Licre 21/06/2023

É bom..
O livro é bom mesmo, bem escrito, personagens bem construídos, mas o enredo deixa a desejar. Se tratando de duas mulheres gregas, o grego mesmo era só formalidade. Mal se falou sobre as responsabilidades de uma mulher grega da época ou como eram suas vidas, o que poderia ter acrescentado e muito para a história.
Entendi todas as motivações dos personagens mas foi fraco. Com uma tantos possíveis dramas envolvendo a Grécia x Tróia, ficou apenas nos por menores particulares de duas mulheres, que poderiam estar na Grécia ou em qualquer outro lugar com reinos.
É bom, mas poderia ser incrível.

y2024 06/04/2023

Muito bom mas a escrita é lenta
A história é boa. A Nestra é uma personagem incrível e foi o que me segurou por todo o livro. Gostei do desfecho para ambas as irmãs. Nota 4 pelo roteiro, mas não leria de novo.

Msouzarc 28/03/2023

"Com lábios silenciosos ela fez uma oração aos deuses. Para que tivesse feito a escolha certa. Para que o futuro fosse mais simples. Para que seus filhos ficassem seguros. Por fim, orou para que sua nova vida fosse abençoada e feliz, tanto quanto qualquer vida poderia ser."

Claudia Cordeiro 26/02/2023

A história nunca contada das mulheres de Esparta, Micenas e Troia
Recomendadíssimo! Só que é uma versão final diferente do filme. Creio que o livro se ateve mais à realidade? Para mim, como mulher e mãe, sofri mto com os acontecidos com as mulheres deste livro. Por mim o livro poderia ter 500 páginas a mais e falar de Aquiles, Pátroclo nem foi mencionado, mas esse não era o objetivo da autora. Ela quis nos contar a vida de Helena de Troia e de Kitmenestra de Micenas, ambas originalmente de Esparta. E o conseguiu MAGISTRALMENTE.

Catarina129 25/02/2023

Para quem tem estômago
Sempre gostei muito das histórias gregas e pela primeira vez parei para me perguntar o que teria acontecido com as mulheres que foram citadas mas silenciadas ao decorrer dos contos propagados, e o livros trás isso. A gente ignora o lado "perdedor" da história pq o "vencedor" enfeita até demais o que teve de fazer pra vencer e o que fez logo após isso. O que aconteceu com kassandra, irmã de Paris... Homens fazem o que querem e nunca serão punidos ou vistos como errados, guerra de Tróia nada teve a ver com a Helena, só usaram ela como bode expiatório, se desse errado ia cair em cima dela, e se desse certo o que deu errado ia cair como culpa dela de qualquer jeito.

Bia 11/10/2023

Filhas de Esparta
Uma história sobre a famosa Guerra de Tróia, vista pelo ponto de vista da Helena e da Nestra (passei o livro todo e não consegui falar o nome dela, então fica pelo apelido mesmo). A história fala muito sobre o quanto as mulheres eram "meros objetos" e na verdade, pelo que eu vi no livro (não tem como saber como foi na realidade) tudo poderia ter sido evitado se apenas tratassem as mulheres como seres humanos ?????

Hélen Gomes 20/09/2023

Ainda pensativa.
Finalmente consegui terminar ele ontem a noite, não é um livro tão extenso, um pouco mais de 300 páginas. Eu demorei bastante para terminar ele, levou mais de um mês, mas também dado o fato que li outros livros no meio do caminho.
É uma releitura da guerra de Troia, mas com o foco nas vidas de Helena e sua irmã Klitemnestra. O livro traz luz a criação / infância das irmãs e toda a trajetória que levou ao acontecimento da guerra e seu desfecho.
Não é uma leitura fácil, traz os pontos das tradições da época, a submissão das mulheres a seus pais e maridos, mas também a força das mesmas para sobreviverem e lutar por seus filhos e sua vida. Por enquanto é isso, ainda estou digerindo a história em si, para poder formalizar a minha opinião sobre o livro.
Para quem gosta de uma releitura com outros pontos de vista é recomendado, mas se você não curte uma escrita mais formal ele não vai agradar.

Juliana990 30/12/2022

Gostei de ver ficção misturado numa história conhecida. Ainda mais sendo contada na visão de duas mulheres? agradeço por termos evoluído e triste pelo que muitas passaram. Indico!

Márcio 04/02/2023

Um livro bom, não excepcional, talvez por eu ter esperado mais cenas de batalhas. Esta releitura mostra o ponto de vista de Helena, a mulher que deu causa a guerra de Tróia e Climinestra, sua irmã, casada com Agamenon, o líder grego.

Luciana 13/07/2023

Que livro incrível!

O livro traz voz às mulheres da época.

O que pensavam? O que sentiam?

Vale a leitura.

Paulinha 17/09/2023

Um novo ângulo
Um história muito conhecida por um novo ângulo, aqui temos a visão de Helena e de klitemnestra sobre a guerra e sobre o mundo em que viviam.
Claro que dá muita raiva ver como as mulheres eram tratadas, sem nenhum propósito além de ter filhos, troféus de guerra, enfim...
Mas é interessante viver e estar com elas, a visão delas do mundo.
Vale a pena a leitura

Zaz 15/05/2023

Pra mim foi impossível nao amar essa leitura Maravilhosa. A autora fez uma releitura linda de duas mulheres que estavam silenciadas.

Novo livro favorito

mikakuamoto 28/10/2023

Resolvi ler esse livro pois gosto muito de mitologia grega e achei interessante entender a história pelo ponto de vista de duas mulheres.

Durante todo o livro senti muita pena, tanto da Nestra quanto da Helena, tudo que elas sofreram durante a vida, mas fiquei feliz pelo final, pois deu a entender que elas finalmente conseguiram ser um pouco mais felizes...