O que poderia ter sido

O que poderia ter sido Holly Miller

Resenhas - O que poderia ter sido

Clara Fernandes 27/05/2024

#As vezes o destino nos confunde...
Nessa história maravilhosa, Holly Miller nos apresenta Lucy, nossa protagonista, que embarca em dois futuros possíveis partindo de uma decisão.
Acompanharemos onde suas escolhas a levarão e também veremos de perto a influência dessas mesmas escolhas na vida dos que a cercam.
Buscar seu sonho e viver um novo amor em sua pacata cidade, ou uma vida na badalada Londres revivendo seu amor do passado?
Uma narrativa que nos faz refletir sobre a vida, ciclos, decisões e sobre tudo o destino.
Aquele momento que nos perguntamos.: "E se"?

Ally 26/05/2024

Dois caminhos, duas escolhas e a descoberta de si mesma.
O livro é repleto de pontos altos que nos fazem parar e pensar sobre momentos e situações na vida e suas consequências. Há reviravoltas inimagináveis que me pegaram e me fizeram prender a respiração e falar: "o quê? Não acredito. Não pode ser!"
Amo livros assim, que a história nos prende e precisamos desesperadamente saber o que vem a seguir.
Personagens muito bem construídos, com descrições incríveis de todo o cenário e na medida certa. Confesso que a Lucy me irritou em alguns momentos, quando a autora pegou determinada situação e "jogou do nada" no meio de um trecho que pra mim, não fez sentido, afinal, o outro personagem não havia deixado o "elefante rosa" no meio da sala entre eles dois. Mas nem isso deixa a história menos interessante e gostosa.
Um livro que trata de assuntos bastante atuais e que precisam ser falados, traumas, consequências de certas escolhas, traições e aquele dilema que todos nós passamos quando desistimos de algo: "e se eu tivesse...". "E se" está bem presente e nos faz refletir sobre várias questões.
É uma leitura inteligente e personagens que poderiam sim, ser parte da nossa vida real, pois são tão reais que poderiam ser aquele nosso amigo, vizinho, irmão... algum deles vai lembrar alguém que passou ou está na sua vida.
Eu mesma me vi em várias situações. Lucy com seu sonho de escritora, com seu romance mal resolvido. E escolhendo entre 2 caminhos, 2 escolhas.
Juro, você não pode deixar de ler.
Nota: 4,5/5. ????????

Beatriz.Seigneur 16/05/2024

E se?
E se tivéssemos seguido pela outra opção?
Mudaria essencialmente tudo?
Mudaria o mais importante, significativo?
Como isso alteraria o nosso redor?
O que é para ser, será de uma forma ou outra?

É disso que se trata o livro.

Deu ressaca literária.

É claro que tenho meu final preferido.

Não gosto de dor, sofrimento, términos definitivos.

Larissa 15/05/2024

Leitura leve, às vezes até demais
Fazia um tempo que eu não lia esse estilo de livro, então não sei se o livro só não faz mais o meu estilo ou se a história é realmente meio parada.

Eu até li rápido, parecia um filme de romance da Netflix (inclusive poderia virar um) mas senti que faltou mais emoção da história.

A reflexão proposta pela questão das decisões na vida está lá, mas não sei... só não me pegou muito. Acho que tem muitas pessoas muito boazinhas, acho que foi isso, não sei. E talvez essa seja a intenção e tudo bem. De qualquer forma, é um bom livro para ressaca literária.

lorenascimenezes 01/05/2024

Perfeito!
Livro perfeito! Chorei demais nesse livro. História incrível. Me apaixonei pelos personagens e fiquei furiosa em algumas situações.

Agatha.Richele 14/04/2024

Começo dizendo que o meu favorito é o Caleb.
Me identifiquei bastante com a personagem, o que é um pouco estranho. O livro é bom, mas senti que ele foi perdendo o sentido no final das coisas.

Mariana.Margato 14/04/2024

Achei a proposta do livro diferente dos que eu estou habituada a ler. O fato de ser duas histórias dentro de uma me fez ficar pensativa sobre como as atitudes que tomamos moldam nossa vida.
Toda ação tem uma reação e não significa se seja certo ou errado?apenas diferente.

Demorei um pouco para engrenar na leitura mas que bom que persisti pois no final valeu a pena

Juliana ;* 14/04/2024

Dois grandes desafios
Um livro que escolhe nos contar duas possibilidades na vida de uma mesma pessoa, tem dois grandes desafios.

O primeiro é desenvolver uma protagonista carismática e interessante o suficiente para ocupar duas narrativas sem que você fique enjoada ou cansada. Isso, pois quando acompanhamos a história de um protagonista em uma possibilidade apenas, vamos acompanhando o processo de amadurecimento dele ao longo do tempo. No caso deste livro, a fase imatura dura o dobro.

Outro grande desafio é apresentar duas histórias que não sejam tão rasas, mas que também não sejam tão complexas, porque você não vai conseguir se apronfudar nas duas de maneira equilibrada e isso pode gerar uma sensação grande de frustração, principalmente se essas duas histórias não possuírem finais individuais e se no final das contas, os dois caminhos levassem para um destino só.

Comigo não funcionou tanto assim (teria funcionado menos ainda se o meu personagem favorito fosse o outro), mas tenho certeza que funcionará para muitas pessoas.

Dani 06/04/2024

Somos a soma de nossas escolhas?
Esse livro foi escrito de maneira tão sensível que me impactou muito. Os personagens são reais, cheios de defeitos e decisões erradas. Muito interessante a premissa de contar a história de Lucy se ela tivesse escolhido ficar e conhecer uma pessoa nova ou se ela mudasse e desse chance para o ex namorado que não via a 10 anos. Muito engraçado como apesar da escolha inicial ser diferente, de uma maneira ou de outra, a chegada caminha para algo parecido. Entretanto, um caminho é cheio de aprendizagem, crescimento pessoal e emocional de Lucy, perdão e maturidade. Acho que não é porque o caminho se tornou mais difícil que necessariamente é o errado. A vida é feita de escolhas, e que bom que temos a certeza que independente de qual escolha fizermos, temos uma vida inteira pra recomeçar, aprender e principalmente se perdoar!!

mariana 03/04/2024

Eu gosto muito de histórias "o que poderia ter sido?" pq, bom, sou uma jovem querida ansiosa que passa 20h/dia pensando "e se?". então, quando li a premissa desse livro, esperava algo meio "em outra vida talvez", mas fiquei feliz que não foi.
a questão desse livro, pra mim, é a frase "o que tiver que ser seu, vai achar o caminho pra você". eu sou desacreditada demais no destino, alma gêmea etc mas foi muito legal ler que fatos aconteceram nas duas escolhas de vida (os pais no retiro espiritual, a melhor amiga e o cara que se muda). no fim, estou me acostumando a acreditar que "tudo que é seu vai vir pra você" e foi bem legal ler isso num livro.

NO ENTANTO, de que adianta fazer livro mostrando o desenrolar de duas escolhas se uma é um conto de fadas e outro é o inferno?
a vida dela com o max é completamente fora do personagem. ela mal foca no livro, ela trabalha igual uma corna (tal qual no primeiro trabalho), entre outras mil coisas. fica muito fácil acreditar quem é a alma gêmea dela se um cara fornece uma realidade linda e maravilhosa e o outro é o completo oposto!!!!
acho que faltou desenvolver melhor.

fora isso, boa leitura, fiquei envolvida e esqueci da vida 10/10

Jessica.Virgens 02/04/2024

Esse livro é 5 estrela para muita gente, não tenho dúvidas, a escrita é boa, a proposta é legal, a história é interessante...

Mas não funcionou para mim.

O livro no contexto geral é bem legal, mas a Lucy é extremamente imatura. Por diversas vezes me senti lendo um New adult, porém ela é uma personagem em torno de seus 32 anos.
Seus pensamentos e atitudes de ciúmes se repetindo e insistindo em diversos momentos foi muito cansativo e o problema dela em fazer terapia me deu nos nervos.
Os mocinhos, em contrapartida, são bem escritos, tem personalidades bem diferentes, mas são maduros, apaixonados e determinados. Tratam a Lucy muito bem a todo momento.

Quando o livro começa a ficar bom e a personagem principal apresenta pontos de maturidade, volta a desandar... Em uma linha do tempo, nada de terapia, a forma do amor cura os traumas... Não gosto.
Na outra, uma resolução, na minha opinião, desnecessária, que reforça a imaturidade dela e pior, utiliza de recursos como uma boia salva-vidas para Lucy seguir em frente.

Definitivamente não funcionou para mim.

Essa é a melhor forma que posso falar sem dar spoilers do final.

Recomendo? Sim. Mas vai depender do seu perfil de leitura

E espero que seja Lucy o nome da protagonista, porque eu sou mestre em esquecer e eu não voltei no livro para olhar. ?

Eduarda 27/05/2024minha estante
Nossa! Disse tudo! Terminei ontem e fiquei tão decepcionada? poderia ter sido tão melhor!
Luce é uma chata e imatura! 100or!! E o q aconteceu com ela na Austrália? A pessoa só falou pra melhor amiga? Oi? Aff
Achei tudo tão raso, tão sem emoção, sem conexão?
Eu gostei tanto do outro livro da autora? ?

Ariane 01/04/2024

Interessante imaginar tudo o que poderia ter sido!
Demorei demais pra ler esse livro por alguma razão que não consigo identificar, já que gostei muito dos caminhos que a história leva.

As duas linhas paralelas da vida da Lucy são bem diferentes, mas é realmente muito interessante entender o efeito borboleta, e que existem coisas que estavam destinadas a acontecer mesmo, e outras que não.

Até agora não sei se sou team Max ou Caleb kkk a gente sofre junto com a protagonista! No final, ainda acredito que a Lucy estava destinada a ficar com uma pessoa específica... Quem leu vai saber! E na linha do tempo "ficar" a única coisa que me incomodou foi a Lucy nunca ter descoberto o segredo a Tash e do Max (não vou dar o spoiler), achei sacana kkk

Fora isso, leitura gostosa, emocionante, bastante drama familiar, realista! Recomendo!