O Incrível Homem que Encolheu

O Incrível Homem que Encolheu Richard Matheson

Resenhas - O Incrível Homem que Encolheu

Francisco 01/09/2021

Uma ótima seleção de contos de Richard Matheson
Publicado em 1984, esse livro consiste em uma reunião de contos de Richard Matheson publicidados em muitas revistas e antologias nos anos 1950, 1960 e 1970, que vão do fantástico aos limites do suspense e do horror. Dentre tais contos temos:

O INCRÍVEL HOMEM QUE ENCOLHEU (The Incredible Shrinking Man)
Inexplicavelmente Scott Carey começa a encolher de forma gradual e terá que enfrentar as ameaças de um mundo em perspectiva maior ao tornar-se pequeno. Mas o que realmente lhe preocupa é o que acontecerá quando seu tamanho chegar a 0 cm. A razão para o contínuo encolhimento de Scott é revelado no final.

PESADELO A 20.000 PÉS (Nightmare at 20,000 Feet)
Arthur Wilson está a bordo de um voo de negócios para Los Angeles que terá uma duração de oito horas quando ao olhar pela janela vê um homem sabotando um dos motores do avião. Então, Wilson deverá encontrar uma forma de salvar a tripulação.

O TESTE (The Test)
O governo está controlando problemas de superpopulação com um teste para idosos. Aqueles que não são aprovados são mortos. Então Leslie tenta ajudar seu pai Tom de oitenta anos a se preparar para o teste, mas Tom tem um triste fim.

O HOMEM DOS FERIADOS (The Holiday Man)
David trabalha em uma empresa que secretamente modifica dados de mortalidade em feriados, mas seu trabalho passa a interferir em sua vida.

MONTAGEM (Mantage)
Owen Crowley faz um pedido para que sua vida passe rápida como um filme e se vê com inúmeras consequências em seu futuro.

O DISTRIBUIDOR (The Distributor)
Theodore Gordon chega à rua Sylmar e começa a espionar seus vizinhos a medida que cria contendas entre eles, porém Gordon passa por um vizinho atencioso e prestativo.

APENAS COM HORA MARCADA (Dying Room Only)
Wyler e a haitiana Maria são donos de um salão de cabeleireiro que atende apenas com hora marcada, mas praticam vodu com seus clientes.

A CAIXA (The Box)
Norma e seu esposo Arthur recebem um pacote de um homem misterioso chamado Steward com um dispositivo com a seguinte proposta: apertar um botão e ganha 50 mil dólares, mas um desconhecido morre em algum lugar do mundo.

ENCURRALADO (Duel)
Mann está dirigindo por uma rodovia a caminho de São Francisco quando é perseguido por um motorista de um caminhão reboque que deseja lhe matar.

XÔ, MOSCA (Fly)
Pressman é um homem de negócios que se vê perturbado pela presença de uma mosca em seu escritório enquanto aguarda uma reunião.

As situações em que os contos são narrados são muito incomuns, que vão desde a ficção científica até os limites do horror psicológico. Quanto à escrita de Matheson, pode-se dizê-la bastante direta e detalhista na maioria das vezes (o que me lembra um pouco o estilo de Ray Bradbury em "O País de Outubro"). Como todos os livros de contos, há alguns que apresentam-se melhores que outros. No entanto, em minha concepção esse é um dos poucos livros de contos que li com histórias tão boas, com uma escrita simples e ágil e o que talvez possa desagradar algum leitor é a extensão do primeiro conto por mais de duzentas páginas. Os contos que mais me agradaram foram "O Distribuidor", "Encurralado" e "Pesadelo a 20.000 Pés", já os que menos me agradaram foram "O Homem dos Feriados", "Montagem" e "O Teste". Destarte esse é um livro essencial aos admiradores de suspense psicológico, de horror e até mesmo de uma ficção científica mais leve e deixo aqui a minha recomendação.
Flávia Menezes 01/09/2021minha estante
Fascinante sua resenha. ??

Francisco 01/09/2021minha estante
Obrigado! ;)

João Lucas 30/06/2020

Um grande clássico
Achei a história sensacional. A mudança entre passado e presente deixou o enredo fluir e os perigos que o personagem principal enfrenta a partir do momento que está encolhendo são assustadores, sério!
Confesso que enquanto lia a obra me peguei pensando no Stephen King e não foi a primeira vez que isso aconteceu lendo um livro do Richard Matheson. Acho a escrita dos dois bem parecidas, as frases sarcásticas, a construção dos personagens... E digo: se você quer saber porque Stephen King virou o escritor que é hoje, você deve ler Richard Matheson, o pai literário do King.
Por fim, os contos que compõem o livro também são bons. Destaco alguns como: Pesadelo a 20.000 pés, o teste, o distribuidor, encurralado e xô, mosca!

pauloleandrox 29/08/2023

Uma história de horror interessante
Como diz Stephen King no prefácio, uma história diferente de todas as outras, uma aventura muito interessante.
Vale a pena.

O Tolo de Amarelo 13/04/2023

A criativadade tem um nome
Matheson é absurdamente criativo.

Incrível como seus contos conseguem ser tão cativantes, tão profundos e tão cheios de originalidade.

Pesadelo a 20 mil Pés é uma obra prima do terror Que eu guardo com muito carinho.

Uma coletânea muito boa e diversificada. Recomendo bastante!

Bell 04/05/2021

Re#Lido
Eu tinha cerca de 14 anos a primeira vez que li este livro. Desde então já reli algumas vezes.
A escrita de Matheson me agrada muito, me lembra King, e esta edição tem contos incríveis, como O encurralado, Pesadelo a 20.000 pés, A caixa, O teste e a obra prima O incrível Homem que encolheu.
Queria um livro pra dar uma relaxada na mente, e este cumpriu bem seu papel.
Agora vamos pra próxima leitura!

Flavio Assunção 08/02/2013

O que você faria se de repente, sem motivo aparente, você começasse a encolher e se sua mulher e filha se tornassem gigantes inalcansávéis. Pior ainda: e se você não fazer ideia do que lhe espera quando chegar no 0 cm e conviver dia a dia com possibilidade de sua vida simplesmente deixar de existir? Esse é o drama de Scott, em "O Incrível Homem Que Encolheu", livro angustiante de Richard Matheson. O nome pode parecer até bobo ou mesmo cômico em um primeiro momento, mas sua história vai muito além disso. É perturbadora, é cruel. Sentimos na pele o pesadelo vivido por Scott e tentamos imaginar o tempo todo até onde tudo vai dar.

Vale destacar que, após uma breve introdução, a narrativa se inicia já com Scott com seus restantes milimetros de seu tamanho. Entre uma situação de desespero e outra - que vão desde a escassez de comida a uma fuga de uma enorme aranha -, ele vai tendo flashbacks dos momentos que o levaram até ali. Desde os primeiros centímetros perdidos até o presente momento.

Um dos momentos mais dramáticos são os diálogos e tensão crescente entre ele e sua mulher, que tenta fazer o melhor, mas que, em determinado momento, não o vê mais como marido devido ao seu tamanho pífio. Afora isso, outras muitas situações por quais passa Scott são simplesmente de darem dó.

"O Incrível Homem Que Encolheu" é um livro bom, agradável. Certamente da altura deste grandíssimo autor. Outros contos fazem parte desta obra, mas nenhum merece muito destaque, com excessão dos contos "A Caixa" e "Encurralado". Por mim todos os outros são desnecessários, daí a nota dada - apenas três estrelas. No mais, vale e muito a pena pela história principal. Não perca.

Cyn 27/12/2010

A Caixa
Quem cresceu, como eu, assistindo episódios de Além da Imaginação certamente deve lembrar do episódio "A Caixa".

Acho que foi o melhor episódio que assisti dessa série. Gostei tanto que, ficava sempre torcendo para ser reprisado e fazendo propaganda dele para os amigos, mas só consegui rever muitos anos depois com a chegada do YouTube.

Sou fã do Richard Matheson há bastante tempo, desde que li "Em Algum Lugar do Passado" e mais ainda depois que comprei em um sebo um livro chamado "Eu Sou a Lenda" que foi publicado originalmente pela Francisco Alves (também, pela mesma editora, com o título "A Última Esperança da Terra") e que na época pré-Will Smith ninguém conhecia e estava super esgotado.

Assim foi com bastante animação que escolhi esse como o primeiro conto a ser lido no livro. Comecei a ler e... DECEPÇÃO. É aquela velha história, quanto maior a altura, maior é a queda...

A premissa é basicamente igual. Um casal recebe de presente uma caixa de madeira simples com uma tampa de vidro. Nessa caixa há um botão e lhes é dada uma expllicação sobre o funcionamento da caixa. A pessoa que apertar o botão deve ficar ciente que ao fazê-lo causará a morte de uma pessoa que não conhece e ao fazer isso receberá certa quantia em dinheiro (U$50.000,00 no conto e U$1.000.000,00 na série) sem maiores burocracias.

Bom, não dá para continuar a falar sem começar com spoilers, então se você não viu a série nem leu o conto pare por aqui e, eu recomendo, veja o episódio ANTES de ler o conto...

SPOILERS

Segue-se então toda uma discussão ético-filosófica do casal sobre apertar ou não o botão e sobre quem poderia morrer caso apertassem o mesmo.

Por fim, meio que sem acreditar na história da caixa a mulher aperta o botão. É nesse momento que o conto e a série se dividem.

Na série imedatamente batem na porta e a pessoa que explicou o funcionamento da caixa paga U$1.000.000,00 para a mulher, recolhe a caixa e se prepara para ir embora. A mulher então pergunta o que ele fará com a caixa e recebe a resposta "Ora, irei entregar para outra pessoa...". Quando ela pergunta para quem a caixa será entregue ele responde que não pode dizer, mas que garante que é alguém que ela não conhece. É então que toca o tanananananana da série enquanto ela entende as conseqüências.

No conto, após apertar o botão a mulher recebe um telefonema avisando que o marido sofreu um acidente e morreu. Ela lembra então que ele tinha um seguro de vida de U$25.000,00 cujo prêmio dobrava em caso de acidente. Quando a pessoa que lhe entregou a caixa liga para saber se ela recebeu o dinheiro e ela reclama dizendo que deveria morrer alguém que ela não conhece recebe a resposta "E você realmente achava que conhecia seu marido...".

Pois é, mediano esse final e além de tudo ainda achei meio "A Pata do Macaco" do W. W. Jacobs, repaginada sem os outros dois pedidos.

Enfim, acho que a decepção maior foi saber que quem transformou a história de mediana em sensacional foi um roteirista do Além da Imaginação. Esperava mais do Richard Matheson.

Ah sim! Esse conto rendeu ainda um filme bizarramente ruim, passado nos anos 70 com a Cameron Dias. Para descrever o que achei do filme, em poucas palavras, só mesmo usando uma expressão que um amigo adora: É CILADA BINO!

Cyn 27/12/2010minha estante
Depois que publiquei a resenha fiquei matutando sobre o roteirista do Além da Imaginação que deu um final sensacional ao A Caixa e fui ver o nome do tal e é ninguém mais, ninguém menos que o próprio Richard Matheson.
Enfim, diminuiu a decepção... Ele pensou em um final melhor e usou esse final em outra mídia.

CLEUSA 30/03/2011minha estante
Oi, eu gostaria que me passasse o endereço de onde você viu o episódio no Yutube. É possível. Sou fã de ambos Matheson e além da imaginação.rsrsrs

PATI 22/02/2013minha estante
esse filme...dá aquela sensação de vergonha alheia...como filmaram algo tão ruim! O conto tbm achei meia boca, mas o filme é PÉSSIMO!!!

David 03/07/2013

Para mim, um dos maiores livros de horror de todos os tempos
Esta é uma obra prima não apenas de Richard Matheson e sim uma obra prima da ficção científica. Considerado por Stephen King (e por mim) como um dos dez maiores livros de horror de todos os tempos.
O romance conta o drama de Scott, um homem que, depois de ser atingido por uma estranha névoa durante um passeio de barco, começa a encolher literalmente, ao ritmo de alguns milímetros por dia.
Matheson constrói com maestria uma personalidade redonda para Scott, que antes mesmo do acidente, era um homem inseguro e cheio de fraquezas e que não encontrara seu lugar no mundo. Humilhado diante de sua condição bizarra, ele não se deixa ser ajudado, e se empenha em sustentar seu orgulho, apenas para ser humilhado ainda mais.
A narrativa salta entre Scott com um centímetro de altura e diminuindo, preso no porão de sua própria casa, em busca de alimento para sobreviver, e os incidentes que enfrentou enquanto ia encolhendo. Sua relação com a esposa cada vez mais degradante e deteriorada e sua incapacidade de lidar com um mundo onde ele não pode mais se defender é um dos pontos marcantes do romance, contudo o que mais choca é a sua agonia e total depredação da própria autoestima, devido à completa deficiência em continuar exercendo sua virilidade sobre a esposa e ser o homem que precisa sustentar e proteger a família.
“O Incrível Homem que Encolheu” é uma linda história, que transcende o gênero terror, contendo elementos de drama, aventura, ficção científica e alguns lapsos de comédia. Mas eu diria que o elemento mais marcante é o terror psicológico, aquele em que acompanhamos a angústia e o desespero de uma pessoa que fica o tempo todo esmiuçando cada detalhe de sua situação abominável.
O autor faz prevalecer na escrita seu estilo rápido, onde ele não perde tempo com detalhes insignificantes. As duzentas páginas do romance são deliciosamente digeridas pelo leitor, e o final é simplesmente espetacular. E para aqueles que não gostarem do desfecho, este será ao menos memorável.
Além do romance homônimo, o livro ainda traz nove ótimos contos de terror e ficção.
Uma excelente obra para ser guardada para sempre.

Jean Thallis 19/10/2013

MUITO RUIM
A beira do péssimo, a história em si poderia ser bem mais aproveitada, o que torna maçante é o fato da narração dele acontecer no enfoque de quando já está muito pequeno e não no processo de encolhimento, que esse sim é o maior atrativo.

Da parte dos contos, não são bons, os contos reunidos no "Eu sou a lenda" da editora NOVO SÉCULO são melhores.

Não valeu a pena ter lido...
Rodrigo 02/08/2021minha estante
Seu loló

Egídio Pizarro 23/10/2018

Que escritor excelente
É o terceiro livro que leio do Richard Matheson e é mais uma grata surpresa, porque tive a alegria de pegar essa edição que, além do espetacular "O incrível caso do homem que encolheu", traz ainda nove contos também espetaculares. Histórias de uma imaginação simples, mas desenvolvidas com uma maestria impecável.

Não é à toa que Stephen King citou Richard Matheson como maior influência. Leiam!

Fabio 02/04/2021

Deliciosamente macabro
Uma seleção de contos perturbadores e que provocam alta ansiedade, nenhum pode ser descrito como apenas banal, alguns melhores que outros, mas todos interessantíssimos. O homem que encolheu é o maior e parece não ter fim, mas vale a pena cada página, já os outros são mais rápidos mas nem por isso menos perturbadores.

André L. Pavesi 25/03/2011

Verdadeiras aulas do ofício de escrever
Cinco estrelas para esse livro é pouco!

Além da história que dá título ao livro, que é muito mais profunda e complexa do que uma leitura rápida permite captar, o grande destaque é o conto "O Distribuidor", simplesmente genial.

A obra de Matheson fala por si só, seu extenso trabalho em livros, scripts para cinema e televisão (alguns dos melhores episódios de Twilight Zone sairam de sua pena) ajudou a definir grande parte do cenário de literatura fantástica do final do século passado.

Outro destaque é para o conto "O Encurralado", que deu origem ao roteiro do primeiro filme dirigido por Steven Spielberg.

Franco 22/07/2011

Contos ótimos e atrativos. É difícil achá-los chatos. São envolventes e acabam com finais cheios de reviravolta. Não à toa, a maioria dos contos tem suas versões para o cinema.

E o que me pareceu mais bacana na escrita do Matheson é que ele faz ficção mas cheio de sutis discussões bem 'reais' sobre diversos temas. Não é uma ficção vazia ou gratuita.

Assim, neste livro, a história principal e mais longa - O Incrível Homem que Encolheu - serve para pensar muitas coisas e até brincar de encontrar metáforas por detrás dela.

Mas se isso parecer cansativo, basta ler e desfrutar de cada uma das linhas. É emoção na certa: terror, drama, comédia, aventura.

Uma leitura que realmente compensa!

Alessandra.Bourdot 16/01/2016

Muito além do que parece...
Como sempre, Matheson nunca é apenas o enredo, a história apresentada. É 2 em 1. Você pode ficar só com a trama, que sempre é boa, ou pode ler o avesso dela.

Li por obrigação, porque gostava do Matheson demais, mas achava o assunto uma historinha de terror. E pode ser também. Mas só fui entender o que ele pretendia ou enxergar alguma metáfora no parágrafo final. Acho que esse livro já era um ensaio para reflexões mais profundas, como em Amor Além da Vida. Em uma cena em que o personagem grita "Ainda estou vivo!" sem ser ouvido, senti que tinha algo mais ali.

Mas como livro em si, ele em alguns momentos me angustiou, em função de sequência longas de aventuras do personagem para sobreviver em um ambiente com aranhas e gatos, tendo apenas poucos centímetros.

Mas a narrativa de vai e vem (presente x flash back) foi excelente pra evitar que a fase final, já muito pequeno, se tornasse cansativa.

Quem espera um livro de terror, vai se frustrar muito com o fim. Quem se frustra com o meio achando que é apenas terror, vai gostar do final. E quem já amava Matheson, vai terminar sorrindo e pensando: "Richard, arrasou mais um vez..."

Rittes 28/05/2016

O incrível Matheson
Sem dúvida, Richard Matheson é uma das mentes mais criativas de todos os tempos. Este livro de contos mostra bem isso. Da "novela" que dá título à obra até um breve conto de duas páginas (Só com hora marcada), a genialidade de Matheson está na capacidade de inventar a trama mais absurda e dar-lhe veracidade com detalhes e maestria de um excepcional contador de histórias. A prova é que vários dos contos deste volume se tornaram filmes de cinema (Encurralado, de Spielberg) e telefilmes (A caixa, Pesadelo a 20.000 léguas), sem falar em "O teste", que lembra muito uma novela de Harry Harrison que inspirou o filme Soylent Green, clássico da ficção científica dos anos 70. Ou seja, mesmo quando a ideia não é dele, Richard Matheson parece estar por trás de quase todas as boas coisas neste gênero. Sem restrições, uma obra imperdível.
Alex 26/10/2017minha estante
Não gostei da história principal. Não me prendeu. Mas os contos são geniais! Terror em estado puro, de todas as formas. Lembrando que "A Mosca" virou episódio da série Breaking Bad!