José Bonifácio

José Bonifácio José Luiz dos Santos

Resenhas - José Bonifácio

Ana Dido 26/02/2024

Patriarca da Independência
Esse livro traz uma breve biografia de José Bonifácio e alguns escritos dele sobre política, economia, ciência e questões sociais.

Fiz um registro no histórico de leitura dos pontos mais interessantes:

Principais ideias de José Bonifácio discutidas:
- Valorizava uma educação que pudesse generalizar as ciências úteis, isto é, queria facilitar nas províncias o estudo das ciências que tivessem aplicação prática.
- Queria a abolição gradual do tráfico de escravos.
- Incentivava a miscigenação como estratégia de esvaziar as características sociais e costumes dos povos indígenas e dos negros.

Transcrição de parte de manuscritos científicos de José Bonifácio:
- Memória sobre a pesca das baleias: neste texto, Bonifácio aponta alguns erros cometidos pelos pescadores e Governo quanto à pesca de baleias no Brasil. Interessante que, já naquela época, ele reconheceu que matar os baleiotes e baleias fêmeas é prejudicial para a continuidade dessa atividade pesqueira, já que estes pouco dispõem de azeite (o filhote pelo tamanho e a fêmea pela magreza, pois está amamentando), além de que isso compromete as futuras gerações.
- Memória sobre a necessidade e utilidades do plantio de novos bosques em Portugal: nesse texto, Bonifácio discorre sobre a importância de se preservar e replantar matas. Aponta a necessidade das matas em encostas, na provisão de húmus/serrapilheira, na manutenção da umidade e dos rios perenes e fontes.

- Elogio acadêmico de D. Maria I [trecho extraído do livro]:
Mostra a história do mundo que as nações que desprezando o gosto da literatura, só se deram ao escabroso e árido das ciências puras, nunca produziram uma obra que passasse à posteridade. Estas mesmas ciências, que exclusivamente cultivavam, em pouco tempo ficaram reduzidas a esqueletos mirrados e sem alma, a uma algarávia de argúcias desprezíveis. Mas devo confessar ao mesmo tempo, que se as belas letras, em um século tão instruído como o nosso, são precisas a todo homem bem criado, são todavia mais um ornato necessário, que um mérito exclusivo e relevante; e delas ao esplendor das ciências indispensáveis vai um longo caminho.

- Viagem Mineralógica na Província de São Paulo:
Nesse texto, achei interessante o fato de Bonifácio já ter consciência de que o desmatamento predatório é extremamente prejudicial tanto em questões ambientais quanto socioeconômicas.

- Apontamentos para os deputados da Província de São Paulo:
José Bonifácio já reconhecia a importância de se povoar o interior das províncias, inclusive sugerindo que a Coroa lá se assentasse. Sabia que as terras dadas por sesmarias estavam improdutivas em sua maioria. Nesse sentido, sugeriu dividi-las em lotes que seriam destinados ao cultivo agrícola e povoamentos, incluindo colonização por europeus.

O livro também traz escritos de Bonifácio a respeito da questão da Independência do Brasil, pois ele foi um dos personagens que articulou este acontecimento.