365 Olhares Marcantes

365 Olhares Marcantes Matheus Oliveira

Resenhas - 365 Olhares Marcantes

Lyta @lytaverso 15/03/2024

Olhares vazios
É com tristeza que digo que este livro foi uma decepção. Tristeza porque ele tem uma proposta muito boa e, sendo nacional, eu sempre espero ter boas coisas para falar mas realmente fica um pouco difícil defender este aqui.

O livro começa com uma história inusitada onde por quase um ano inteiro um jovem tem sonhos quase idênticos e sempre com os mesmos olhos penetrantes (o que me lembrou bastante até o filme O Universo no Olhar, apesar de não ser exatamente a mesma premissa). Daí desenvolve o protagonista até que ele encontra a dona dos olhos com quem vem sonhando mas é justamente quando tudo pode ficar muito mais instigante e emocionante a coisa desanda completamente! Ao apresentar e começar a desenvolver a coprotagonista da história, a Liz, o autor se perde totalmente. A impressão é de que ele teve a ideia do livro e primeiro esboçou a ideia e promessa de cada capítulo, depois voltou ao início e começou a de fato desenvolver cada um deles porém só desistiu ou esqueceu de fazer com todos os capítulos a partir do 3 (sim, ele só desenvolveu bem os dois primeiros capítulos).

Tudo soa muito repetitivo, tanto palavras como expressões, o que não incomoda muito no começo mas vai ficando insustentável ao longo da leitura porém isso não é nem o pior, o que mais deixa desgosto é que os capítulos são inteiramente vazios, como eu disse antes, parece que ele esboçou a promessa do que seria cada um e deixou por isso mesmo pois nada tem qualquer força, nada é elaborado. Por exemplo, ele começa a dizer que a relação dos personagens é muito forte e inabalável porém eles literalmente acabaram de se conhecer e não vimos o desenrolar de nada que justifique essa intensidade toda. Ou ainda, os tantos e tantos desafios e quebra-cabeças que enfrentam ou artefatos mágicos que tem que conquistar mas nenhum deles sequer tem qualquer definição, não sabemos o que exatamente eles precisaram fazer em nenhum desses desafios ou mesmo o formato desses itens, não tem qualquer descrição de nada, é vazio.

É realmente uma pena pois poderia ser uma alegoria bem bonita (mesmo que nada sutil) do autodesenvolvimento enquanto pessoa e enquanto casal mas, enquanto o autor não revisitar esta obra para reescrevê-la inteira, não recomendo nenhum pouco.
Gleidson Pedro 15/03/2024minha estante
A verdade que a Talita do Futuro irá amar essa leitura, essa é uma mensagem para ela!

Lyta @lytaverso 17/03/2024minha estante
sauidhsauidh

Sereia Lunna 14/02/2024

Pior livro que já li
Esse livro parece um monte de frases de efeito jogadas uam atrás da outra, o começo parece interessante, mas com o passar dos capítulos vira um nojo, frase de efeito atrás de frase de efeito, sem contar que é nal organizado, no mesmo capítulo ele fala que terão que fazer o desafio final umas 3 fezes, 3 desafios finais, e tem 4 partes do como, mas eles acharam todas as 2, nossa, tempo mais jogado fora da minha vida.