A Marca dos Malditos

Caroline.Factum 22/02/2024

Fantástico
Livro: A Marca dos Malditos
Autora: Raquel Pagno

Todos nascidos na década  de 70, 80 devem  lembrar de quadros horrorosos com criancas chorando pendurados  nas salas das casas de algum dos familiares. A obra conta sobre a origem desses quadros medonhos que virou uma epidemia no Brasil algumas décadas  atrás.

A ideia é  genial, de longe o melhor trabalho da autora ( li praticamente  todos os demais), o requinte  das palavras, as descrições  precisas fazem com que nos transportemos para uma Londres antiga e esquecida.

Eu poderia ainda falar das metáforas  presentes na obra: sobre  a incapacidade de aceitação e falta de agradecimento pela vida atual, a busca pela perfeição  tão  conhecida hoje em buscas desesperadas por curtidas e seguidores, mas não falarei mais. Deixo que cada um entre na obra e tenha sua própria experiência.

Alguns devem classificar a obra como terror ( não encontrei um livro ainda que me causasse medo), mas pode ser sensível  a algumas pessoas. Eu o classifico com uma obra de arte e se não  vivessemos em um país  mediocre demais para apreciar escritores nacionais, esse livro seria considerado um clássico facilmente.