Cinema fantástico brasileiro: 100 filmes essenciais

Cinema fantástico brasileiro: 100 filmes essenciais Gabriel Carneiro...

Resenhas - Cinema fantástico brasileiro: 100 filmes essenciais

Ismael.Chaves 27/03/2024

🎬 SIM, existe Cinema Fantástico Brasileiro!
Ainda hoje é muito comum, infelizmente, ouvir ou ler opiniões infundadas de pessoas com base em uma visão limitada sobre o cinema nacional, que seria reduzido (na cabeça delas) apenas à comédias globais e dramas psicológicos de "qualidade inferior" aos filmes americanos. A verdade é que, desde os anos 1960 até os dias de hoje, o Brasil possui uma filmografia extensa de obras de terror, ficção científica e fantasia.

Eu um levantamento inédito feito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), 389 produções de diversas épocas e metragens foram analisadas por especialistas e críticos de cinema, que elegeram os 100 melhores filmes do cinema de gênero nacional. A pesquisa deu origem ao livro "Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais", com análises de cada um dos 100 filmes selecionados, além de vários artigos inéditos.

Entre os filmes analisados, em 1° lugar (óbvio!) vem a produção que inaugurou o gênero de horror no Brasil e trouxe ao mundo o personagem Zé do Caixão. “À Meia Noite Levarei sua Alma” (1964) é não só o melhor filme do cinema fantástico brasileiro, como o filme de terror favorito desse que vos escreve. José Mojica Marins era um gênio e, não a toa, a maioria dos seus filmes ocupam outras posições nesse ranking.

O terror gótico está bem representado com obras-primas como "O Anjo da Noite" (1974) e "A Mulher do Desejo" (1977). E para aqueles que acham que o cinema francês é o que há de mais explícito e violento, filmes como "Ritual dos Sádicos" (1969) e O Pasteleiro" (1981) destruirão a sua sanidade e farão "Mártires" parecer uma aventura da Sessão da Tarde.

Para além do terror, o livro nos revela algumas verdadeiras jóias da ficção científica, como "Abrigo Nuclear" (1981) e "O 5° Poder" (1962), e da fantasia, como "Filme Demência" (1986) e "Proezas de Satanás na Vila de Leva-e-Traz" (1967).

Eis uma obra que recomendo para todos que amam cinema fantástico e querem conhecer mais sobre o nosso nacional.