Horto de Mágoas

Horto de Mágoas Gonzaga Duque

Resenhas - Horto de Mágoas

Bruno Oliveira 09/03/2024

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS DEPLORÁVEIS DE FORMA REFINADA
Horto de mágoas, do famigerado crítico de arte brasileiro entre séculos (XIX e XX) Gonzaga Duque é o puro suco do simbolismo (de forte cargas d’água europeia) manifestado cá em terras quentes do hemisfério sul!! No livrinho, há doze contos de sua autoria que exigem do desavisado leitor uma bagagem conhecedora de diversas referências ditas cultas, ou seja, cabe ao leitor saber de antemão o link que o escritor faz a certos artistas, à certas obras, a certos personagens de conhecimento universal. Isso, aliado ao uso de vocábulos pouco usados (preciosismos) e/ou até criados pelo próprio autor, faz da leitura do livro um verdadeiro crossfit semântico pra entender o que é ali lido e, surpreendentemente, quando tu pegas o ritmo da coisa, você até a entende, acreditas?? Felizmente, essa edição do duo das editoras O Grifo & Ex Machina tem textos (críticos e acadêmicos) de apoio que aliviam um pouco o adentramento a esse universo de prosa poética pré-modernista. Um livro pra gente grande que busca novas sensações (formais, estéticas, temáticas), afinal, decadentista és.
Regis 09/03/2024minha estante
Gostei muito da resenha, amigo Bruno! ?