A Beleza do Corpo

A Beleza do Corpo Pe. José Wilson Correia da Silva

Resenhas - A Beleza do Corpo

Emanuel.Müller 13/04/2024

A dignidade do corpo enquanto presente de Deus
Trata-se de um livro muito bem escrito e com boas fundamentações, que auxiliam na compreensão de que as Sagradas Escrituras não ignoram e tampouco desprezam o corpo e a sexualidade, mas que a elevam em um nível sublime e belo, como pode-se ver no livro do Cântico dos Cânticos, o livro sobre o amor.

Sendo o mais belo cântico de Salomão, ainda que atribuído a ele, por tal expressão se desvela que o gênero literário escolhido para este livro foi a poesia, por ser a melhor forma de expressar a realidade do amor, que transcende a qualquer palavra (cf. VOGLIATO, Francesco. In: DONNINI, Debora. Cântico dos Cânticos: quando o amor está “além do versículo”. Entrevista. Vatican News. Disponível em < https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2020-03/cantico-canticos-amor-casamento.html >. Acesso em 29 mar. 2024).

E o elogio do corpo entre os dois amantes do livros – entende-se amanta no sentido genuíno do termo e não no sentido atribuído ao adultério, o que seria uma realidade pecaminosa – é bem ressaltado no livro, assim como a valorização do próprio corpo, porque o mesmo é visto como presente de Deus.

O padre e autor do livro considera este livro bíblico como um “novo Gênesis”, da qual não há presença de pecado, tampouco de impureza moral e ritual, o sexo valorizado em seu valor unitivo e não reduzido apenas à finalidade procriativa (importante considerar que estas duas finalidades fazem parte da relação sexual, ser unitiva e procriativa) e que a natureza e o cosmos rejubila a sinfonia esponsal de amor do casal.

Gostaria de indicar a leitura deste livro, com uma ressalva, por ser um padre que aparenta ter sido adepto da Teologia da Libertação, alguns posicionamentos dele podem ser estranhos ao leitor cristão. Portanto, prudência. Mas nunca imaginei que pudesse admirar um escrito de um teólogo da libertação. Dos livros da TL que gostei de ler foram “Maria na Cultura Brasileira” do Clodovis Maria Boff (na época que era padre e teólogo da TL, hoje não é mais – graças a Deus) e este livro que aqui resenho.

Recomendo a leitura e um conselho aos leitores deste belo livro bíblico e desta obra comentada: busquem entrever no que foi dito, o olhar puro do amor que não reduz a pessoa amada ao bel-egoísmo, mas a eleva a mais alta dignidade de alguém a ser amada por quem é, como os amados no Cântico dos Cânticos.