Chumbo

Chumbo Matthias Lehmann

Resenhas - Chumbo

aquinoline 25/03/2024

Muito bom!!
O quadrinho aborda o período da ditadura com um retrato de uma família mineira exploradora de minérios ! Um mistura de muitas camadas da sociedade brasileira, passeio pela história do Brasil, com toques de cultura brasileira e desenhos belíssimos e impressionantes!

Felipe HQs e Mais 16/05/2024

HQ Corajosa, importante e histórica
??Estamos em maio, mas posso adiantar: 'Chumbo', da @editoranemo, é uma das melhores publicações do ano. A partir daqui permitam-me ser superlativo, porque estamos diante de uma gigantesca obra que retrata mais de meio século de Brasil. Tal retratação não é só de sua política, mas também de seus costumes, valores, arquitetura, propaganda, design gráfico, veículos de comunicação, enfim: 'Chumbo' é um recorte das transformações que nosso país teve no século XX.

??Escrita e desenhada pelo francês Matthias Lehmann, 'Chumbo' é uma extensa pesquisa sobre os cenários que levaram o Brasil ao período tenebroso da Ditadura, instaurada após o Golpe Militar de 1964. A trama, inspirada na família brasileira de Lehmann, nos apresenta o clã de Oswaldo Wallace, um empresário mineiro que leva seus negócios à mão de ferro. Patriarca de uma tradicional família de Belo Horizonte, Wallace e sua esposa Augusta têm cinco filhos. Ramires e Severino, os dois homens, caminham em lados contrários: um goza da boa vida de aparências, enquanto o outro dedica-se à literatura e ao jornalismo.

??Filho de mãe brasileira, o objetivo de Matthias em 'Chumbo' era retratar ao público europeu os perigos da chegada da extrema-direita ao poder. "Eu queria mostrar pro público francês, que tem uma imagem do Brasil que é muito artificial, exótica e limitada, a evolução do Integralismo ao Bolsonarismo", contou Lehmann no lançamento da HQ na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, mediada por @casspinheiro

??Com um traço incrível, Matthias recorre a diferentes experimentações gráficas para fazer de 'Chumbo' um retrato do Brasil do passado. Com páginas emulando jornais, anúncios, programas e charges, o francês foi meticuloso ao abordar a passagem de tempo, sobretudo na capital mineira. É espantoso seu capricho em desenhar as mudanças das arquiteturas de casas e ruas de Belo Horizonte, passando com esmero pelo detalhismo de móveis, roupas e aparatos eletrônicos da época. Como mencionei lá no início: o superlativo se faz presente na leitura de 'Chumbo'.

??Leitura importantíssima para compreender o Brasil de hoje, 'Chumbo' terá lugar de destaque nas suas leituras de 2024. Obrigado Matthias, obrigado Nemo!