Antologia Fantásticas, volume I

Antologia Fantásticas, volume I Théophile Gautier...

Resenhas - Antologia Fantásticas, volume I

NazaSicil 14/06/2024

Surpreendente
O primeiro volume dessa antologia contém três contos fantásticos, poderosos, que discorrem sobre amor, sexualidade e morte, que podem arrepiar os leitores que não costumam ler terror, mas eu os achei maravilhosos.

O primeiro conto é Arria Marcella, de Théophile Gautier, escritor francês, publicado em 1852, traz três amigos que vão visitar o sítio arqueológico de Pompeia e um deles se encanta por uma antiga habitante de Pompeia, petrificada pela lava escaldante do Vesúvio.
O que acontece é fruto da imaginação desse excêntrico personagem que, encantado pela morte, se entrega em devaneio febril aos rituais amorosos romanos com uma múmia de apelo erótico, revelando um possível fetiche/necrofilia ou realmente há um encontro sobrenatural ?
Apaixonei-me por esse conto, fabulosamente bem escrito.

O segundo conto, Os mortos são insaciáveis, do escritor austríaco Leopold Von Sacher, publicado em 1876, traz o jovem Manwed visitando um castelo mal assombrado e recebendo a benção do velho guardião para reanimar a bela estátua de mulher que o fisga pela luxúria e o escraviza como servo sexual.

O terceiro conto é Estátua de Neve, de Maria Benedita Bormann, brasileira, publicado em 1890 sob o pseudônimo Délia. Um exemplo da presença feminina na literatura do século XIX. Aqui também há uma aura fantástica de sedução, de desgraça provocada pela paixão não correspondida.

Os três contos do século XIX exaltam a figura feminina, na forma de "estátuas" , com seus potenciais de sedução e seus próprios desejos/poderes sobrenaturais . A figura masculina está à mercê de suas fantasias sexuais, da obsessão e das assombrações que povoam o imaginário. A morte ronda os incautos.

Carol 24/05/2024

Impressões da Carol
Livro: Antologia Fantásticas, vol. 1
Autores: Théophile Gautier {França, 1811 - 1872},
Leopold von Sacher-Masoch {Ucrânia, 1836 - 1895} e Délia/Maria Bormann {Brasil, 1853 - 1895}
Tradução: Régis Mikail e Karina Jannini
Editora: Ercolano
124p.

Há um vídeo - já icônico - do cantor Ed Motta em que ele narra "a emoção de ver um peito pela primeira vez" (joguem no Google, me agradeçam depois). Pensei muito nesse vídeo durante a leitura do conto que abre essa coletânea incrível sobre desejo e figuras femininas espectrais, publicada pela Ercolano.

Trata-se do conto "Arria Marcella", de Théophile Gautier. Nele, o jovem Octavien, como nosso Ed Motta, fascina-se ao ver a silhueta de um seio, numa visita ao Museu Arqueológico de Pompeia. Seu desejo é tão violento que o transporta para a Pompeia de 79 d.C., uma cidade plena de vida, onde conhece a dona dos belos seios, a Arria Marcella do título.

Pompeia. Viagem no tempo. Mortos-vivos. Eros. Alucinações em meio a ruínas italianas. Eu amei esse conto demais.

O segundo conto, "Os mortos são insaciáveis", é de Leopold von Sacher-Masoch. Ele, o homem que originou o termo masoquismo. Numa cidade alemã, próxima aos Cárpatos, as pessoas ainda se reúnem pra ouvir histórias de fantasmas, ao pé da lareira. Numa noite, o jovem Manwed descobre que o velho castelo Tartakov guarda uma bela estátua de mármore e decide vê-la com seus próprios olhos. Pobre Manwed!

A figura do vampiro do leste europeu com toda a luxúria e fetichismo que só o Sr. Masoquismo poderia nos oferecer. Um conto divertidíssimo.

E, fechando o vol. 1 da coletânea, "Estátua de Neve", da brasileira Maria Bormann, o menos espectral dos contos até aqui. Curioso notar como a narrativa do desejo ganha ares realistas quando a perspectiva é a de uma escritora. Bormann sabe que um jovem mancebo agindo guiado pelo desejo pode, no máximo, envolver-se numa história fantasmagórica. Mas, se uma moça, em fins do XIX, entrega-se a arroubos passionais, o fim da linha é certeiro.

Três narrativas que dialogam entre si, uma excelente seleção dentro da temática do desejo e do espectral. Na medida pros leitores psicanalistas. Curiosa pra ler o volume 2 =)