Além do carmo

Além do carmo Tiago de Alma

Resenhas - Além do carmo

Ana Cristina 19/06/2024

Um Romance Ambientado no Santo Antonio Além do Carmo
Romance de estréia de Tiago de Alma, que conta a história de Ster, Juci, Verena e Luíza, quatro mulheres, ?rotas alteradas?, pelo Carnaval no bairro de Santo Antonio Além do Carmo, em Salvador, Bahia, e, principalmente, pela ficção do autor.

No Carnaval tudo pode acontecer, e tudo é possível, e, se aproveitando desse mote, o autor, cria uma espécie de zona cinzenta que mistura realidade e ficção, misturando também as memórias e percepções das mulheres que se mesclam, numa alternância de falas e sentimentos, que perfazem a própria estrutura do romance.

O autor escreve sobre o Santo Antonio Além do Carmo, em determinado trecho: ?Algumas casinhas só tem a fachada e a cor: por dentro, ruínas, entulho, escuro vazio, e mato.? Poderia estar falando também sobre as pessoas e as personagens, e sobre os percalços que a vida lança e coloca no caminho de cada um de nós.

Assim, pelos olhos e percepção umas das outras, dentro do universo pessoal das quatro personagens, aos poucos são revelados mundos onde as aparências são uma distorção da realidade, e onde nem tudo é o que parece ser. Vale a leitura!