The Stolen Throne

The Stolen Throne Abigail Owen

Resenhas - The Stolen Throne

gabiruta 09/04/2024

Eu queria ter amado esse livro
Como posso dizer? Ele não é ruim, longe disso. Mas é tão inferior ao primeiro que até dói.

Eu já li o primeiro livro, The Liar?s Crown, duas vezes e a segunda só confirmou o que eu já soube quando terminei pela primeira vez: o livro é perfeito, a história é perfeita, os personagens são perfeitos, a escrita é perfeita. Tudo na medida certa.

Então chegar nesse segundo e ver a perda de qualidade absurda que ele teve foi um choque, real. Não sei se foi problema com a autora ou com os editores mesmo, mas foi esquisito, tem horas que nem parece que foi a mesma pessoa que escreveu. Não pela escrita, mas pela diferença gritante no desenvolvimento da história. Quase como se a autora tivesse sido apressada pra terminar de escrever logo.

Desde o início até o final, há muitos erros de continuidade, cenas e momentos que terminam de forma muito abrupta, algumas pontinhas soltas que não fazem muito sentido e acontecimentos que parecem forçados. É tão estranho, porque não houve nada disso no primeiro e até parece que publicaram o livro sem primeiro ler e checar se estava tudo certo.

Eu tentei muito, muito mesmo ignorar, porque como eu falei, eu me apaixonei pela história, mas chegou num nível que ficou cansativo e não dava mais pra passar pano.

O puxa-empurra da Meren com o Reven até começou interessante, mas depois de um tempo ficou muito repetitivo, quase sem sentido. Alguns aspectos da história, também, são meio questionáveis, principalmente se você tem fresco na memória alguns detalhes do primeiro livro. Aqui eles parecem que perdem a importância ou são esquecidos, o que é muito triste, eu sempre aprecio uma história que presta uma atenção especial aos detalhes.

O livro não é completamente sem méritos, ele conseguiu se manter minimamente interessante para eu ir até o final (porque, o deus dos livros que me perdoe, mas abandonar livro é a coisa mais fácil que tem pra mim). O aparecimento do Bene, a ida até ?the Burning Lands?, a dinâmica entre a Meren e a Pella e os momentos finais do livro com Meren e Reven (sem spoilers) foram os pontos altos do livro para mim, as partes que mais se aproximaram do que era o primeiro livro.

Felizmente a história manteve uma certa coerência e, apesar da minha decepção, eu ainda estou interessada o suficiente pra saber o que acontece no final, por isso vou ler o terceiro livro. Só espero que ele seja mais parecido com o primeiro no quesito de consistência do que com esse segundo.