Filhas De Uma Nova Era

Filhas De Uma Nova Era Carmen Korn

Resenhas - Filhas De Uma Nova Era

Karini.Couto 16/07/2023

Quatro mulheres...
Um vínculo de amizade forte...
Atos que podem mudar vidas.

Henny não tem planos de construir uma família nem tão cedo, na verdade os seus planos consiste na sua formação profissional de parteira e sair da tutela de sua mãe, assumindo o controle de sua própria vida. Porém Henny é surpreendida pelas circunstâncias contrárias aos seus planos, o que a faz repensar tudo, mas será que ela vai conseguir persistir na realização de seus objetivos?

Käthe, é amiga de Henny desde a infância, também é parteira, compartilha do mesmo desejo de Henny de não se casar, no entanto vive um relacionamento com Rudi um poeta inteligente e, os planos dela tbm consiste em obter liberdade financeira e ir além dos costumes de sua época, por assim dizer.

"Não têm por que renunciar à sua profissão por causa dos filhos. As mulheres deviam não só poder escolher, como também poder conciliar ambas as vidas."

Ida é mimada e inconsequente, vai viver um casamento arranjado e frustrado, para manter as aparências e sua instabilidade financeira. Ida se sente solitária, e busca meios para suprir essa necessidade em outros ambientes.

Lina e seu irmão Lud são órfãos e vivem uma situação sócio econômica delicada, Lina quer ser professora, mas se assumir essa profissão não poderá se casar. Ela esconde alguns segredos e seu desejo é ver Lud encontrar uma esposa para construir uma família em memória de seus pais.

"Esses dias do ano abalavam-no, e no entanto a dor tornara-se mais suportável. Se devia alguma coisa aos pais era constituir uma família em sua memória."

Quatro mulheres com personalidades, anseios, angústias, situações familiares e econômicas diferentes que terão seus caminhos entrelaçados e transformados através do vínculo forte e grandioso que é a "amizade". Com medos e preocupações futuras das convenções e regras as quais elas eram sujeitas.

"Que a vida continue e não tenhamos apenas mortos para chorar."

A autora nos envolve com sua escrita poética e sensível sobre a trajetória emocionante de quatro mulheres que romperam com barreiras delimitantes numa época em que as mulheres eram tratadas apenas para um único propósito, o de ser mantenedora de um lar, donas de casa, mães e esposas. É nítido o descontentamento de nossas protagonistas diante deste cenário e é esse descontentamento que dará início a uma revolução na busca por direitos iguais, posicionamento e liberdade de escolha.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A narrativa é permeada por uma gama de conteúdos relevantes, a autora foi perspicaz na abordagem dos assuntos retratados. As mudanças do século XX, o mundo pós primeira guerra mundial e suas transformações, o surgimento de partidos comunista, esquerdista, revoluções e represálias no período nazista, xenofobia, intolerância religiosa, representatividade, superação, sororidade, empatia. Tendo como direcionamento a amizade que lança seu poder transformador sob todas as circunstâncias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"A morte fazia com que muitas coisas se vissem sob uma perspectiva diferente, conferia uma maior liberdade para chamar as coisas pelo nome."

Um enredo emocionante, com mulheres que ousaram ir contra todas as convenções de sua época, em um cenário rico e que sem dúvida vai trazer reflexões incriveis, além de uma boa dose de coragem para o que quer que esteja enfrentando, pois essa é uma daquelas obras que te inspira, te provoca e transforma.

Resenha em parceria com Patty

site: https://instagram.com/alempaginas

leiturasdaursula 07/08/2023

Envolvente e cheio de reviravoltas
A história se inicia em Hamburgo, na primavera de 1919, quando Henny Godhusen e sua amiga de infância Käthe são obstetras na clínica feminina de Finkenau. Elas têm apenas dezenove anos, mas já são sobreviventes de uma guerra mundial. A paz finalmente parece reinar, mas o ambiente é sombrio e incerto.
Na história também conhecemos Ida, que mora em uma das casas senhoriais de Hofweg e não sabe muito sobre o mundo além do Beletage. A colega de Henny, Käthe, por outro lado, vem de uma origem humilde e apoia os comunistas. E Lina leva uma vida nada convencional como professora solteira. As quatro mulheres compartilham altos e baixos, golpes pessoais do destino e as convulsões da política mundial, acima de tudo a ascensão dos nacional-socialistas e a iminente Segunda Guerra Mundial, abalam repetidamente a busca por um pouco de felicidade.

Por mais de vinte anos, o leitor acompanha as quatro jovens através da República de Weimar e do Terceiro Reich, vivendo altos e baixos, momentos cheios de amor e felicidade, golpes do destino e sofrimento pessoal. O esplendor da década de 1920, a crise econômica global e a ascensão dos nacional-socialistas lançam seus holofotes sobre a vida das pessoas em busca de seu lugar no mundo. A autora mostra como era desafiador ser mulher naquela época, ainda mais em tempos de conflitos políticos e sociais constantes.

É um livro denso, com muitos personagens, que exige atenção e cuidado para compreender toda a história. Além disso tem um pitada de romance sáfico, aborda a luta contra o preconceito e a busca por independência das mulheres, recomendo muito!

É bom lembrar que esse livro faz parte de uma trilogia, então o final deixa um gancho para a continuação! Apesar disso, esse primeiro volume é redondinho e pode ser lido sem medo de ficar sem compreender o enredo!

DêlaMartins 11/03/2024

O livro começa em 1919, na Alemanha e vai até 1948, pós 2ª guerra. Henny e Käthe são as personagens centrais - são amigas e vizinhas desde a infância, são bastante diferentes, mas inseparáveis. Em 1919 vão estudar para trabalhar como parteiras, ambas querem independência. Além delas, Lina e Ida fazem parte do enredo central.

Guerra, nazismo, antissemitismo, amores, perdas, trabalho, tudo se passa durante a difícil época entre guerras, na Alemanha.

A premissa é ótima e me encantou: mulheres buscando independência, tendo as grandes guerras como cenário e, melhor de tudo, a visão de alemães que, em sua maioria, também foram vítimas de Hitler. Embora o assunto tenha me conquistado, a narrativa é confusa , mudando de personagem em poucas linhas e, muitas vezes com histórias sem profundidade ou mesmo propósito. São muitos nomes que aparecem e é fácil se perder e boiar no conteúdo. Em muitos pontos achei a tradução fraca, com frases curtas demais. E, os nomes de ruas e lugares de Hamburgo... pra que?

O livro acaba de forma aberta, tentando criar um clima para a 2ª parte, mas sinceramente não me criou expectativa para seguir. Achei a escrita um pouco forçada para ter uma sequência.

Gostei com muitos senões.

Nana 12/10/2023

Livro nr 46 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Alemanha"

Eu amei o livro do início ao fim e entrou para meus favoritos!

Gostei da forma como a autora descreve seus personagens, sendo que , em um mesmo capítulo são contadas várias histórias e ainda assim, não é nada confuso e nem cansativo.
A trama inicia em 1919 e vai até 1948, abrangendo três décadas, nos dando total noção do desenvolvimento político da época, quando Hitler inicia no poder, indo até o final da guerra.

Passei dias muito agradáveis na companhia destas mulheres fortes e batalhadoras, e ficou um gostinho de quero mais.

Ao longo da leitura eu descobri que o livro faz parte de uma trilogia e agora estou ansiosa na torcida que a editora nos traga em breve a continuação desta saga.
I Danielle I 13/10/2023minha estante
Hum, gostei bastante Nana, vou colocar na minha lista!

Ana Caroline 27/01/2024

"Filhas de uma Nova Era" é uma obra envolvente que mergulha nas complexidades da feminilidade e da busca por independência em meio uma sociedade machista e marcada por guerras. A narrativa habilmente entrelaça histórias de mulheres fortes, explorando temas como empoderamento, amor e desafios. Com personagens cativantes e uma escrita envolvente, o livro oferece uma reflexão inspiradora sobre as diferentes facetas da vida feminina.