Longe do aqui e do agora

Longe do aqui e do agora Clare Winger Harris

Resenhas - Longe do aqui e do agora

Michele Alberton 26/10/2022

Espetacular!!!!!
O melhor livro que li esse ano (ou de todos os tempos, ainda não sei, estou sempre à espera de ser positivamente surpreendida). Acho que fazia muito tempo que não me apaixonava por um livro, uma autora, as histórias, enfim. Apenas não conseguia largar a leitura, lia até andando para o trabalho (Kindle proporcionando alegrias).

Os contos são sensacionais! Prendem do início ao fim. É pura ficção científica, naquele sentido bem “viagem mental” mesmo, sem excesso de explicações de termos tecnológicos e afins. Eu lia e imaginava aqueles contos virando filmes… Mas acho que muitos cineastas já leram os contos de Clare… Os contos são simples, não bobos. De bobos não tem nada... A gente fica remoendo aquelas histórias por um bom tempo... E a forma como Clare escreve faz com que consigamos criar várias imagens mentais, facilitando a imersão nos universos de possibilidades que ela magistralmente constrói...

Essa senhora da ficção científica foi a 1ª mulher a publicar seus contos em revistas com esse tema sem usar pseudônimo: em 1920 e alguma coisa!!!! Uma revolucionária para a época. E até hoje: os contos são nível Clarke/Asimov.

Enfim, ficaria aqui o dia todo rasgando seda para Clare e seus contos espetaculares. Um trechinho do meu conto favorito (do livro? da vida? Não sei, só sei que quase grifei o capítulo IV inteirinho) “O milagre do lírio”:

”Por mais que não parece desgostar, o homem não está feliz a menos que tenha algum inimigo para derrotar, alguma dificuldade para superar.”