Eu gosto mesmo é da contradição da noite

Eu gosto mesmo é da contradição da noite Fernanda de Castro Lima

Resenhas - Eu gosto mesmo é da contradição da noite

Rodrigo 20/05/2024

Na companhia da Noite
Já olhou para alguém e se perguntou, o que passa na cabeça dela? Em "Eu Gosto Mesmo é da Contradição da Noite" a gente acompanha Emília em um constante fluxo de pensamentos, de forma como se estivesse presente com ela e pudesse ver algo ali no momento que a puxasse para diversas lembranças. E é nesse vai e vem de muita emoção que várias questões da vida são postas para reflexão.

Giovanna.paginasda 15/05/2024

Diferente de tudo que li. @paginasdagio
? Esse é mais um recebido da @astral.cultural, e devo dizer que esse é um estilo de livro diferente de tudo que já li. É um livro mais introspectivo e reflexivo, para percebermos nossos sentimentos perante aos medos e desafios que a vida nos coloca.

? Seguimos a história de Emília, narrada em 1° pessoa e escrita de uma forma que ela fala diretamente com o leitor. Em alguns momentos a Emília pode ser um pouco chata e irritar a gente, mas é porque estamos realmente dentro da mente dela, vendo seus pensamentos, então é muita informação que chega para a gente.

? Percebemos também que a Emília é uma personagem bem melancólica, e que precisa muito de uma boa terapia.

? A história possui cenas no presente e no passado, mas não existe uma distinção desses momentos. Você pode estar lendo algo no presente e o parágrafo seguinte já ser algo no passado sem nem perceber, então pode confundir um pouco o leitor.

? A reta final foi o momento mais legal, lá pelos 70% em diante é quando temos o ápice da história e a resolução de todos os problemas que nos foram apresentados.

? Algo legal de comentar é que a autora fez uma playlist de músicas ORIGINAIS do livro, ou seja, as letras que vemos na história, foram compostas pelo namorado dela e gravado especialmente para o livro.

? No geral, é um livro muito interessante de ler e quem for dar uma chance para ele, ir com a mente aberta para algo que achei bem inovador na forma de criar a narração.

Gabi1509 17/05/2024

Um Jovem Adulto diferente
Aproveitei as minhas férias e peguei esse livro sem nenhuma expectativa. Eu pensei: é um livro fino, eu estava sem sono e a capa é linda. Essas foram as circunstâncias.

A conclusão disso foi: eu amei. Cinco estrelas.
A Fernanda me conquistou logo no primeiro capítulo. Um jovem adulto onde a protagonista quebra a quarta parede e conversa com a gente sobre seus problemas normais de uma jovem de 19 anos no meio de um assalto na própria casa onde todos os convidados da festas são feitos de reféns.

Apenas leiam.

Delduque.Avelino 25/05/2024

Inovador e incrível
Em "Eu Gosto Mesmo é da Contradição da Noite" a gente acompanha Emília em um constante fluxo de pensamentos e isso é bom. É como se a gente estivesse, presente com ela e pudesse ver algo ali, no momento que a puxasse para diversas lembranças. E é nesse vai e vem de muita emoção que várias questões da vida são postas para reflexão, dela e nossa, o leitor. Personagens bem construídos, narrativa leve e divertida, porém, falando em narração, achei bem inovador a forma de contar a história. É um ótimo livro.

Rebeca294 14/05/2024

No geral:
Estou pensativa. Definitivamente pensativa. Me senti assim durante todo o livro. Espero de verdade que todos que leram compreendam que estamos vendo tudo pelo ponto de vista da Emília, e lendo seus pensamentos. Nós não pensamos de forma linear, coesa e conclusiva; nossos pensamentos são confusos e desordenados, e o livro reflete isso na forma como apresenta os acontecimentos. Me identifiquei em várias partes do livro, em frases e situações...

Os leitores podem esperar, sem dúvida, ficar reflexivos com este livro. A autora traz várias críticas e um novo ponto de vista para situações tão recorrentes e cotidianas ao nosso redor. Ela aborda temas importantes que merecem atenção.

Não posso deixar de expressar meu incômodo em alguns momentos. A Emília traz tanta informação que, às vezes, fica cansativo. Prefiro acreditar que a autora vai lançar um segundo livro para dar um desfecho melhor à história de amor da Emília. Gostaria de um final mais conclusivo sobre essa questão, que foi abordada durante todo o livro. É muito interessante ver como os personagens cresceram com os acontecimentos e escolhas que fizeram.

Espero que gostem tanto quanto eu!

Swordigos 29/05/2024

Eu também gosto da contradição da noite
Obrigado Bia, por me fazer pegar esse livro. Eu diria que livros desse tipo são completamente o meu gosto literário, livros que desenvolvem os personagens no cotidiano, que focam mais no desenvolvimento dos personagens. Porque eu adoro entender melhor as pessoas, entender porque agem de tal forma. Adoro ficar em contradição sobre um personagem ser babaca, mas ao mesmo tempo me encontrar nele e entender melhor suas ações e atitudes. Adoro sentir raiva de um comportamento que eu entendo melhor do que ninguém. E esse livro é muito bem escrito, as relações dos personagens, o desenvolvimento da história. Além da sensação de estarmos numa mente conturbada, misturando a todo momento o passado com o presente, nos fazendo entender cada vez mais o cenário e a personagem. E a ideia das músicas é MUITO boa, e eu adoraria se fosse usada em livros de ficção nas partes de ação.

Maria 07/06/2024

Surpreendente
-Eu gosto mesmo é da contradição da noite ????
-Autora: Fernanda de Castro Lima
-Páginas: 224
-Editora: Astral Cultural
-Nota: 5

?Sinopse: Emília sente muito. Sente tudo. Sente, principalmente, medo. Ela gosta da noite, da Lua, da Vivi e do Vini ? mas não tanto quanto ele gosta dela, é claro. Ela também gosta de escrever tudo o que lhe passa pela cabeça em um quadro-branco em seu quarto. Mas não gosta de falar sobre aquilo que escreve, e menos ainda sobre o que sente. Seus segredos seus sentimentos mais íntimos são apenas dela e de mais ninguém... Principalmente quando o assunto é Daniel. E então, a noite que sempre lhe foi tão amiga e acolhedora se torna um pesadelo sem fim. Um curto período de algumas horas a faz pensar muito e sentir ainda mais medo. Emília só quer ficar viva. E continuar gostando da noite, da Lua, da Vivi, do Vini... e do Dani. A garota quer ir à praia, beijar alguém que ela ama e aprender a falar sobre seus sentimentos... Mas a única coisa que Emília pode fazer agora é dirigir. Dirigir por um caminho desconhecido em uma noite sem fim. Dirigir como se sua vida dependesse disso ? pois ela, de fato, depende.

?Quote favorito: ?Porque noite também é feita de começos.?

?Minha opinião: Em ?Eu gosto mesmo é da contradição da noite? conhecemos a história de Emília, uma garota introspectiva que passa por muitas mudanças ao longo da vida. Gostei muito do enredo que a autora conseguiu criar, é uma história que requer atenção aos detalhes já que conta sobre o presente e o passado da vida da personagem sem necessariamente estar separada por capítulos de antes e agora. A autora conseguiu descrever muito bem todos os pensamentos e sentimentos de Emília, você se sente como se estivesse na cabeça da personagem, todos os anseios e traumas são muito bem escritos, além da construção da relação dela com seus amigos. Um ponto que gostei muito foi a introdução da música na história, isso trouxe mais leveza para o livro. Você também encontra romance, suspense e ação, tudo criado para você ficar viciado nessa leitura.