Um guia de leitura À Declaração Fiducia supplicans

Um guia de leitura À Declaração Fiducia supplicans Antonio Manzatto

Resenhas - Um guia de leitura À Declaração Fiducia supplicans

Everton Gonçalves 23/04/2024

A declaração Fiducia supplicans foi elaborada pelo Dicastério da Doutrina da Fé e tem causado grande repercussão por algumas partes mais tradicionalistas da Igreja Católica.
Neste guia de leitura, o teólogo Antonio Manzatto, faz uma análise mais abrangente, auxiliando para uma melhor compreensão do tema das bênçãos nas dimensões teológicas e pastorais.
A declaração afirma a importância das bênçãos como sinal de acolhimento a todas as pessoas, aproximando as pessoas de Deus que é fonte de toda bênção. O texto da declaração não traz nenhuma contradição com a doutrina sacramental da Igreja, de modo que não afirma nenhuma novidade com relação à Tradição, mas apenas segue a linha do contexto do atual magistério que trabalha muito a dimensão do cuidado e do acolhimento.
Nos primeiros itens o autor faz uma contextualização, analisa o texto em si e depois começa a refletir sobre o texto numa perspectiva pastoral e teológica. A grande novidade da declaração está na dimensão pastoral.
Tanto a declaração quanto este guia valem muito a leitura para abrir horizontes, ajudando a compreender que a Igreja como mãe amorosa deseja acolher a todos e ajudar as pessoas a crescerem no caminho da santidade. A religião não serve para condenar ou incentivar intolerâncias, mas ao contrário, seguindo o exemplo de Cristo deve levar a salvação a todos, edificando o Reino de amor, justiça e paz inaugurado por Jesus e continuado pela ação evangelizadora da Igreja.