A princesa de brinquedo

A princesa de brinquedo Mary de Morgan

Resenhas - A princesa de brinquedo

Juliane.Teixeixa 24/05/2024

Achei muito bom esse! Como o comportamento foi mais relevante do que o sentimento. Mas no final ambos ficaram com aquilo que desejavam.

beadarkbooks 30/05/2024

A Princesa de Brinquedo
Uma princesinha vivia muito infeliz em seu castelo, pois nesse lugar, ninguém podia dizer não, fofocar sobre outras pessoas, muito menos desobedecer as ordens. Todos tinham que manter a classe e manter as boas aparências. Até que um dia a fada madrinha observou a princesinha e ao ver o quanto ela estava pálida e infeliz, a fada madrinha teve a ideia de ir até uma loja de brinquedos e pediu para o homem fazer uma boneca parecida com a princesinha, mas que jamais se comportasse mal.

Quando a boneca ficou pronta, a fada madrinha foi buscar, depois ela deixou a boneca no quarto da princesinha e logo em seguida levou a princesinha para uma cabana bem longe do castelo. Ninguém do castelo percebeu a troca, pois a boneca estava agindo de forma educada e nunca dizia não.

O tempo passou, a princesa cresceu e se tornou uma linda moça. A boneca também cresceu, mas quando chegou o momento do rei passar a coroa para a princesa, a fada madrinha decidiu trazer a princesa de volta para o castelo. Mas o aconteceu logo em seguida, deixou a fada madrinha espantada.

Minha opinião: Tive uma ótima experiência lendo ?A Princesa de Brinquedo?. Adorei a história e a mensagem que ela trás no final. A arte é muito bonita e tenho certeza que vai encantar outros leitores.

Raquel Souza 16/05/2024

?E pensar que, mesmo depois de perder a cabeça, ela se comportou tão bem, dizendo apenas: ?isso mesmo?.

Bem, essa citação para mim já resume o tema central da história.

Ursula é uma princesa de um reino totalmente apático, onde as pessoas são proibidas de chorar, de demonstrar afeto e até mesmo de se cumprimentar.

Ursula sofre por não ter amigos, por viver nesse reino onde ela não pode se quer chorar ou reclamar. Até que sua fada madrinha a sequestra e deixa em seu lugar uma princesa de brinquedo que só se expressa com ?é claro?, ?é isso mesmo?, ?obrigada?.

Em certo momento, o rei e seus conselheiros precisam escolher entre a verdadeira princesa e a princesa de mentira para assumir o comando do reino.

Esse é um conto que deixa claro como a sociedade da época queria suas mulheres: caladas e dependentes. Um retrato que infelizmente ainda vemos em pleno século 21.

A escrita é simples, a leitura é fluida e sem contar na beleza da ilustração de capa.

Tally 06/06/2024

Amei a capa, achei linda demais, mas a história não me cativou e eu fiquei extremamente chateada ao ver que o mundo prefere a mentira de um brinquedo do que a vida de uma princesa.

Stéphanie 28/05/2024

A princesa de brinquedo
É realmente triste pensar que, no final, aquele reino preferiu viver da aparência e da etiqueta do que considerar os sentimentos e a felicidade como prioridade.

Dri 09/05/2024

Um conto de muito conteúdo.. Expõe os efeitos da repressão em mulheres, principalmente. Um texto corajoso publicado na era vitoriana. Esse sim, merece o título de Relíquia da Sociedade Literária.

MykaaMoon 14/05/2024

Gostei bastante deste conto!!

Esse trecho aqui em específico;

"Quando estavam com aquela princesa feita de
madeira e couro vocês a tratavam
muito bem, mas, agora que têm uma mulher de carne e osso, nenhum de
vocês gostam dela!"

Precisa nem escrever muito sobre o conto, esse trecho define bem a proposta ?

indyr 27/05/2024

Notas de rodapé
Sétimo conto da Sociedade das Relíquias Literárias que li esse ano (dando continuidade ao meu desafio pessoal), sendo essa a relíquia 050, do mês de maio de 2024.

Particularmente, achei esse conto adorável, me senti genuinamente feliz pela personagem. Só fiquei foi com pena da mãe dela kkkk. O texto faz crítica a certos padrões de uma forma discreta, mas interessante. Também gostei muito da escrita da autora e da próposta de trazer um conto sobre liberdade e independência de uma mulher para a época que foi escrito.

E fico pensando que me parece impossível uma criança se desenvolver tanto física quanto mentalmente se não houver estímulos para isso, já que responder "sim" e "não", não exige muito.