O antigo futuro

Resenhas - O antigo futuro

MãeLiteratura 05/01/2023

Favoritado!
Favoritado!⁣
A cada livro, confirmo porque Ruffato é um dos meus autores favoritos.⁣

Eu simplesmente adoro seu estilo de escrita. ⁣
Aqui encontrei mais um texto muito bem escrito. Um olhar poético e reflexivo sobre dinâmica familiar, sobre pertencimento. É assim que ele me conquista a cada leitura.⁣

A trama começa com Alex, que após acontecimentos traumáticos, vai embora de São Paulo, para trabalhar nos EUA. Alternando seu cotidiano lá, temos vislumbres de seus parentes que ficaram aqui. Principalmente dos homens da sua família. ⁣

É neste encadeamento que sentimentos, aspirações e expectativas (ou a falta delas) fazem sentido ao leitor. ⁣
Como eles lidam com as perdas, com sonhos que se desfazem com a dificuldade em demonstrar amor. São temas tratados com delicadeza. ⁣

Em algumas passagens, apenas sugeridas, cabe ao leitor deduzir os motivos e os resultados de ações e comportamentos.⁣

Vamos conhecer, em retrocesso, a história do seu pai, do seu avô e do seu bisavô. Quatro gerações dos Bortolettos. Italianos que desembarcaram no Brasil fugindo da fome, com grandes esperanças num futuro melhor.⁣
Eu simplesmente não conseguia parar de ler este livro.⁣

Não é um livro ágil e dinâmico, mas seu ritmo me permitiu acompanhar este mergulho na família de Alex. A condução do autor é gentil e ao mesmo tempo permite que o leitor tire suas próprias conclusões. Eu adorei isso.⁣
Achei a capa linda e gostei muito do formato do livro, que começa no presente vai retrocedendo ao passado. O título sintetiza bem a estrutura da trama.⁣

Daqueles livros que ao seu término, você abraça o livro, com vontade de dar um grande abraço no autor.⁣
Recomendo muito!⁣

site: https://www.maeliteratura.com/2023/01/resenha-o-antigo-futuro-de-luiz-ruffato.html

Rafa 31/12/2022

Mais uma bicicleta no meio da multidão operária
"Quem era ele para pensar que poderia fugir à sina de ser mais que uma bicicleta no meio da multidão operária que cruzava as ruas da cidade, o ritmo determinado pelo apito das fábricas (...)" (p. 124)

Em seu novo romance, O antigo futuro, Luiz Ruffato constrói e reconstrói a história de vida de quatro gerações da família Bortolleto, imigrantes italianos fugidos de uma realidade miserável.

Em curtos capítulos, o autor narra, do presente ao passado, mas em linearidade difusa, a luta pela sobrevivência dessas personagens, de geração em geração.

Mas o que se atesta é que, mesmo em busca de ofertar aos descendentes aquilo que não obteve para si, os protagonistas vão se percebendo falhos, na promessa de um futuro que não chega, um futuro para sempre antigo.

Grande obra que só solidifica a qualidade de escritor que é Luiz Ruffato.

Douglas 11/01/2023

Tocante e familiar
Com uma escrita profunda e real, Antigo Futuro faz com que o leitor mergulhe nas experiências familiares, que podem soar familiares ao próprio leitor. Personagens bem elaborados, cheios de sonhos e traumas e uma história desvendando origens e porquês. Um livro belo e tocante. Minha primeira leitura do ano, e já entrou para lista dos favoritos.

JAS 17/07/2023

Melancólica história de quadro gerações de homens na luta por uma vida digna...quase impossivel...fogem da miseria na Italia, encontram a miseria no Brasil, fogem da violencia no Brasil para encontrarem a solidão nos Estados Unidos...