A Transformação Cristã da Depressão

A Transformação Cristã da Depressão Tasia Scrutton

Resenhas - A Transformação Cristã da Depressão

VS06 17/11/2023

Tasia Scrutton explora como a depressão tem sido compreendida e interpretada pelos cristãos a partir de uma abordagem interdisciplinar, integrando teologia, filosofia e psicologia.
Ela começa mostrando a visão da depressão como pecado, depois como possessão demoníaca, como algo puramente biológico (não no sentido biopsicossocial), como "a noite escura da alma" (crise espiritual descrita inicialmente pelo frade carmelita João da Cruz) e, por fim, propõe uma nova abordagem que vê a depressão como potencialmente (embora não necessariamente) transformadora, dando a esperança de que algum bem possa resultar de um evento tão angustiante.
Nesse sentido, a condição seria, além de "uma cura a ser buscada [aberta à possibilidade medicamentos e terapia psicológica], um 'terreno fértil' para um tipo mais profundo de cura do que uma mera reversão ao estado não deprimido de existência anterior." (Cap. 5)
Uma curiosidade: A autora passou 2 períodos de pesquisa na UFRGS (Porto Alegre) em 2014 e 2015.
Mel 12/05/2024minha estante
Que interessante! E por que as 3 estrelas? Teve algum ponto que você não gostou?