Romanceiro da Inconfidência

Cecília Meireles
Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

Clio0 29/07/2023

É uma leitura surpreendentemente leve.

Os versos de Meireles são simples em formato, resultado de seus experimentos com variados estilos, mas não podem ser de forma alguma considerados simplistas. Eles têm uma beleza de emoções, próprios para serem recitados e não apenas lidos.

Os personagens históricos são moldados para assumirem determinados fios narrativos, Xica da Silva, por exemplo, apresenta tanto o papel de movimentadora social como o de incitadora, em alguns momentos, quase a dialogar com o leitor.

Recomendo.

Cami 22/04/2022

A inconfidência mineira contada em belíssimos poemas.

Sempre tive um medinho de ler livros da Cecília por achar que seria muito complexo, mas não foi, achei os poemas lindíssimos e foi uma leitura bastante emocionante.
joskegshikta 05/05/2022minha estante
Estava estudando sobre isso esses dias

Karol 28/03/2021

O Romanceiro da Inconfidência é um livro extremamente bom, confesso que no começo eu achei que iria detestar, mas me surpreendeu positivamente.
Alguns romances são um pouco mais complicados de entender de primeira, mas não é nada impossível, com o passar dos romances, vai ficando cada vez mais fácil de entender.
Eu adorei a história da Inconfidência, o modo como Cecília descreveu, por meio de romances, foi excelente. A Inconfidência (Conjuração) Mineira é algo de extrema importância na história do Brasil e é algo que deveria ser mais abordado no ensino brasileiro, pois, infelizmente, ainda não é dado o devido reconhecimento que merece.

Ale245 20/10/2020

História e poesia
A história da Inconfidência Mineira contada de vários pontos distintos, com personagens históricos que não estudamos na escola. Muito inteligente e bem escrito, ótimo para quem está, assim como eu, aprendendo a ler poesia.

"Agora, tudo
se estão lavando..."
Bia 29/11/2020minha estante
Cecília.

misy 19/07/2022

li por causa do vestibular (e da escola). não é o meu estilo de leitura, mas é uma história bem construída, a qual percebemos que foi nem estudada para ser feita, e interessante.
misy 08/09/2022minha estante
bem estudada* só vi agora meu deus

TalesVR 21/02/2024

Gostei e não recomendo
De vez em quando acontece comigo uma coisa engraçada, talvez trágica. Percebo que estou me autocensurando sobre obras de autores que com total certeza ficariam decepcionados se soubessem o que estou fazendo.

Acabou de acontecer com o Romanceiro da Inconfidência, a considerada obra prima de Cecília Meireles, aquela que é leitura obrigatória para o vestibular, aquele título que muita gente só conhece ele de todos os outros da autora. Pois é, é esse que eu gostei e não recomendo. Se por algum acaso do Universo alguém me parar na rua amanhã e pedir recomendações do que ler dela eu falaria qualquer outro, menos esse.

E vou arriscar uma explicação: o que me fez apaixonar com Cecilia Meireles foram suas poesias intimistas, seus relatos pessoais dilacerantes, seus cânticos de profundidade espiritual, versinhos lidos em 10 segundos e que nutrem a alma por dias. Já Romanceiro da Inconfidência é um épico, exige uma carga prévia e boa de leitura, conhecimento histórico e tem uma outra proposta. Para fins de estudo ou análise o leitor nem vai ter pra onde correr em algumas situações, é realmente obrigatório para provas e trabalhos, maaaaaaaas é aquilo de existirem contextos e contextos. (Eu tô quase chorando igual aquele seu amigo que te jura que o fulano é bom, você que ouviu o álbum errado, assistiu o filme errado, então... esse sou eu te pedindo pra ler outra coisa da Cecília Meireles. É muuuito muito bom mesmo, pode acreditar, só que cê vai ter que ler outro, tá bom?)
Rogéria Martins 22/02/2024minha estante
Gostei da sua resenha, Tales! Estava pensando em ler este livro mas acho que vou adiar, ler mais coisas da Cecília antes...
Obrigada!

Vania.Cristina 22/02/2024minha estante
Entendi e concordo com você. Não é o melhor caminho para começar a ler a autora.

Clara 14/02/2024

É um livro de poema e eu não gosto muito desse tipo de livro
Mas no começo eu estava gostando, só que quando foi chegando no final, não sei se é por eu já estar cansada ou por outra coisa, mas eu comecei a não gostar mais
Para mim começou a ficar chato

Lucas1429 01/09/2023

A confidente
Romance constitui-se de pequenas histórias poéticas. Num conjunto, nomeiam-nas de Romanceiro. Tal qual o de Cecília, referentes a uma coletânea específica, a trajetória da antiga Vila Rica imperial, hoje Ouro Preto, no sul de Minas. Famosa pelo seu solo protuberante em mineração, foi explorada e desviada de suas entranhas para sustentar como tributo do Brasil colônia à Portugal. Nesse interim, os modelos de Cecília ganham forma, os (seus) inconfidentes à famosa insurreição de 1789.

Fugindo ao modelo rítmico da poesia convencional, presente do também Modernismo, preza à reconstituição da formação de um lugar; vindouros, ícones da tradição oral: Chica da Silva, João Fernandes, Visconde de Barbacena, e os mártires futuros, Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga (o Dirceu de sua Marília) e a demais turba de conspiradores. Os romances são episódicos na linearidade pertinente à autora, que resvala pela parcimônia de seus conjurados, não obstruindo nenhum passo relevante para a tentativa infrutífera de independência dos revolucionários, encabeçados por Joaquim José da Silva Xavier, herói nacional contemporâneo, revisto nesta epopeia ao lado de triviais vilões.

Seus mais de 80 poemas nos conquistam pela versatilidade e condução dos versos e estrofes, fluídos e dependentes do mergulho do leitor, atraído pela historicidade simples de Cecília e de um período do país, tão disseminado, impossível de não se engatar. Fruto de longa pesquisa da autora, inspirou-a quando de uma visita a trabalho à cidade na década de 40. Partiu de Cecília num “contato” com os antigos fantasmas do local remendar estes seres passados, para se cercar dos verdadeiros destemidos.

Nos dezenove romances iniciais é prevista a alusão objetiva da poeta, que utiliza da técnica literária para compilar o ciclo do ouro, a transformação dos costumes sociais de Vila Rica, seus habitantes ecumênicos, seus servidores (a era da escravatura em voga), à missão abortada de Tiradentes por Joaquim Silvério, seu xará traidor. “Da Bandeira da Inconfidência (romance XXIV)” é a transcrição de uma testemunha que de fato nada viu, mas que sentiu como honrosa a justiça aos intencionados por uma salvação patriótica regurgitados na febre alienada de poderosos inescrupulosos, para hoje reconsiderarmos o não apenas drama social à época, mas as contingências de um Brasil república posterior. Ainda soamos ilusórios, Ciça.

Isa Novas 19/01/2021

Romanceiro da Inconfidência
Iniciei o ano com o pé direito!
História da Inconfidência Mineira pelo olhar da grande Cecília Meireles.
Super recomendo!

lililu 05/04/2023

Leitura obrigatória da Fuvest
Foi uma leitura bem difícil e desafiadora para mim. Não foi um livro que me prendeu, por ser bem chato.
É citado a inconfidência mineira, aonde relata diversos contextos históricos. Não achei um dos piores livros já lidos.

Paulo 08/01/2022

Segunda vez e meia que leio esta batalha. Esta última vez foi uma releitura indecisa para prestar a FUVEST, no entanto, decidi terminar mesmo não indo para a segunda fase do vestibular. Terminei para poder definir como uma nova releitura completa e porque quando se melhora mais e mais sua interpretação de texto e, principalmente, interpretação de poesia, afinal sou um árduo leitor diário de poesia e poetastro, é possível não ficar fascinado por essa espécie de epopéia de diferentes rirmos com um tema tão específico?
Cada vez que eu seguro esse livro, fico indignado com o tamanho, qualidade e esforço dessa obra prima, me pergunto como é possível que alguém tenha escrito isso no século XX, e me parece ser a única obra que se alarda com as características que mencionei, afinal, uma epopéia, para nós leigos, não é algo que se fazia somente há tantos séculos? Talvez Fernando Pessoa tenha feito algo muito similar em capacidade em "Mensagem", que não li e tenho pouco interesse, uma vez que enquanto a epopéia de Meireles é uma ode a um movimento insurreicionário, a de Pessoa é uma desprezível exaltação patriótica dos colonizadores.

Essa edição contém um texto de uma conferência de 1955 em que Cecília explica o longo processo de criação dessa obra.
Cecília Meireles era definitivamente uma das melhores poetas contemporâneas de língua portuguesa, essa obra é um atestado de competência.

Babyelly 27/02/2022

Romance LI ou Das sentenças
?Já vem o peso do mundo
Com suas fortes sentenças
Sobre a mentira e a verdade
Desabam as mesmas penas?.

Que livro perfeito, que livro incrível!

Maria 13/10/2021

"Uns querendo ouro e diamantes, outros, liberdade, apenas..."
Eu gostei muito mais desse livro do que eu pensei que ia gostar! Não vou fingir que foi uma leitura rápida, porque não foi. Mas foi bem divertido de certa forma? E eu curti bastante. Sendo sincera teve partes que eu fiz uma leitura mais dinâmica kkkkk mas no geral, "Romanceiro da Inconfidência" é uma leitura bem legal e interessante. Marquei muito mais parte do que eu imaginei que marcaria, por isso, tô dando 4 estrelas. Muito legal mesmo c:

alissa 17/08/2022

"Há os grandes sonhos dos homens e a surda força dos vermes"
A obra traz uma interpretação da Inconfidência, que já conhecemos bem, sob uma ótica bastante artística e idealizada.
Pessoalmente, achei que os poemas iniciais trazem uma contextualização bem interessante para o cenário e para todas as tensões que precedem esse evento.
Os demais, quando lidos em sequência, acabam parecendo um pouco repetitivos, ao menos para mim.
Embora a obra como um todo não tenha me cativado tanto, isoladamente, alguns poemas ? como o Romance das Palavras Aéreas ? são fortíssimos.

Luíza 28/05/2023

Confesso que não estava botando muita fé no começo, principalmente porque decidi ler por causa do vestibular. Mas finalmente essa prova me trouxe algo além de desepero.
Aliás, me trouxe algo muito bom mesmo. Eu conheci simplesmente uma grande e maravilhosa autora desse país.
Meu plano não era favoritar mais um livro esse ano, mas não pude deixar de incluir esse na minha lista. A escrita da Cecília Meireles é pura música. Quando você lê um poema, parece que tem uma voz cantando no seu ouvido, e tudo fica ainda mais lindo e mais trágico quando escutado dessa forma.
E, gente, ela chamou uma lágrima de "orvalho de sal". Tem coisa mais linda?? E toda vez que ela falava "Liberdade" com "L" maiúsculo, ou chama Minas Gerais de "país da Arcádia", eu me arrepiava inteira.
A escrita dela é fácil de entender, e todos os acontecimentos possuem um tom subjetivo muito emocionante. É um livro realmente muito lindo.