Maternidade tem cor?

Maternidade tem cor? Laura Paula Vieira Baia

Resenhas - Maternidade tem cor?

Christiane 24/11/2023

Este livro me tocou profundamente e me pôs a refletir sobre minha maternidade branca. Trata-se de uma pesquisa foi feita no interior do Paraná, em Maringá, com mulheres negras mães. Aqui o perfil destas mulheres é de classe média e que exercem profissões. Como mães todas tem certas preocupações que são gerais, mas as mulheres negras tem diferenças e é sobre isto que o livro fala. Elas enfrentam o racismo, e uma mãe negra precisa tornar seu filho/a preparado para isto. Os relatos das mães nos mostram que a maternidade tem cor sim. Uma mãe que tem condições econômicas vai comprar roupas de marca devido ao status, porque é moda, o filho quer porque os amigos também tem, mas elas compram par a tentar proteger o filho/a lhes dando uma aparência que não pareça errada, que não leve o imaginário do outro a pensar que se trata de um marginal, de um bandido. Com as meninas elas precisam cuidar muito da auto estima delas, pois enfrentam o racismo com seus cabelos, seu corpo. Mas o que mais me doeu ao ler foi quando uma mãe fica a espera do filho que saiu, toda mãe se preocupa, mas ali ao contrário das mães brancas que veem na polícia alguém que vai proteger seu filho, elas veem alguém que pode vir a matar seu filho. O medo delas então é maior, além de uma acidente, um assalto ainda se acrescenta esta questão.
Durante a escravização de mulheres negras elas tinham seus filhos vendidos, escravizados, separados delas, ou seja, não podiam ser mães, mas e agora? e o grito delas é justamente este: quando é que vão nos deixar ser mães!!!!