A importância do ato de ler

A importância do ato de ler Paulo Freire

Resenhas - A importância do ato de ler

ketlenaires 27/11/2022

Identificação
É a palavra chave desse livro.
Esse foi meu primeiro contato direto com Paulo Freire e mesmo não sendo da área da educação consegui conectar os escritos dele com minha área e entender de maneira simples a leitura.
Muito bom ter contato com teorias e práticas de forma não acadêmica.

abacaxeira 23/09/2023

A importância do ato de ler
Seria redundante falar da importância de Freire tanto para a educação, quando para o mundo como um todo.
Iniciei a leitura do livro receoso com medo de não compreender o que era dito, mas fui surpreendido com uma leitura muito didática e fluida ? óbvio que que o livro está todo marcado de post-it e anotações.
Em uma breve síntese, Freire afirma que a importância da leitura dá-se pela possibilidade de emancipação, criticidade e libertação humana das prisões impostas pelas relações de poder presentes entre a burguesia que ao chegar "no topo" não faz o investimento devido na educação para às classes trabalhadoras, e quando o faz é na intenção de doutrinar para que continuem alienados de si. O livro também aborda muitos outros aspectos que deixo para a reflexão dos que o forem ler. No mais, que possamos freirear nas nossas ações cotidianas e na hora de pensar em educação ? especialmente quando se trata da realidade brasileira.

Algumas citações do livro:
- a leitura do mundo precede a leitura da palavra
- não se é possível pensar, se quer, a educação, sem que se esteja atento a questão do poder
- a educação é reproduz A ideologia dominante, é certo, mas não faz isso apenas
- a educação modela as almas e recria os corações, ela é uma alavanca das mudanças sociais
- o Brasil foi "inventado" de cima para baixo, autoritariamente ponto precisamos reinventá-los em outros termos
- fazer a história é estar presente nela e não simplesmente nela está representado
- em lugar nenhum é possível escrever sem praticar a escrita

Cisquinhole 21/10/2023

A Importância do Ato da Transformação ?
Li está obra de Freire para o meu TCC em Letras, eu já esperava gostar da obra, até porque é o Freire, né?

A potência que a educação tem como forma de transformação mostrada pelo Paulo é inimaginável, vamos percebendo muitas coisas que estavam em nossa frente e outras que nem imaginávamos na prática docente.

Na obra somos apresentados ao ensino de leitura e de que modo podemos partir para o ensino dele, de modo que os alunos sejam protagonistas no processo e se desenvolvam a partir de suas realidades.

É uma leitura que eu não me arrependo de maneira nenhuma e sei que vou reler no futuro, porque sou um educador e precisamos sempre nos renovar!

Prinup 22/11/2022

Amei
Freirear, amei o novo verbo que vou usar no meu vocabulário, leitura fluida, cheia de ensinamentos!

Andreza 30/04/2024

A importancia da alfabetização de adultos
Ganhei este livro no trabalho, sou bibliotecária em uma escola de ensino fundamental, muito provavelmente a SED leu o titulo e nao sabia muito bem do conteúdo, e eu fiz a mesma coisa. Do que tratam os três artigos: da importância de saber ler o mundo, fazer uma leitura consciente e crítica, ensinar pela pratica, partir do princípio que ninguém é uma página em branco e que em uma sala de aula todos trazem consigo conhecimentos pre-adquiridos. Acredito que boa parte da leitura pode vir a me tornar uma funcionária melhor e tiveram partes bastante reflexivas em que parei para pensar. Não sou pedagoga alfabetizadora, o terceiro artigo é mais pra quem trabalha na alfabetização de adultos, deveria ter lido quando minha avó era viva, ela queria tanto aprender a ler que me aperta o coração só de lembrar. A segunda parte do terceiro artigo ele fala somente do livro que ele utilizava para alfabetizar adultos em um outro país e como ele contextualizava a leitura. Bastante interessante. Recomendo para quem trabalha ou quer trabalhar com a alfabetização de adultos.